dc.creator | Calheiros, Cristina Maria de Albuquerque Pontes | |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T14:59:46Z | |
dc.date.available | 2023-04-26T14:59:46Z | |
dc.date.issued | 2002-12-01 | |
dc.identifier.citation | CALHEIROS, Cristina Maria de Albuquerque Pontes; LIMA, Allan Matteus Vieira Oliveira. Pedagogia do Fazer: um caminho para a crítica pós-colonial nas escolas waldorf. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Educação Ambiental e Cultural) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/906 | |
dc.description.abstract | Post-colonial epistemology brings up the erasure of the cultural and ethnic diversity of the world. Waldorf pedagogy was created in 1919, and during the last decades has been implemented in a very similar way to that proposed by its creator, thought from a specific place and time. A little more than a decade ago, the Action Pedagogy emerged in order to create a Waldorf school inside a food collective production farm. Our objective in this work was to identify whether the Action Pedagogy could dialogue with a postcolonial proposal in Waldorf pedagogy. We note that several points of The Action Pedagogy can talk with post-colonial criticism, however, for the real criticism of a post-colonial education that seeks to improve the multiculturality of peoples and create a fairer society, more dialogue and commitment it’s still needed. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação pós-colonial | pt_BR |
dc.subject | Educação Waldorf | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do Fazer | pt_BR |
dc.subject | Antroposofia | pt_BR |
dc.title | Pedagogia do Fazer: um caminho para a crítica pós-colonial nas escolas waldorf. | pt_BR |
dc.title.alternative | Action Pedagogy: a path to post-colonial criticism in waldorf schools | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6096077759162630 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Nielson da Silva, | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7271599721542630 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Valença, Marcos Moraes | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2633082538920292 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Benzaquen, Julia Figueredo | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Emely Albuquerque de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0325443406402140 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2908080402309557 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | A epistemologia pós-colonial traz à tona o apagamento da diversidade cultural e étnica do mundo. A pedagogia Waldorf foi criada em 1919, e durante as últimas décadas vem sendo implementada de maneira muito parecida com o proposto pelo seu criador, pensada a partir de um local e época específica. Há um pouco mais de uma década surge a Pedagogia do Fazer com o intuito de criar uma escola Waldorf dentro de uma fazenda de produção coletiva de alimentos. Nosso objetivo neste trabalho foi identificar se a Pedagogia do Fazer poderia dialogar com uma proposta pós-colonial na pedagogia Waldorf. Notamos que vários pontos da Pedagogia do Fazer conseguem conversar com a crítica pós-colonial, entretanto, para a real crítica de uma educação pós-colonial que busque potencializar a multiculturalidade dos povos e objetive criar uma sociedade mais justa, ainda são necessários mais diálogo e compromisso. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Lima, Allan Matteus Vieira Oliveira | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/1139666087464289 | pt_BR |