dc.creator | Guerra Júnior, Alessandro Augusto | |
dc.date.accessioned | 2023-05-17T19:05:16Z | |
dc.date.available | 2023-05-17T19:05:16Z | |
dc.date.issued | 2023-01-18 | |
dc.identifier.citation | Guerra Junior, Alessandro Augusto. Terreiro Palácio de Yemanjá: um espaço de educação ambiental e cultural de colonial Olindense.2023.18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização de Educação Ambiental e Cultural) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/932 | |
dc.description.abstract | This article aims a debate from a decolonial perspective of the importance of the
Candomblé’s terreiro Palácio de Yemanjá, in Olinda-PE, as a space for non-formaleducation in the promotion of environmental and cultural education. The question the
guides the study, from a decolonial perspective is: how the terreiro Palácio de
Yemanjá, in Olinda, promotes environmental and cultural education as a non-formal
education space? During Brazil's history, as a result of colonialism, the enslaved
black people and their african-brazilian religions, specially the candomblé, were
silenced and their practices demonized. Through bibliographic revisions, some
aspects of the candomblé are going to be highlighted, as a relationship of
preservation of Nature, the Orixás, the syncretisms, the ancestrality, the ethic, the
hierarchy, the symbologies and others political, social, ecologic, environmental and
cultural points of view, that are added to the educational field, as non-formal
education spaces. The study classifies itself as qualitative exploratory and
descriptive, from a decolonial perspective, which is configured as one of the
strategies to establish knowledge coming from the subaltern, such as the terreiro
people, establishing a political counterpoint by a milestone imposed by colonialism.
Notwithstanding, the practices and knowledges being forms of resistance and and
point to other possibilities of life that are close to the ecology of knowledge and the
Good Living, the popularly called Terreiro de Pai Edu assumes na environmental and
cultural education relevance. As a non-formal education space that seeks to break
the process of invisibilization of terreiro peoples, from the Afro-descendant culture in
our country, and reinforces the process of decolonizing knowledge, like other forms
of discrimination. | pt_BR |
dc.format.extent | 18f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental e cultural | pt_BR |
dc.subject | Terreiros | pt_BR |
dc.subject | Decolonial | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Olinda | pt_BR |
dc.title | Terreiro Palácio de Yemanjá : um espaço de Educação ambiental e cultural de colonial Olindense. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6869287660592947 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Valença, Marcos Moraes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2633082538920292 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valença, Marcos Moraes | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, José Antônio Bezerra de | |
dc.contributor.referee3 | Bezerra, Nielson da Silva | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2633082538920292 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/503250496205583 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7271599721542630 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo visa fazer uma discussão na perspectiva decolonial da importância do
terreiro de candomblé Palácio de Yemanjá, em Olinda-PE, como espaço de
educação não formal na promoção da educação ambiental e cultural. A pergunta
que guia a pesquisa, partindo da perspectiva decolonial é: como o terreiro Palácio de
Yemanjá, em Olinda, promove educação ambiental e cultural como espaço de
educação não formal? Durante a história do Brasil, fruto do colonialismo, o povo
negro escravizado e suas religiões afrobrasileiras, em especial o candomblé, foram
silenciadas e suas práticas demonizadas. Através da revisão bibliográfica, alguns
aspectos do candomblé vão ser destacados, como a relação de preservação da
Natureza, os Orixás, os sincretismos, a ancestralidade, a ética, a hierarquia, as
simbologias e outros pontos de vista políticos, sociais, ecológico, ambientais e
culturais que são somados ao campo educativo, como espaços de educação não
formal. O estudo classifica-se como qualitativo exploratório e descritivo,
caracterizando como estudo de caso, partindo de uma perspectiva decolonial, que
se configura como uma das estratégias de estabelecer conhecimento vindo dos
subalternos, como o povo de terreiro, estabelecendo um contraponto político por um
marco imposto pelo colonialismo. Não obstante as práticas e os saberes serem
formas de resistência e apontarem a outras possibilidades de vida que se
aproximam da ecologia de saberes e do Bem Viver, o popularmente chamado
Terreiro de Pai Edu assume relevância de educação ambiental e cultural. Como
espaço de educação não formal busca romper o processo de invisibilização dos
povos de terreiros, da cultura afrodescendente no nosso país, e reforça o processo
descolonizar o conhecimento, como outras formas de discriminações. | pt_BR |