dc.creator | Correia Filho, Salatiel Nunes | |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T22:46:31Z | |
dc.date.available | 2023-05-08T22:46:31Z | |
dc.date.issued | 2022-11-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/921 | |
dc.description.abstract | In this scientific article, experiences of teaching/learning musical practices were analyzed, through a perspective related to the teaching of an aerophonic instrument, the saxophone. The research sought to contribute to the academy, with the approach of a saxophone teaching methodology, highlighting collective teaching as a methodological resource that provides benefits for the musicalization of the student, when it associates
musical theory to instrumental practice. Glimpsing, thus, practices of renewal, development and musical evolution. The research methodology adopted was a qualitative approach, and as the chosen research strategy, the case study with experience report was used, referring to the classes of the extension project (PIBEX), offered by IFPE Campus Belo Jardim. The results achieved from the work showed that the collective teaching
methodology provides substantial gains, whether for beginners or even veterans, collaborating in class development. Thisresearch sought to contribute to the advancement of pedagogical practice, based on references from studies aimed at approaching theory and practice in the area of music education. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ANDRADE, Anniely da Silva. A música como instrumento facilitador da
aprendizagem na educação infantil. Guarabira: UEPB, 2012.
BARBOSA, Joel. Desenvolvendo um método de banda brasileiro. In: Anais do X
Encontro Anual da ANPPOM, 1997.
BARBOSA, L. da Silva Joel. Da capo método elementar para o ensino coletivo e/ou
individual de instrumentos de banda. São Paulo. Ed. Keyboard, 2004.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação
preventiva. 2. ed. São Paulo: Átomo, 2011.
CRUVINEL, Flávia Maria. Ensino Coletivo de Instrumento Musical: organização e
fortalecimento político dos educadores musicais que atuam a partir das metodologias de
ensino e aprendizagem em grupo. VI Encontro Nacional de Ensino Coletivo de
Instrumento Musical. P.12-19. Salvador/BA, 2014.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. 1939 - De tramas e fios: um ensaio sobre
música e educação/Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. 2. ed. São Paulo: Editora
UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho
d’ Água, 1997.
FUKS, Rosa. Teoria e prática: aparente dicotomia no discurso na educação musical. Rio
de Janeiro, 1994. Disponível em:
<http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed2/artigo_4.pdf> Acesso: 14 de
março de 2022.
KLOSÉ,Hyacinthe. Méthode complete pour les saxophone. Paris, Ed. Ricordi.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia Científica. 5. ed.
São Paulo: Atlas, 2003.
MED, Bohumil. Teoria da música. 4. ed. rev. e ampl. Brasília: MusiMed, 1996.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MOREIRA, Marcos dos Santos. O método Da Capo na aprendizagem inicial da
Filarmônica do Divino, Sergipe. ANPPOM, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 126-140, jun. 2009.
NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. O ensino coletivo de instrumentos musicais
na banda de música. XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Música – ANPPOM -Brasília – 2006.
SÈVE, Mário. Vocabulário do Choro: Estudos e Composições. 3. ed. Rio de Janeiro:
Lumiar, 1999.
29
SILVA, Nilton Sergio da. A flauta doce na iniciação musical: ensino emuma banda
municipal de música em Dianópolis/TO. Dianópolis: UNB, 2014.
STERVINOU, Adeline. Ensino conservatorial versus ensino coletivo: algumas
reflexões. VI Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. P. 25-32.
Salvador/BA, 2014.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad.: Daniel Grassi. 2.ed.
Porto Alegre: Bookman, 2001. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Música - ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.title | O ensino coletivo de instrumento no IFPE Campus Belo Jardim: experiências com saxofone em um curso de extensão | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8544568420316606 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nóbrega, Evandro Sampaio da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 6954618438550710 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Bernardina Santos Araújo de | |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Dayse Christina Gomes da Silva | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4929 110097621126 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 9078913928925598 | pt_BR |
dc.publisher.department | Belo Jardim | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo científico, foram analisadas experiências de práticas musicais de ensino/aprendizagem, através de uma perspectiva relacionada ao ensino de um instrumento aerofônico, o saxofone. A pesquisa procurou contribuir para a academia, com a abordagem de uma metodologia do ensino do saxofone, destacando o ensino coletivo como um recurso metodológico que propicia benefícios para a musicalização do educando, quando associa a teoria musical à prática instrumental. Vislumbrando, assim, práticas de renovação, desenvolvimento e evolução musical. A metodologia de pesquisa adotada foi numa abordagem do tipo qualitativa, e como estratégia de pesquisa escolhida foi utilizado o estudo de caso com relato de experiência, referente às aulas do projeto de
extensão (PIBEX) ofertado pelo IFPE Campus Belo Jardim. Os resultados alcançados no trabalho mostraram que a metodologia de ensino coletivo proporciona ganhos substanciais, seja para alunos iniciantes ou até veteranos, colaborando para o desenvolvimento em turma. Esta pesquisa buscou contribuir para o avanço da práxis
pedagógica, baseando-se em referências de estudos voltados à abordagem da teoria e prática na área de educação musical. | pt_BR |