Contour: proposta de criação de uma empresa de consultoria
View/ Open
Date
2022-11-11Author
Martins, Amanda da Silva
http://lattes.cnpq.br/2887789933268866
Lima, Anderson Carlos Cavalcanti Soares de
http://lattes.cnpq.br/8493276287716398
145.005.0221-75
http://lattes.cnpq.br/8915422067611699
Silva, Luciana França da
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema principal o estudo do
Ecoturismo, mais especificamente no estado de Pernambuco. Como objetivo
principal, buscou-se compreender o ecossistema turístico deste estado e
propor a criação de uma empresa de consultoria voltada a agências de
ecoturismo através das redes sociais. A partir de uma metodologia quantitativa,
descritiva, com pesquisa de campo junto a estudantes, professores da área do
turismo e turistas. Realizou-se um questionário através do Google Forms para
compreender o fenômeno sociocultural do turismo, e as características dos
entrevistados de nossa pesquisa, bem como o perfil do consumidor. A pesquisa
foi dividida em duas fases, na primeira fase, perguntas referentes ao sexo,
idade, ocupação, estado em que reside, foram essenciais para entender quem
são estes usuários. Na segunda e última etapa de perguntas, fez-se necessário
saber quais são os tipos de turismo mais procurado no estado de Pernambuco,
os dias de permanência, a expectativa de gasto diário, etc. Ademais, realizou se algumas perguntas específicas sobre o que seria sustentabilidade e qual
seria a rede social mais utilizada no momento. Por conseguinte, verificou-se
que a proposta da criação de consultoria para agências de ecoturismo torna-se
interessante por falta de páginas e incentivos nas redes sociais. A falta do
debate sobre a conscientização e vendas de pacotes ecoturísticos em
ambiente virtual é um dos motivos para a implementação da consultoria para
este público-alvo.