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dc.creatorCalheiros, Cristina Maria de Albuquerque Pontes
dc.date.accessioned2023-04-26T14:59:46Z
dc.date.available2023-04-26T14:59:46Z
dc.date.issued2002-12-01
dc.identifier.citationCALHEIROS, Cristina Maria de Albuquerque Pontes; LIMA, Allan Matteus Vieira Oliveira. Pedagogia do Fazer: um caminho para a crítica pós-colonial nas escolas waldorf. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Educação Ambiental e Cultural) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/906
dc.description.abstractPost-colonial epistemology brings up the erasure of the cultural and ethnic diversity of the world. Waldorf pedagogy was created in 1919, and during the last decades has been implemented in a very similar way to that proposed by its creator, thought from a specific place and time. A little more than a decade ago, the Action Pedagogy emerged in order to create a Waldorf school inside a food collective production farm. Our objective in this work was to identify whether the Action Pedagogy could dialogue with a postcolonial proposal in Waldorf pedagogy. We note that several points of The Action Pedagogy can talk with post-colonial criticism, however, for the real criticism of a post-colonial education that seeks to improve the multiculturality of peoples and create a fairer society, more dialogue and commitment it’s still needed.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationACOSTA, A. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. 2ª reimpressão. São Paulo, Editora Autonomia Literária, Editora Elefante, 2016. AGUIAR, J. Teoria Pós-colonial, Estudos subalternos e América Latina: uma guinada epistemológica? Estud. Social. Araraquara. São Paulo. v. 21. n. 41. p.273-289 jul-dez. 2016. BACH JUNIOR, J.; GUERRA, M. G. M. O Currículo da Pedagogia Waldorf e o desafio da sua atualização. Revista e-Curriculum, v. 16, n. 3, p. 857–878, 2018. CSA - COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA E A PEDAGOGIA DO FAZER. Stefan Reiner [S. l.: s. n.], 2013. 1 vídeo. (12min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vK7nHxMSY3Y&list=PLMYEk7Dg6PUcjBJEZDgEkGeYNVBcj2JGi>. Acesso em: 07 Abr, 2022. ENCONTRO PEDAGOGIA DO FAZER - 05/04/2021 às 17h - Peter Guttenhöfer e Peter Biekarck. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo. (2h e 02min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gCdSzwKGoDI>. Acesso em: 07 Abr, 2022. FEWB - FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF NO BRASIL. Disponível em: <https://www.fewb.org.br/pw_fontes_historicas.html>. Acesso em: 1 out. 2021. HANDLUNGSPÄDAGOGIK. Hof Pente. Disponível em: http://hofpente.de/handlungspaedagogik/. Acesso em: 22 jun. 2022. GUTTENHÖFER, P. Salvando a infância. In: Boletim da Sociedade Antroposófica no Brasil, N° 67, ANO XVIII, São Paulo, Ed. Antroposófica, 2012. KEIM, E. J. Interações de Rudolf Steiner com uma Educação Anticolonial. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 56, p. 85-100, abr./jun. 2015. LANDER, E. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina., 2005. p. 8-23. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2591382/mod_resource/content/1/colonialidade_do_saber_eurocentrismo_ciencias_sociais.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2022. LANZ, R. A Pedagogia Waldorf: Caminho para um ensino mais humano. 12. ed. São Paulo: Antroposófica, 2016. SANTOS, A. B. Colonização, quilombos, modos e significações. 2 ed. Brasília: Editora AYÓ, 2019. SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. v. 4. São Paulo, Cortez Editora, 2006. SILVA, E. R. C. Escola e experiência do pluralismo na pedagogia Waldorf: uma cultura escolar para pluralidade. Orientador: Douglas Ferreira Barros. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pontífica Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2021. SOUZA, D. L. Learning and Human Development In Waldorf Pedagogy and Curriculum. Harvard: In: ENCOUNTER: Education for Meaning and Social Justice, Volume 25, Number 4, 2012. SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? 1º ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. STEINER, R. A educação da criança: segundo a ciência espiritual. 4. ed. São Paulo: Antroposófica, 2007. STEINER, R. A questão pedagógica como questão social: os fundamentos sociais, histórico-culturais e espirituais da pedagogia das Escolas Waldorf. 1. ed. São Paulo: Editora Antroposófica, 2009. ULLRICH, H. RUDOLF STEINER (1861-1925). In Prospects: the quarterly review of comparative education (Paris, UNESCO: International Bureau of Education), vol.XXIV, no. 3/4, 1994, p. 555-572. UNITED NATIONS, World Population Prospects. 2018. Disponível em: https://population.un.org/wup/. Acesso em 22 jun. 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação pós-colonialpt_BR
dc.subjectEducação Waldorfpt_BR
dc.subjectPedagogia do Fazerpt_BR
dc.subjectAntroposofiapt_BR
dc.titlePedagogia do Fazer: um caminho para a crítica pós-colonial nas escolas waldorf.pt_BR
dc.title.alternativeAction Pedagogy: a path to post-colonial criticism in waldorf schoolspt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6096077759162630pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Nielson da Silva,
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271599721542630pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Valença, Marcos Moraes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633082538920292pt_BR
dc.contributor.referee1Benzaquen, Julia Figueredo
dc.contributor.referee2Souza, Emely Albuquerque de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0325443406402140pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2908080402309557pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoA epistemologia pós-colonial traz à tona o apagamento da diversidade cultural e étnica do mundo. A pedagogia Waldorf foi criada em 1919, e durante as últimas décadas vem sendo implementada de maneira muito parecida com o proposto pelo seu criador, pensada a partir de um local e época específica. Há um pouco mais de uma década surge a Pedagogia do Fazer com o intuito de criar uma escola Waldorf dentro de uma fazenda de produção coletiva de alimentos. Nosso objetivo neste trabalho foi identificar se a Pedagogia do Fazer poderia dialogar com uma proposta pós-colonial na pedagogia Waldorf. Notamos que vários pontos da Pedagogia do Fazer conseguem conversar com a crítica pós-colonial, entretanto, para a real crítica de uma educação pós-colonial que busque potencializar a multiculturalidade dos povos e objetive criar uma sociedade mais justa, ainda são necessários mais diálogo e compromisso.pt_BR
dc.creator.name2Lima, Allan Matteus Vieira Oliveira
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/1139666087464289pt_BR


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