dc.relation | ABÍLIO, M. (2007). Globalização: características mais importantes. Revista Visões, julho/dezembro
2007, 3ª Ed. Disponível em: <http://fsma.edu.br/visoes/ed03/3ed_artigo1.pdf>. Acesso em: 26 de
Abril de 2020.
ALTABACH, Philip G.; REISBERG, Liz; RUMBLEY, Laura E. Trends in Global Higher
Education: Tracking an Academic Revolution - A Report Prepared for the UNESCO 2009 World
Conference on Higher Education. UNESCO, 2009. Disponível em:
<https://www.cep.edu.rs/public/Altbach,_Reisberg,_Rumbley_Tracking_an_Academic_Revolution,_
UNESCO_2009.pdf>. Acesso em: 15 fev 2021.
ANDRADE, Arthur Luiz. Cadastro do MTur já tem 31,6 mil agências de viagens e 14 mil hotéis.
PANROTAS, 2020. Disponível em: <https://www.panrotas.com.br/mercado/agencias-de viagens/2020/07/cadastro-do-mtur-ja-tem-316-mil-agencias-de-viagens-e-14-mil hoteis_175368.html>. Acesso em: 10 de fev de 2021.
ANDREUZZA, Mario Giussepp Santezzi Bertotelli. PLANO ESTRATÉGICO. UFPR. Disponível
em: <http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasgarzel/12.pdf>. Acesso em: 09 de fev de 2021.
BARKI, Edgard; TORRES, Haroldo da Gama. Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil:
como empreender, financiar e apoiar. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
BELTA CONCORRENTES. Belta Concorrentes. Associadas. Disponível em:
<http://www.belta.org.br/busca/>. Acesso em: 11 de fev de 2021.
BIL INTERCÂMBIOS & TURISMO. Bil Intercâmbios & Turismo. Nossa história. Disponível em:
<https://bil.com.br/historia/>. Acesso em: 11 de fev de 2021
BONAZZI, Fábio Luiz Zandoval; ZILBER, Moises Ari. Inovação e Modelo de Negócio: um estudo
de caso sobre a integração do Funil de Inovação e o Modelo Canvas. Scielo, 2014. Disponível em:
<https://www.scielo.br/pdf/rbgn/v16n53/1806-4892-rbgn-16-53-616.pdf>. Acesso em: 12 de fev de
2021.
BORINI, F. M., RIBEIRO, F. C., COELHO, F. P., & PROENÇA, E. R. O Prisma da
Internacionalização: Um Estudo de Caso. Revista de Administração FACES Journal, Minas Gerais,
5(3), 42-55. Disponível em:
<https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://revista.fumec.br/index.php/facesp/
article/view/81&ved=2ahUKEwif_sOVu8D2AhWBqJUCHaO3BDQQFnoECAsQAQ&usg=AOvVaw
31XwnSzfO2GMHedTehmAC7>. Acesso em 15 de fev 2021
BRASIL. Lei nº 12.974, de 15 de maio de 2014. Dispõe sobre as atividades das Agências de Turismo.
Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de maio de 2014. Pág. 13.
BRASIL, Ministério do Turismo; BELTA, Brazilian Educational & Language Travel Association.
Manual Técnico de Operações de Estudos e Intercâmbio: Destino Referência São João del Rei/MG. Brasília: Ministério do Turismo; São Paulo: BELTA, 2009
BRASIL. Ministério do Turismo. Coordenação Geral de Segmentação. Secretaria Nacional de
Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico.
Brasília, 2010.
BRITISH COUNCIL. British Council. The United Kingdom, c2022. Disponível em:
<https://www.britishcouncil.org.br/> Acesso em: 15 de maio de 2021.
BROWN, T. Change By Design: how design thinking transforms organizations and inspires
innovation. New York: HarperBusiness, 2009.
CAMPOS, Luís; CANAVEZES, Sara. Introdução à Globalização. Repositório Universidade de
Évora: Instituto Bento de Jesus Caraça, abr. 2007. Disponível em:
<https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/2468>
Acesso em: 16 abr. 2015.
CELANO, Ana Christina; GUEDES, Ana Lucia. Impactos da Globalização no Processo de
Internacionalização dos Programas de Educação em Gestão. Scielo, 2013. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/cebape/v12n1/v12n1a05.pdf >. Acesso em: 26 de abr. de 2020.
CHETTY, S. & CAMPBELL-HUNT, C. Paths to Internationalization Among Small to Medium-sized
Firms: A Global Versus Regional Approach. European Journal of Marketing, 2001. Vol. 37 No.
5/6, pp. 796-820.
DA SILVA, Kaline Soares; SILVA, Maria José Cavalcanti; DE MOURA, Elielma Josefa; DA SILVA,
Erick Viana. O IMPACTO DO PROGRAMA DESPERTANDO VOCAÇÕES NA PESQUISA
CIENTÍFICA NO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA NO IFPE NO CAMPUS
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. Vitória de Santo Antão, 2018. Disponível em:
<https://cointer.institutoidv.org/pdvg/pdvttrabalhos/2018/ComunicacaoOral/O-IMPACTO-DO PROGRAMA-DESPERTANDO-VOCA%C3%87%C3%95ES-NA-PESQUISA CIENT%C3%8DFICA-NO-CURSO-DE-BACHARELADO-EM-AGRONOMIA-NO-IFPE-NO CAMPUS-VIT%C3%93RIA-DE-SANTO-ANT%C3%83O.pdf>. Acesso em: 09 de fev de 2021.
EGALI. Egali. Nossas Lojas. Disponível em: <https://www.egali.com.br/nossas-lojas>. Acesso em:11
de fev de 2021.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FRANKLIN, Luiza Amália; ZUIN, Débora Carneiro; EMMENDOERFER, Magnus. PROCESSO DE
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E MOBILIDADE ACADÊMICA:
IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL. UNICAMP, 2017. Disponível
em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650831/16977>. Acesso
em: 09 de fev de 2021.
FREIRE, A. Estratégia: Sucesso em Portugal. Lisboa: Editorial Verbo, 1997.
GATELLI, Franco; GONÇALVES, Roberto. B. Intercâmbio acadêmico: as dificuldades de
adaptação e de readaptação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e182699, 2018. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/ep/a/ncP7zLgbPM48QqtbjLcYBpD/?lang=pt>. Acesso em: 15 de set 2021.
GEE, C.; FAYOS-SOLÁ, E. Turismo Internacional: Uma perspectiva global. Porto Alegre:
Bookman, 2003.
GOVERNO FEDERAL. Ministério do Turismo, 2021. Página Inicial. Disponível em:
<https://www.gov.br/turismo/pt-br>. Acesso em: 08 de fev de 2021.
GUARDIA, Mabel Simone; BORGES, Aylana Laissa. As agências de viagens e turismo: um estudo
das publicações em periódicos de turismo entre os anos 2006-2011. Turismo: Estudos e Práticas -
UERN, Mossoró/RN, vol. 1, n. 2, p. 160-190, jul./dez. 2012..
HAGUE, P.; JACKSON, P. Faça sua própria pesquisa de mercado. São Paulo: Nobel. Trad. Luzia
Pimentel, 1997.
IIDV - Instituto Internacional Despertando Vocações. Instituto Internacional Despertando
Vocações. Recife - PE, c2022. Disponível em: <https://institutoidv.org/instituto.php>. Acesso em: 26
de maio 2021.
JOHNSTON, D.; ABDLA, E. E-Business para o turismo: Guia prático para Destinos e Empresas
Turísticas. Porto Alegre: Bookman, 2003.
JOIA, L.A.; FERREIRA, S. Modelo de negócios: constructo real ou metáfora de estratégia?.
Cadernos EBAPE.BR, 2005. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/cebape/a/F4DfgBVYdtfsLzByPSFrVVD/?lang=pt&format=pdf"format=pdf>
. Acesso em: 10 de fev. 2021.
KAMINSKI, Paulo Carlos; ENACHEV, Bruno Tsunashima. INTRODUÇÃO AO MODELO DE
NEGÓCIO CANVAS. Poli USP, 2014. Disponível em:
<http://sites.poli.usp.br/p/paulo.kaminski/INTRODU%C3%87%C3%83O%20AO%20BUSINESS%2
0MODEL%20CANVAS.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações
à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
LIMEIRA, Tania M. Vidigal. Empreendedorismo social no Brasil: Estado da arte e desafios. Ice.
Disponível em: <http://ice.org.br/wp content/uploads/pdfs/Empreendedorismo_Social_no_Brasil_ICE_FGV.pdf>. Acesso em: 12 de fev de
2021.
LOMBAS, Maria Luiza. A mobilidade internacional acadêmica: características dos percursos de
pesquisadores brasileiros. Scielo, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/v19n44/1517-
4522-soc-19-44-00308.pdf >. Acesso em: 27 de abr. de 2020.
MARTIN, Roger L. The Design of Business: Why Design Thinking is the Next Competitive
Advantage. Boston, MA, USA: Harvard Business Press, 2009
MICHAELIS. Michaelis: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Intercâmbio. Disponível em:
<https://michaelis.uol.com.br/busca?id=laQbK#:~:text=Correspond%C3%AAncia%20m%C3%BAtua
%20de%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre,com%C3%A9rcio%2C%20cultura%2C%20esporte%2
0etc.>. Acesso em: 09 de fev de 2021.
MONTEIRO, Vanessa Filipa Martins. Estudo multi-caso: PME do Setor das Tecnologias de
Informação, Comunicação e Eletrónica: Portugal 2020. IPS, 2016. Disponível em:
<https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/17610/1/Vanessa_Monteiro_Disserta%C3%A7%C3%A3
o_Mestrado.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021.
MOTA, Keila Cristina. Turismo de Intercâmbio. In: Segmentação do Mercado Turístico, Estudos
produtos e perspectivas. Ed. Manole, 2009.
NÚMERO de brasileiros estudando no exterior bate recorde: Canadá, Estados Unidos e Reino
Unido são os países preferidos dos brasileiros que desejam fazer um intercâmbio acadêmico.
Uol, 24 ago. 2018. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no exterior/numero-brasileiros-estudando-no-exterior-bate-recorde.htm. Acesso em: 15 jan.
2021.
NUNO, Luis. O impacto do perfil empreendedor na internacionalização. 2004. Tese de Mestrado.
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2004. Disponível em:
<https://bibliotecas.utl.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=249918>. Acesso em: 16 maio de
2021
OLIVEIRA, Adriana; FREITAS, Maria Ester. Motivações para Mobilidade Acadêmica
internacional: a visão de alunos e professores universitários. Scielo, 2016. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext HYPERLINK
"http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300217"&
HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
46982016000300217"pid=S0102-46982016000300217>.Acesso em: 27 de abr. de 2020.
OROFINO, Maria Augusta Rodrigues. Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento
de modelos de negócio. UFSC, 2011. Disponível em: <http://btd.egc.ufsc.br/wp content/uploads/2011/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Augusta_Cria%C3%A7%C3%A3o-do Conhecimento-e-modelos-de-negocio_Vers%C3%A3o31.pdf>. Acesso em: 12 de fev de 2021.
RAYOL, Marcus Kleber Bentes; MOREIRA, Heber Lavor. A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE
NEGÓCIO PARA O SUCESSO DO EMPREENDIMENTO. UFPA, 2007. Disponível em:
<http://www.peritocontador.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Marcus-Kleber-Bentes-Rayol-A Import%C3%A2ncia-do-Plano-de-Neg%C3%B3cio-para-o-Sucesso-do-Empreendimento.pdf>.Acesso
em: 12 de fev de 2021.
REGIÃO Metropolitana do Recife é a 6ª mais populosa do Brasil, diz IBGE. G1 PE, Recife, 31 de
ago. de 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/08/regiao metropolitana-do-recife-e-6-mais-populosa-do-brasil-diz-ibge.html>. Acesso em: 09 de fev de 2021
SANT’ANA, Laudimar. EMPREENDEDORISMO SOCIAL: ALÉM DOS INTERESSES DE
REPRODUÇÃO DO CAPITAL. UFJF, 2017. Disponível em:
<https://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/TCC-Laudimar-SantAna.pdf>. Acesso
em: 12 de fev de 2021.
SEBRAE. Sebrae Nacional, 2017. O panorama de agências de viagens e operadores turísticos no
Brasil. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-panorama-de-agencias de-viagens-e-operadores-turisticos-no-brasil,fefff76ff144b510VgnVCM1000004c00210aRCRD>.
Acesso em: 10 de fev de 2021.
SIMÕES, V. Estratégias de internacionalização das empresas portuguesas. Comércio e Investimento
Internacional ICEP. Portugal, 1997.
SIMULADOR CI. CI Intercâmbio e Viagem. Homepage. Disponível em:
<http://simulador.ci.com.br/pesquisar>. Acesso em: 11 de fev de 2021.
TERRA, Andressa; LENGLER, Jorge Francisco Bertinetti. INTERNACIONALIZAÇÃO DO
ENSINO SUPERIOR: PARA ONDE ESTAMOS INDO? UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES A
PARTIR DA VIRADA DO MILÊNIO.
UNISC, 2016. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/8599/5483>.
Acesso em: 10 de fev de 2021.
THE AUSTRALIAN education sector and the economic contribution of international
students. Access Economics Pty Limited for Australian Council for Private Education
and Training. [s. l.], p. 1-28, 4 mar. 2022. Disponível em:
<http://globalhighered.files.wordpress.com>. Acesso em: 15 de fev de 2021.
TOMELIN, Carlos Alberto. Gestão da cadeia de suprimentos e serviços no subsistema de
agenciamento de viagens e turismo em Santa Catarina. Biguaçu, 2011. Dissertação (Doutorado
Acadêmico em Administração e Turismo). Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2011.
TURISMO CRIATIVO. Origem das agências de viagens, 2010. Página Inicial. Disponível em:
<http://turismocriativo.blogspot.com/2010/01/origem-das-agencias-de-viagens.html>. Acesso em: 10
de fev de 2021
VISIA. Agência visia. São Paulo, c2022. Disponível em:
<https://www.agenciavisia.com.br/news/brasileiro-fica-3-horas-e-31-minutos-por-dia-nas-redes sociai/>. Acesso em: 20 de fev 2022
WIDE INTERCÂMBIO. Wide Intercâmbio. Homepage. Disponível em:
<http://www.wideintercambio.com.br/>. Acesso em: 11 de fev de 2021.
WIKIPÉDIA. Wikipédia: a enciclopédia livre. Lista de instituições de ensino superior de
Pernambuco. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_institui%C3%A7%C3%B5es_de_ensino_superior_de_Pernam
buco>. Acesso em: 10 de fev de 2021. | pt_BR |