Modelagem de um empreendimento e consultoria de intercâmbio com base no Instituto Internacional despertando vocações
Visualizar/ Abrir
Data
2022-01-15Autor
Arruda, Juliana Valéria Games de Arruda
http://lattes.cnpq.br/2528316044848986
Melo, Gabriel Agra Macedo Magalhães
http://lattes.cnpq.br/8138560767173037
0000-0003-0104-370X
http://lattes.cnpq.br/4376383561741161
Silva, Larissa Amanda Pereira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de Mobilidade Internacional do
Instituto Internacional Despertando Vocações e elaborar um modelo de negócio de uma
empresa de impacto social. Quanto à metodologia utilizou-se o método de pesquisa de campo,
exploratória e documental. Para pesquisa documental foi necessário à consulta em sites oficiais
da instituição analisada como também outros sites oficiais de agências de viagens e sites do
governo. Utilizou-se relatório para identificar dados gerais sobre intercâmbio, além de outras
fontes secundárias. A pesquisa foi qualitativa, pois foi necessário analisar os resultados da
pesquisa através da percepção e análise. As bases teóricas abordam conceitos ligados ao
turismo acadêmico, empreendedorismo social, globalização, mobilidade acadêmica
internacional, agências de viagens e turismo, internacionalização e modelo de negócio. Para
analisar o processo de mobilidade internacional acadêmico que acontece no Instituto
Internacional Despertando Vocações-IIDV, foi necessária a aplicação de questionários aos
antigos intercambistas da instituição e a elaboração de um fluxograma para melhor analisar o
processo de mobilidade acadêmica. Em seguida, foram identificados pontos positivos nesse
processo, que puderam servir de base para a elaboração da consultoria de intercâmbio
acadêmico, sendo um empreendimento de impacto social. Para a elaboração do plano de
negócio da empresa de consultoria de intercâmbio acadêmico, foi traçado o perfil do público alvo potencial, chegando a esse perfil através de pesquisa primária e secundária. Também foi
estabelecido o plano de marketing do empreendimento, voltado principalmente para ações do
marketing digital, objetivando alcançar diversos públicos. No plano financeiro pode-se notar o
retorno financeiro do empreendimento, assim com a lucratividade e rentabilidade. O impacto
social caracterizado na empresa, será um dos diferenciais do empreendimento, como a criação
de um edital para parceiros da empresa, que terão acesso aos serviços de forma gratuita desde
que se enquadrem nos requisitos apresentados no edital.