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dc.creatorGuerra Júnior, Alessandro Augusto
dc.date.accessioned2023-05-17T19:05:16Z
dc.date.available2023-05-17T19:05:16Z
dc.date.issued2023-01-18
dc.identifier.citationGuerra Junior, Alessandro Augusto. Terreiro Palácio de Yemanjá: um espaço de educação ambiental e cultural de colonial Olindense.2023.18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização de Educação Ambiental e Cultural) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/932
dc.description.abstractThis article aims a debate from a decolonial perspective of the importance of the Candomblé’s terreiro Palácio de Yemanjá, in Olinda-PE, as a space for non-formaleducation in the promotion of environmental and cultural education. The question the guides the study, from a decolonial perspective is: how the terreiro Palácio de Yemanjá, in Olinda, promotes environmental and cultural education as a non-formal education space? During Brazil's history, as a result of colonialism, the enslaved black people and their african-brazilian religions, specially the candomblé, were silenced and their practices demonized. Through bibliographic revisions, some aspects of the candomblé are going to be highlighted, as a relationship of preservation of Nature, the Orixás, the syncretisms, the ancestrality, the ethic, the hierarchy, the symbologies and others political, social, ecologic, environmental and cultural points of view, that are added to the educational field, as non-formal education spaces. The study classifies itself as qualitative exploratory and descriptive, from a decolonial perspective, which is configured as one of the strategies to establish knowledge coming from the subaltern, such as the terreiro people, establishing a political counterpoint by a milestone imposed by colonialism. Notwithstanding, the practices and knowledges being forms of resistance and and point to other possibilities of life that are close to the ecology of knowledge and the Good Living, the popularly called Terreiro de Pai Edu assumes na environmental and cultural education relevance. As a non-formal education space that seeks to break the process of invisibilization of terreiro peoples, from the Afro-descendant culture in our country, and reinforces the process of decolonizing knowledge, like other forms of discrimination.pt_BR
dc.format.extent18f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambiental e culturalpt_BR
dc.subjectTerreirospt_BR
dc.subjectDecolonialpt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectOlindapt_BR
dc.titleTerreiro Palácio de Yemanjá : um espaço de Educação ambiental e cultural de colonial Olindense.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6869287660592947pt_BR
dc.contributor.advisor1Valença, Marcos Moraes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633082538920292pt_BR
dc.contributor.referee1Valença, Marcos Moraes
dc.contributor.referee2Oliveira, José Antônio Bezerra de
dc.contributor.referee3Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633082538920292pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/503250496205583pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271599721542630pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoEste artigo visa fazer uma discussão na perspectiva decolonial da importância do terreiro de candomblé Palácio de Yemanjá, em Olinda-PE, como espaço de educação não formal na promoção da educação ambiental e cultural. A pergunta que guia a pesquisa, partindo da perspectiva decolonial é: como o terreiro Palácio de Yemanjá, em Olinda, promove educação ambiental e cultural como espaço de educação não formal? Durante a história do Brasil, fruto do colonialismo, o povo negro escravizado e suas religiões afrobrasileiras, em especial o candomblé, foram silenciadas e suas práticas demonizadas. Através da revisão bibliográfica, alguns aspectos do candomblé vão ser destacados, como a relação de preservação da Natureza, os Orixás, os sincretismos, a ancestralidade, a ética, a hierarquia, as simbologias e outros pontos de vista políticos, sociais, ecológico, ambientais e culturais que são somados ao campo educativo, como espaços de educação não formal. O estudo classifica-se como qualitativo exploratório e descritivo, caracterizando como estudo de caso, partindo de uma perspectiva decolonial, que se configura como uma das estratégias de estabelecer conhecimento vindo dos subalternos, como o povo de terreiro, estabelecendo um contraponto político por um marco imposto pelo colonialismo. Não obstante as práticas e os saberes serem formas de resistência e apontarem a outras possibilidades de vida que se aproximam da ecologia de saberes e do Bem Viver, o popularmente chamado Terreiro de Pai Edu assume relevância de educação ambiental e cultural. Como espaço de educação não formal busca romper o processo de invisibilização dos povos de terreiros, da cultura afrodescendente no nosso país, e reforça o processo descolonizar o conhecimento, como outras formas de discriminações.pt_BR


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