O ensino coletivo de instrumento no IFPE Campus Belo Jardim: experiências com saxofone em um curso de extensão
Data
2022-11-10Autor
Correia Filho, Salatiel Nunes
http://lattes.cnpq.br/8544568420316606
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste artigo científico, foram analisadas experiências de práticas musicais de ensino/aprendizagem, através de uma perspectiva relacionada ao ensino de um instrumento aerofônico, o saxofone. A pesquisa procurou contribuir para a academia, com a abordagem de uma metodologia do ensino do saxofone, destacando o ensino coletivo como um recurso metodológico que propicia benefícios para a musicalização do educando, quando associa a teoria musical à prática instrumental. Vislumbrando, assim, práticas de renovação, desenvolvimento e evolução musical. A metodologia de pesquisa adotada foi numa abordagem do tipo qualitativa, e como estratégia de pesquisa escolhida foi utilizado o estudo de caso com relato de experiência, referente às aulas do projeto de
extensão (PIBEX) ofertado pelo IFPE Campus Belo Jardim. Os resultados alcançados no trabalho mostraram que a metodologia de ensino coletivo proporciona ganhos substanciais, seja para alunos iniciantes ou até veteranos, colaborando para o desenvolvimento em turma. Esta pesquisa buscou contribuir para o avanço da práxis
pedagógica, baseando-se em referências de estudos voltados à abordagem da teoria e prática na área de educação musical.