A viabilidade de um empreendimento para oferta de turismo pedagógico no estado de Pernambuco
Visualizar/ Abrir
Data
2019-11-25Autor
Silva, Janikelly Batista
http://lattes.cnpq.br/9074265539873527
Oliveira, Zilvanir de Andrade
http://lattes.cnpq.br/6273506245415341
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Turismo Pedagógico, pode ser desenvolvido no contexto escolar, em que se verifica na sua aplicação, uma outra maneira de estabelecer conexões para o desenvolvimento de conteúdos adaptados entre a instituição escolar, professores, coordenadores, gestores, alunos. E esses conteúdos ministrados em sala de aula sejam reafirmados na realização de uma visita técnica por ser uma prática lúdica e cognitiva, e que através destas atividades tenhamos uma interação entre o que é apresentado na didática e planejamento de cada docente, e no que está escrito nos livros didáticos que dará o embasamento necessário para a construção do aprendizado e conhecimento a ser adquirido pelos discentes. E como a prática do turismo pedagógico parte de uma troca de experimentos, pois se sai do conteúdo abstrato, para a possibilidade do conteúdo real, sensitivo onde os discentes podem interagir, comparar, analisar e se apropriar sobre o assunto que foi ministrado em sala de aula. Diante disso, este trabalho tem o objetivo avaliar a viabilidade de um empreendimento com fins lucrativos para oferta de turismo pedagógico na Região Metropolitana do Recife. Para isso, foi elaborada uma proposta com atividades de turismo pedagógico voltado para os discentes da educação infantil ao ensino médio, através de cada roteiro estabelecido, conteúdo a ser explorado, etapa de ensino. Apresentando os locais possíveis a serem visitados, como também, aqueles que já trabalham com esse segmento de turismo. Foram coletados dados em instituições escolares e obtidos alguns resultados quantitativos e qualitativos, no qual possibilitou, verificar as melhorias necessárias utilizando-se das seguintes ferramentas e métodos: Plano de Negócio, Análise SWOT, planejamento estratégico, a viabilidade econômico-financeira, plano de marketing, entre outros.