• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Belo Jardim
    • Licenciatura em Música
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Belo Jardim
    • Licenciatura em Música
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    O ensino coletivo de instrumento no IFPE Campus Belo Jardim: experiências com saxofone em um curso de extensão

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    O ensino coletivo de instrumento no IFPE Campus Belo Jardim - experiências com saxofone em um curso de extensão.pdf (874.6Kb)
    Data
    2022-11-10
    Autor
    Correia Filho, Salatiel Nunes
    http://lattes.cnpq.br/8544568420316606
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Neste artigo científico, foram analisadas experiências de práticas musicais de ensino/aprendizagem, através de uma perspectiva relacionada ao ensino de um instrumento aerofônico, o saxofone. A pesquisa procurou contribuir para a academia, com a abordagem de uma metodologia do ensino do saxofone, destacando o ensino coletivo como um recurso metodológico que propicia benefícios para a musicalização do educando, quando associa a teoria musical à prática instrumental. Vislumbrando, assim, práticas de renovação, desenvolvimento e evolução musical. A metodologia de pesquisa adotada foi numa abordagem do tipo qualitativa, e como estratégia de pesquisa escolhida foi utilizado o estudo de caso com relato de experiência, referente às aulas do projeto de extensão (PIBEX) ofertado pelo IFPE Campus Belo Jardim. Os resultados alcançados no trabalho mostraram que a metodologia de ensino coletivo proporciona ganhos substanciais, seja para alunos iniciantes ou até veteranos, colaborando para o desenvolvimento em turma. Esta pesquisa buscou contribuir para o avanço da práxis pedagógica, baseando-se em referências de estudos voltados à abordagem da teoria e prática na área de educação musical.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/921
    Collections
    • Licenciatura em Música
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião