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dc.creatorMartins, Amanda da Silva
dc.date.accessioned2023-05-10T01:27:31Z
dc.date.available2023-05-10T01:27:31Z
dc.date.issued2022-11-11
dc.identifier.citationMARTINS, Amanda da Silva; LIMA, Anderson Carlos Cavalcanti Soares de; SILVA, Luciana França da. Contour: proposta de criação de uma empresa de consultoria.59f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/924
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como tema principal o estudo do Ecoturismo, mais especificamente no estado de Pernambuco. Como objetivo principal, buscou-se compreender o ecossistema turístico deste estado e propor a criação de uma empresa de consultoria voltada a agências de ecoturismo através das redes sociais. A partir de uma metodologia quantitativa, descritiva, com pesquisa de campo junto a estudantes, professores da área do turismo e turistas. Realizou-se um questionário através do Google Forms para compreender o fenômeno sociocultural do turismo, e as características dos entrevistados de nossa pesquisa, bem como o perfil do consumidor. A pesquisa foi dividida em duas fases, na primeira fase, perguntas referentes ao sexo, idade, ocupação, estado em que reside, foram essenciais para entender quem são estes usuários. Na segunda e última etapa de perguntas, fez-se necessário saber quais são os tipos de turismo mais procurado no estado de Pernambuco, os dias de permanência, a expectativa de gasto diário, etc. Ademais, realizou se algumas perguntas específicas sobre o que seria sustentabilidade e qual seria a rede social mais utilizada no momento. Por conseguinte, verificou-se que a proposta da criação de consultoria para agências de ecoturismo torna-se interessante por falta de páginas e incentivos nas redes sociais. A falta do debate sobre a conscientização e vendas de pacotes ecoturísticos em ambiente virtual é um dos motivos para a implementação da consultoria para este público-alvo.pt_BR
dc.format.extent59f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAJZENTAL, Alberto; CECCONELLO, Antônio Renato. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2008. ALFREDO, Carlos. Ecoturismo: Desenvolvimento, comunidades tradicionais e participação. São Paulo, 2011. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE PERNAMBUCO. Turismo – Atividades Econômicas. 2016. Disponível em: <http://www.anuario.pe.gov.br/atividades economicas/turismo>. Acesso em: 08 nov. 2021. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA (ABETA). Disponível em: <http://www.abeta.com.br/>. Acesso em: 26 jun. 2021. BENI, Mário Carlos. Como certificar o Turismo Sustentável? Revista espaço acadêmico. Junho de 2004. Disponível em: < http://www.espacoacademico.com.br/037/37ebeni.htm > acesso em: 26 ago. 2021. BONINI, L. A., & Sbragia, R. O modelo de design thinking como indutor da inovação nas empresas: um estudo empírico. Revista de Gestão e Projetos, 2(1), 2011. BRASIL; Ministério do Turismo. Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo. Brasília: MICT/MMA, 1994. BRASIL; Ministério do Turismo. Turismo de Aventura: Orientações Básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. Brasília. 2008. BROWN, T. Design thinking. Harvard business review, 86(6), 84, 2008. AJZENTAL, Alberto; CECCONELLO, Antônio Renato. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2008. ALFREDO, Carlos. Ecoturismo: Desenvolvimento, comunidades tradicionais e participação. São Paulo, 2011. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE PERNAMBUCO. Turismo – Atividades Econômicas. 2016. Disponível em: <http://www.anuario.pe.gov.br/atividades economicas/turismo>. Acesso em: 08 nov. 2021. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA (ABETA). Disponível em: <http://www.abeta.com.br/>. Acesso em: 26 jun. 2021. BENI, Mário Carlos. Como certificar o Turismo Sustentável? Revista espaço acadêmico. Junho de 2004. Disponível em: < http://www.espacoacademico.com.br/037/37ebeni.htm > acesso em: 26 ago. 2021. BONINI, L. A., & Sbragia, R. O modelo de design thinking como indutor da inovação nas empresas: um estudo empírico. Revista de Gestão e Projetos, 2(1), 2011. BRASIL; Ministério do Turismo. Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo. Brasília: MICT/MMA, 1994. BRASIL; Ministério do Turismo. Turismo de Aventura: Orientações Básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. Brasília. 2008. BROWN, T. Design thinking. Harvard business review, 86(6), 84, 2008. BUKOWITZ, W. R. Fidelity Investments: adopting new models of innovation. Strategy & Leadership, 41(2), 58-63, 2013. CASAS, A. L. L. Marketing de serviços. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2005. COBRA, Marcos. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEcoturismopt_BR
dc.subjectConsultoria -Turísticapt_BR
dc.subjectAgência - Viagempt_BR
dc.titleContour: proposta de criação de uma empresa de consultoriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2887789933268866pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erick Viana da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2495354396948575pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Simone de Paula da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616238661504961pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Simone de Paula da
dc.contributor.referee2Silva, Simone de Paula da
dc.contributor.referee3Bezerra, Thales Ramon de Queiroz
dc.contributor.referee4Dantas, Renata Cristine de Sá Pedrosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2495354396948575pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616238661504961pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731505337833549pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565292837260106pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como tema principal o estudo do Ecoturismo, mais especificamente no estado de Pernambuco. Como objetivo principal, buscou-se compreender o ecossistema turístico deste estado e propor a criação de uma empresa de consultoria voltada a agências de ecoturismo através das redes sociais. A partir de uma metodologia quantitativa, descritiva, com pesquisa de campo junto a estudantes, professores da área do turismo e turistas. Realizou-se um questionário através do Google Forms para compreender o fenômeno sociocultural do turismo, e as características dos entrevistados de nossa pesquisa, bem como o perfil do consumidor. A pesquisa foi dividida em duas fases, na primeira fase, perguntas referentes ao sexo, idade, ocupação, estado em que reside, foram essenciais para entender quem são estes usuários. Na segunda e última etapa de perguntas, fez-se necessário saber quais são os tipos de turismo mais procurado no estado de Pernambuco, os dias de permanência, a expectativa de gasto diário, etc. Ademais, realizou se algumas perguntas específicas sobre o que seria sustentabilidade e qual seria a rede social mais utilizada no momento. Por conseguinte, verificou-se que a proposta da criação de consultoria para agências de ecoturismo torna-se interessante por falta de páginas e incentivos nas redes sociais. A falta do debate sobre a conscientização e vendas de pacotes ecoturísticos em ambiente virtual é um dos motivos para a implementação da consultoria para este público-alvo.pt_BR
dc.creator.name2Lima, Anderson Carlos Cavalcanti Soares de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/8493276287716398pt_BR
dc.creator.ID3145.005.0221-75pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/8915422067611699pt_BR
dc.creator.name3Silva, Luciana França da


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