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dc.creatorLima, Dayane Iria Silva de Sena
dc.date.accessioned2023-05-02T14:33:17Z
dc.date.available2023-05-02T14:33:17Z
dc.date.issued2023-02-08
dc.identifier.citationLIMA, Dayane Iria Silva de Sena; FERREIRA, Lilliam Afonso Silva. Travel like me: uma estratégia de sensibilização de pessoas sobre a violência contra a mulher turista e viajante. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/913
dc.description.abstractThis paper, a requirement for completion of the Technology in Tourism Management course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - IFPE, aims to present a proposal for an educational action to raise awareness by using a virtual game in quiz format, to raise awareness of the population of Pernambuco about the violence suffered by women as travelers and tourists. The paper is organized as follows: in the introduction, it is discussed how the reflection of a culture that inferiorizes and controls a person based on their gender, leaves negative impacts on society today, with numerous cases of violence against women and presentation of laws and actions that contribute to the reduction of these cases. In the world, more and more women seek to travel alone, by taking advantage of their rights, and boost - mainly - domestic tourism. The methods used were: application of an online survey, with the participation of 327 (three hundred and twenty-seven) women that shows how much insecurity still prevents many women from traveling; the gamification, a tool that makes use of common mechanisms in games for education, chosen for having identified a great interest of young people in online games, and; the Lean Canvas framework, used for the transformation of an idea into a business model. Finally, the materials, actions, and costs necessary for this sensitization strategy to happen are presented, by means of a dissemination and sensitization workshop with high school, technical, and college students, and formatted as an extension activity, with the perspective of being a continuous educational policy.pt_BR
dc.format.extent56 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectViolência contra mulherpt_BR
dc.subjectViolência contra mulher - sensibilizaçãopt_BR
dc.titleTravel like me: uma estratégia de sensibilização de pessoas sobre a violência contra a mulher turista e viajantept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3736913089041507pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Andréa Virgínia Berenguer de Barros e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9129019720428947pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Evellyn Lapa Falcão de Carvalho
dc.contributor.referee2Silva, Hercilene Ribeiro da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8023950012937993pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8381267032271763pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, requisito para conclusão do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, tem como objetivo apresentar uma proposta de uma ação educativa de sensibilização ao utilizar um jogo virtual no formato quiz, para conscientizar a população pernambucana acerca das violências sofridas pelas mulheres enquanto viajantes e turistas. O trabalho está organizado da seguinte maneira: na introdução, é discutido como o reflexo de uma cultura que inferioriza e controla uma pessoa com base em seu gênero, deixa impactos negativos na sociedade atual, com inúmeros casos de violência contra a mulher e apresentação das leis e ações que contribuem para a redução desses casos. No mundo, cada vez mais mulheres buscam viajar sozinhas, ao usufruir dos seus direitos, e impulsionam - principalmente - o turismo doméstico. Os métodos utilizados foram: aplicação de pesquisa online, com participação de 327 (trezentas e vinte e sete) mulheres que evidencia quanto a insegurança impede ainda muitas mulheres de viajarem; a gamificação, ferramenta que faz uso de mecanismos comuns nos jogos para a educação, escolhida por ter sido identificado um grande interesse dos jovens por jogos online, e; o quadro Lean Canvas, empregado para a transformação de uma ideia em modelo de negócio. Finalmente são apresentados os materiais, ações e custos necessários para que esta estratégia de sensibilização aconteça, por meio de uma oficina de divulgação e sensibilização com estudantes do ensino médio-técnico e superior e formatada como atividade de extensão, na perspectiva de ser uma política educacional contínua.pt_BR
dc.creator.name2Ferreira, Lilliam Afonso Silva
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/7053239152215616pt_BR


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