• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso Tecnológicos
    • Campus Recife
    • Tecnólogo em Gestão de Turismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso Tecnológicos
    • Campus Recife
    • Tecnólogo em Gestão de Turismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Travel like me: uma estratégia de sensibilização de pessoas sobre a violência contra a mulher turista e viajante

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de Conclusão de Curso (2.046Mb)
    Data
    2023-02-08
    Autor
    Lima, Dayane Iria Silva de Sena
    http://lattes.cnpq.br/3736913089041507
    Ferreira, Lilliam Afonso Silva
    http://lattes.cnpq.br/7053239152215616
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho, requisito para conclusão do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, tem como objetivo apresentar uma proposta de uma ação educativa de sensibilização ao utilizar um jogo virtual no formato quiz, para conscientizar a população pernambucana acerca das violências sofridas pelas mulheres enquanto viajantes e turistas. O trabalho está organizado da seguinte maneira: na introdução, é discutido como o reflexo de uma cultura que inferioriza e controla uma pessoa com base em seu gênero, deixa impactos negativos na sociedade atual, com inúmeros casos de violência contra a mulher e apresentação das leis e ações que contribuem para a redução desses casos. No mundo, cada vez mais mulheres buscam viajar sozinhas, ao usufruir dos seus direitos, e impulsionam - principalmente - o turismo doméstico. Os métodos utilizados foram: aplicação de pesquisa online, com participação de 327 (trezentas e vinte e sete) mulheres que evidencia quanto a insegurança impede ainda muitas mulheres de viajarem; a gamificação, ferramenta que faz uso de mecanismos comuns nos jogos para a educação, escolhida por ter sido identificado um grande interesse dos jovens por jogos online, e; o quadro Lean Canvas, empregado para a transformação de uma ideia em modelo de negócio. Finalmente são apresentados os materiais, ações e custos necessários para que esta estratégia de sensibilização aconteça, por meio de uma oficina de divulgação e sensibilização com estudantes do ensino médio-técnico e superior e formatada como atividade de extensão, na perspectiva de ser uma política educacional contínua.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/913
    Collections
    • Tecnólogo em Gestão de Turismo
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião