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dc.creatorSilva, Janikelly Batista
dc.date.accessioned2023-04-29T02:09:11Z
dc.date.available2023-04-29T02:09:11Z
dc.date.issued2019-11-25
dc.identifier.citationSILVA, Janikelly Batista; OLIVEIRA, Zilvanir de Andrade. A viabilidade de um empreendimento para oferta de turismo pedagógico no estado de Pernambuco.2019.113f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/912
dc.description.abstractPedagogical Tourism can be developed in the school context, in which it occurs in its application, another way to establish connections for the development of adapted content between the school institution, teachers, coordinators, managers, students. And these contents taught in the classroom are reaffirmed in the making of a technical visit because it is a playful and cognitive practice, and that through these activities we have an interaction between what is presented in the didactics and planning of each teacher, and in the which is written in the textbooks that will give the necessary basis for the construction of learning and knowledge to be acquired by the students. And as the practice of pedagogical tourism starts from an exchange of experiments, because we left the abstract content, for the possibility of real, sensitive content where students can interact, compare, analyze and appropriate on the subject that was taught in classroom. we propose to conduct educational tourism activities aimed at students of kindergarten and high school, through each established script, content to be explored, stage of teaching. Presenting the possible places to be displayed, as well as those who already use this tourism segment. Data were collected from school institutions and some quantitative and qualitative results were selected, with no possibility to verify how improvements were used and use tools and methods: Business Plan, SWOT Analysis, Strategic Planning, Economic Feasibility, Marketing Plan, among others.pt_BR
dc.format.extent113f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, Cleide. Museu histórico de Igarassu. 22 agosto 2018. 1 fotografia. Disponível em: https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2018/08/22/museu-historico-de-igarassu-resgata-passado-do-litoral-norte-351792.php .Acesso em: 05 set. 2019. ALVES, Kerley dos Santos; RODRIGUES, Emanuelle. Turismo Pedagógico: busca por novos significados para a escola. Brasília, DF, v.2, n.3 p.131 – 151, dez. 2014. ANSARAH, Marilia Gomes dos Reis (org.). Turismo: como aprender, como ensinar. v.2, 2 ed. São Paulo: SENAC, 2000. ANSARAH, Marilia Gomes dos Reis. Turismo e Segmentação de Mercado: novos segmentos. In. TRIGO, Luis Gonzaga Godoi. Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: Roca, 2005. BONFIM, Mailane Vinhas de Souza. Por uma pedagogia diferenciada: Uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica, v. 12, nº 1 p. 114 – 129, jan/abr. 2010. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismo pedagógicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRoteirospt_BR
dc.titleA viabilidade de um empreendimento para oferta de turismo pedagógico no estado de Pernambucopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074265539873527pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erick Viana da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2495354396948575pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Simone de Paula
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616238661504961pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Erick Viana da
dc.contributor.referee2Silva, Simone de Paula
dc.contributor.referee3Souto, Alandeives de Almeida
dc.contributor.referee5Viana, Kilma da Silva Lima
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2495354396948575pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616238661504961pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2084320479885127pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895116285470551pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoO Turismo Pedagógico, pode ser desenvolvido no contexto escolar, em que se verifica na sua aplicação, uma outra maneira de estabelecer conexões para o desenvolvimento de conteúdos adaptados entre a instituição escolar, professores, coordenadores, gestores, alunos. E esses conteúdos ministrados em sala de aula sejam reafirmados na realização de uma visita técnica por ser uma prática lúdica e cognitiva, e que através destas atividades tenhamos uma interação entre o que é apresentado na didática e planejamento de cada docente, e no que está escrito nos livros didáticos que dará o embasamento necessário para a construção do aprendizado e conhecimento a ser adquirido pelos discentes. E como a prática do turismo pedagógico parte de uma troca de experimentos, pois se sai do conteúdo abstrato, para a possibilidade do conteúdo real, sensitivo onde os discentes podem interagir, comparar, analisar e se apropriar sobre o assunto que foi ministrado em sala de aula. Diante disso, este trabalho tem o objetivo avaliar a viabilidade de um empreendimento com fins lucrativos para oferta de turismo pedagógico na Região Metropolitana do Recife. Para isso, foi elaborada uma proposta com atividades de turismo pedagógico voltado para os discentes da educação infantil ao ensino médio, através de cada roteiro estabelecido, conteúdo a ser explorado, etapa de ensino. Apresentando os locais possíveis a serem visitados, como também, aqueles que já trabalham com esse segmento de turismo. Foram coletados dados em instituições escolares e obtidos alguns resultados quantitativos e qualitativos, no qual possibilitou, verificar as melhorias necessárias utilizando-se das seguintes ferramentas e métodos: Plano de Negócio, Análise SWOT, planejamento estratégico, a viabilidade econômico-financeira, plano de marketing, entre outros.pt_BR
dc.creator.name2Oliveira, Zilvanir de Andrade
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/6273506245415341pt_BR


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