Mostrar registro simples

dc.creatorCorreia Filho, Salatiel Nunes
dc.date.accessioned2023-05-08T22:46:31Z
dc.date.available2023-05-08T22:46:31Z
dc.date.issued2022-11-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/921
dc.description.abstractIn this scientific article, experiences of teaching/learning musical practices were analyzed, through a perspective related to the teaching of an aerophonic instrument, the saxophone. The research sought to contribute to the academy, with the approach of a saxophone teaching methodology, highlighting collective teaching as a methodological resource that provides benefits for the musicalization of the student, when it associates musical theory to instrumental practice. Glimpsing, thus, practices of renewal, development and musical evolution. The research methodology adopted was a qualitative approach, and as the chosen research strategy, the case study with experience report was used, referring to the classes of the extension project (PIBEX), offered by IFPE Campus Belo Jardim. The results achieved from the work showed that the collective teaching methodology provides substantial gains, whether for beginners or even veterans, collaborating in class development. Thisresearch sought to contribute to the advancement of pedagogical practice, based on references from studies aimed at approaching theory and practice in the area of music education.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDRADE, Anniely da Silva. A música como instrumento facilitador da aprendizagem na educação infantil. Guarabira: UEPB, 2012. BARBOSA, Joel. Desenvolvendo um método de banda brasileiro. In: Anais do X Encontro Anual da ANPPOM, 1997. BARBOSA, L. da Silva Joel. Da capo método elementar para o ensino coletivo e/ou individual de instrumentos de banda. São Paulo. Ed. Keyboard, 2004. BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. 2. ed. São Paulo: Átomo, 2011. CRUVINEL, Flávia Maria. Ensino Coletivo de Instrumento Musical: organização e fortalecimento político dos educadores musicais que atuam a partir das metodologias de ensino e aprendizagem em grupo. VI Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. P.12-19. Salvador/BA, 2014. FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. 1939 - De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação/Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’ Água, 1997. FUKS, Rosa. Teoria e prática: aparente dicotomia no discurso na educação musical. Rio de Janeiro, 1994. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed2/artigo_4.pdf> Acesso: 14 de março de 2022. KLOSÉ,Hyacinthe. Méthode complete pour les saxophone. Paris, Ed. Ricordi. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MED, Bohumil. Teoria da música. 4. ed. rev. e ampl. Brasília: MusiMed, 1996. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. MOREIRA, Marcos dos Santos. O método Da Capo na aprendizagem inicial da Filarmônica do Divino, Sergipe. ANPPOM, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 126-140, jun. 2009. NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. O ensino coletivo de instrumentos musicais na banda de música. XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Música – ANPPOM -Brasília – 2006. SÈVE, Mário. Vocabulário do Choro: Estudos e Composições. 3. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1999. 29 SILVA, Nilton Sergio da. A flauta doce na iniciação musical: ensino emuma banda municipal de música em Dianópolis/TO. Dianópolis: UNB, 2014. STERVINOU, Adeline. Ensino conservatorial versus ensino coletivo: algumas reflexões. VI Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. P. 25-32. Salvador/BA, 2014. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad.: Daniel Grassi. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica - ensinopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titleO ensino coletivo de instrumento no IFPE Campus Belo Jardim: experiências com saxofone em um curso de extensãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8544568420316606pt_BR
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Evandro Sampaio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 6954618438550710pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.referee2Mendes, Dayse Christina Gomes da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929 110097621126pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 9078913928925598pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoNeste artigo científico, foram analisadas experiências de práticas musicais de ensino/aprendizagem, através de uma perspectiva relacionada ao ensino de um instrumento aerofônico, o saxofone. A pesquisa procurou contribuir para a academia, com a abordagem de uma metodologia do ensino do saxofone, destacando o ensino coletivo como um recurso metodológico que propicia benefícios para a musicalização do educando, quando associa a teoria musical à prática instrumental. Vislumbrando, assim, práticas de renovação, desenvolvimento e evolução musical. A metodologia de pesquisa adotada foi numa abordagem do tipo qualitativa, e como estratégia de pesquisa escolhida foi utilizado o estudo de caso com relato de experiência, referente às aulas do projeto de extensão (PIBEX) ofertado pelo IFPE Campus Belo Jardim. Os resultados alcançados no trabalho mostraram que a metodologia de ensino coletivo proporciona ganhos substanciais, seja para alunos iniciantes ou até veteranos, colaborando para o desenvolvimento em turma. Esta pesquisa buscou contribuir para o avanço da práxis pedagógica, baseando-se em referências de estudos voltados à abordagem da teoria e prática na área de educação musical.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples