dc.creator | Lima, Dayane Iria Silva de Sena | |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T14:33:17Z | |
dc.date.available | 2023-05-02T14:33:17Z | |
dc.date.issued | 2023-02-08 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Dayane Iria Silva de Sena; FERREIRA, Lilliam Afonso Silva. Travel like me: uma estratégia de sensibilização de pessoas sobre a violência contra a mulher turista e viajante. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/913 | |
dc.description.abstract | This paper, a requirement for completion of the Technology in Tourism Management course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - IFPE, aims to present a proposal for an educational action to raise awareness by using a virtual game in quiz format, to raise awareness of the population of Pernambuco about the violence suffered by women as travelers and tourists. The paper is organized as follows: in the introduction, it is discussed how the reflection of a culture that inferiorizes and controls a person based on their gender, leaves negative impacts on society today, with numerous cases of violence against women and presentation of laws and actions that contribute to the reduction of these cases. In the world, more and more women seek to travel alone, by taking advantage of their rights, and boost - mainly - domestic tourism. The methods used were: application of an online survey, with the participation of 327 (three hundred and twenty-seven) women that shows how much insecurity still prevents many women from traveling; the gamification, a tool that makes use of common mechanisms in games for education, chosen for having identified a great interest of young people in online games, and; the Lean Canvas framework, used for the transformation of an idea into a business model. Finally, the materials, actions, and costs necessary for this sensitization strategy to happen are presented, by means of a dissemination and sensitization workshop with high school, technical, and college students, and formatted as an extension activity, with the perspective of being a continuous educational policy. | pt_BR |
dc.format.extent | 56 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | SEBRAE. Aprenda sobre o quadro Lean Canvas e comece sua startup. 2019. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb/artigos/aprenda-sobre-o-quadro-lean-canvas-e-comece-sua-startup,08c7190f394c9610VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 17 Jan 2023.
ASSAD, Leonor. Silvio Meira: em entrevista à ComCiência, Silvio Meira fala sobre o Porto Digital de Recife que, com apenas dez anos de existência, é referência em tecnologia da informação. ComCiência, 2011. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542011000100013&lng=e&nrm=iso. Acesso em: 24 Jan 2023.
BARRETTO, Margaritta. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 13 ed. Campinas – SP: Papirus, 2003.
BRASIL. Ministério do Turismo. Mulheres pelo Brasil: Ministro fala sobre o papel da mulher no turismo e dados sobre o número de viajantes no país.2017. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/7573-artigo-mulheres-pelo-brasil.html. Acesso em: 08 Set 2020.
BLOOM, Laura Begley. Estudo traz Brasil como o segundo país mais perigoso para turistas mulheres. Forbes, 31 Jul 2019. Disponível em: https://forbes.com.br/forbeslife/2019/07/20-lugares-mais-perigosos-para-turistas-mulheres/. Acesso em: 20 Jan 2020.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 17 Jan 2023.
BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Disponível em: www.mdh.gov.br. Acesso em: 27 mar 2020.
BRASIL. Ministério do Turismo. Anuário Estatístico de Turismo 2020 – Volume 47 – Ano Base 2019 – 1ª Edição – Abril/2020. Disponível em: http://dadosefatos.turismo.gov.br/2016-02-04-11-53-05.html. Acesso em: 28 Out 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados – Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Mapa da Violência Contra a Mulher, 2018. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/comissao-de-defesa-dos-direitos-da-mulher-cmulher/arquivos-de-audio-e-video/MapadaViolenciaatualizado200219.pdf. Acesso em: 21 Ago 2020.
COMISIÓN ECONÓMICA PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (CEPAL). La autonomía de las mujeres em escenarios económicos cambiantes. CEPAL, LC/CRM.14/3, Santiago, 2019. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45032/S1900723_es.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 17 Jan 2023.
GO DADDY. Drive Her – Safe journeys. For women, by women. Disponível em: http://www.driveher.com. Acesso em: 05 Mar 2021.
BOOKING.COM. Estudo revela o que as mulheres buscam quando viajam sozinhas. 2019. Disponível em: https://news.booking.com/estudo-revela-o-que-as-mulheres-buscam-quando-viajam-sozinhas/. Acesso em: 16 Mar 2021.
TOURLINA. Female Travel Buddy App – Find a Travel Companion. Disponível em: https://tourlina.com/. Acesso em: 05 Mar 2021.
FERRAZ, Isabel Maria de Oliveira et al. Violência contra a mulher em vias públicas. O Social em Questão, v. 21, n. 43, p. 393-412, 2019. Disponível em: http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/OSQ_43_art_SL3.pdf. Acesso em: 16 Mar 2021.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
SILVA, Carlos Marcelo Faustino da. VIA. Fugindo do tradicional: conheça O Lean Canvas. 2021. Disponível em: https://via.ufsc.br/fugindo-do-tradicional-conheca-o-lean-canvas/. Acesso em: 27 Jan 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
LUDOSPRO. Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? 2021. Disponível em: https://www.ludospro.com.br/blog/o-que-e-gamificacao#. Acesso em: 20 Jan 2023.
SARAIVA EDUCAÇÃO. Gamificação na educação superior: o que é, benefícios e objetivos. 2022. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/gamificacao-na-educacao/. Acesso em: 23 Jan 2023.
GIANOTTI, Vito. CNM/CUT. 8 de março: por que usa-se o lilás no Dia Internacional das Mulheres? 2009. Disponível em: https://cnmcut.org.br/noticias/8-de-marco-por-que-usa-se-o-lilas-no-dia-internacional-das-mulheres-38f9. Acesso em: 10 Jan 2023.
HOPKINS, Isaac. GLOBALWEBINDEX. Road to Recovery: 4 Things Travel Brands Should Know – GWI. Disponível em: https://blog.globalwebindex.com/trends/road-recovery-travel-brands/. Acesso em 22 Out 2020.
GOMES, M. S. Marketing Turístico e Violência contra as Mulheres: (des)(re)construções do Brasil como Paraíso de Mulatas. 2009. 130f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
HERBST, Angela Maria Nogueira. O uso dos jogos eletrônicos educacionais para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Cadernos PDE, v. 2, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_mat_pdp_angela_maria_nogueira_herbst.pdf. Acesso em: 10 Jan 2023.
KNUPP, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves. Fundamentos do turismo [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2015.
KOTLER, P. e KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12. Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LEÃO, Ryane. Tudo nela brilha e queima. São Paulo: Planeta do Brasil, 2017.
BRASIL. Ministérios do Turismo. Ministério do Turismo e da Economia lançam Guia de Retomada Econômica do Turismo. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/ministerios-do-turismo-e-economia-lancam-guia-para-retomada-economica-do-turismo. Acesso em: 27 Jan 2023.
FUNDAÇÃO TELEFONICA VIVO. Sílvio Meira: Pensamento computacional deve fazer parte do currículo da mesma forma que a matemática. 2022. Disponível em: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/silvio-meira-e-importante-o-professor-aprender-com-a-cultura-dos-games/. Acesso em: 25 Jan 2023.
MOLINA, Sergio. O pós-turismo. Trad. Roberto Sperling. São Paulo: Aleph, 2003.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaration on the elimination of violence against women. New York: United Nations, 1993. Disponível em: https://www.un.org/en/genocideprevention/documents/atrocity-crimes/Doc.21_declaration%20elimination%20vaw.pdf. Acesso em: 18 Jan 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). The World’s Women 2020: Trends and satistics. 2015. Disponível em: https://unstats.un.org/unsd/gender/worldswomen.html. Acesso em: 07 Set 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). UNWTO – World Tourism Organization. Disponível em: https://www.unwto.org/. Acesso em: 6 Out 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT). Global and regional tourism performance. Disponível em: https://www.unwto.org/global-and-regional-tourism-performance. Acesso em: 27 Out 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT). Convención marco sobre ética del turismo. World Tourism Organization, Madrid, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18111/9789284421695. Acesso em: 27 Out 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT). Global Report on Women in Tourism – Second Edition. World Tourism Organization, Madrid, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18111/9789284420384. Acesso em: 27 Out 2020.
PAINS, Clarissa. Quase metade das mulheres brasileiras nunca viajou sozinha, mostra pesquisa. O Globo, Rio de Janeiro, 21 ago. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/celina/quase-metade-das-mulheres-brasileiras-nunca-viajou-sozinha-mostra-pesquisa-23892026. Acesso em: 18 Fev 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 25% das mulheres a partir de 15 anos são vítimas da violência de gênero. ONU, 9 mar 2021. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/03/1743912. Acesso em: 22 Mar 2021.
PEREIRA, Gisele Silva. Comportamento do consumidor no turismo: tipologias e processo de tomada de decisão nas compras. Caxias do Sul – RS. In: III seminário de pesquisa em turismo do Mercosul, 2005. Disponível em: https://fundacao.ucs.br/site/midia/arquivos/gt6-comportamento.pdf. Acesso em: 22 Mar 2021.
SARAIVA EDUCAÇÃO. Quiz educativo: importância para o ensino superior e como elaborar. 2022. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/quiz-educativo/. Acesso em: 23 Jan 2023.
REIFF, Laura. Símbolos do feminismo: quais são e o que significam. AzMina, 2019. Disponível em: https://azmina.com.br/reportagens/simbolos-do-feminismo-quais-sao-e-o-que-significam/#:~:text=Espelho%20de%20V%C3%AAnus,s%C3%ADmbolo%20astrol%C3%B3gico%20do%20planeta%20V%C3%AAnus. Acesso em: 10 Jan 2023.
SILVA, Luana Alexandre; BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo e FARIAS, Miriam Leite. A Identidade do turista e o consumo colaborativo: uma análise a partir do discurso percebido pelos consumidores da plataforma Airbnb. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 15, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbtur/a/K3yykDZryGGQCd45jzLbdYz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 Jan 2023.
SISTERWAVE. Disponível em: https://www.sisterwave.com/. Acesso em: 28 Out 2020.
SUZUKI, Shin. 4 fatores que impedem que Brasil vire potência no turismo apesar do potencial. BBC News Brasil, 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63671736. Acesso em: 13 Fev 2023.
TIBURI, Márcia. Feminismo em comum: para todas, todos e todos. 1. Ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
TIC KIDS ONLINE BRASIL 2021: 78% das crianças e adolescentes conectados usam redes sociais. Cetic, 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/tic-kids-online-brasil-2021-78-das-criancas-e-adolescentes-conectados-usam-redes-sociais. Acesso em: 17 Jan 2023.
TRAVELETTES OF BANGLADESH. Empower Women Through Traveling. Disponível em: https://travelettesofbangladesh.org/. Acesso em: 04 Mar 2021.
BOOKING.COM. Um terço das mulheres da Geração Z planejam viajar sozinhas. 2020. Disponível em: https://news.booking.com/um-terco-das-mulheres-da-geraco-z-planejam-viajar-sozinhas/. Acesso em: 16 Mar 2021.
VARGAS, Daiana de. O processo de aprendizagem e avaliação através de QUIZ. 2017. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 22 set. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2038. Acesso em: 16 Mar 2021.
FOCUS ON WOMEN. Viajes para mujeres. Disponível em: https://focusonwomen.es/. Acesso em: 05 Mar 2021.
MICHAELIS Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2023.
ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE (OPAS). Violência contra as mulheres. 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topics/violence-against-women. Acesso em: 17 Jan 2023.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Violência contra meninas e mulheres no 1º semestre de 2022. 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/publicacoes_posts/violencia-contra-meninas-e-mulheres-no-1o-semestre-de-2022/. Acesso em: 17 Jan 2023.
WORLD TRAVEL & TOURISM COUNCIL (WTTC). Disponível em: https://wttc.org/. Acesso em: 14 Out 2020. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Violência contra mulher | pt_BR |
dc.subject | Violência contra mulher - sensibilização | pt_BR |
dc.title | Travel like me: uma estratégia de sensibilização de pessoas sobre a violência contra a mulher turista e viajante | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3736913089041507 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Andréa Virgínia Berenguer de Barros e | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9129019720428947 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Evellyn Lapa Falcão de Carvalho | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Hercilene Ribeiro da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8023950012937993 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8381267032271763 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho, requisito para conclusão do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, tem como objetivo apresentar uma proposta de uma ação educativa de sensibilização ao utilizar um jogo virtual no formato quiz, para conscientizar a população pernambucana acerca das violências sofridas pelas mulheres enquanto viajantes e turistas. O trabalho está organizado da seguinte maneira: na introdução, é discutido como o reflexo de uma cultura que inferioriza e controla uma pessoa com base em seu gênero, deixa impactos negativos na sociedade atual, com inúmeros casos de violência contra a mulher e apresentação das leis e ações que contribuem para a redução desses casos. No mundo, cada vez mais mulheres buscam viajar sozinhas, ao usufruir dos seus direitos, e impulsionam - principalmente - o turismo doméstico. Os métodos utilizados foram: aplicação de pesquisa online, com participação de 327 (trezentas e vinte e sete) mulheres que evidencia quanto a insegurança impede ainda muitas mulheres de viajarem; a gamificação, ferramenta que faz uso de mecanismos comuns nos jogos para a educação, escolhida por ter sido identificado um grande interesse dos jovens por jogos online, e; o quadro Lean Canvas, empregado para a transformação de uma ideia em modelo de negócio. Finalmente são apresentados os materiais, ações e custos necessários para que esta estratégia de sensibilização aconteça, por meio de uma oficina de divulgação e sensibilização com estudantes do ensino médio-técnico e superior e formatada como atividade de extensão, na perspectiva de ser uma política educacional contínua. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Ferreira, Lilliam Afonso Silva | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/7053239152215616 | pt_BR |