Mostrar registro simples

dc.creatorMenezes, Ana Júlia Lacerda Meira
dc.date.accessioned2023-04-13T15:57:58Z
dc.date.available2023-04-13T15:57:58Z
dc.date.issued2022-06-06
dc.identifier.citationMENEZES, Ana Júlia Lacerda Meira. Paisagem, infância e cidadania paisagística. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/887
dc.description.abstractThis article seeks to contribute to the debate on Teaching Geography and citizenship through the concept of Landscape. To this end, we articulate the notions of Landscape (BESSE, 2014a; 2014b; SANTOS, 2014), Landscape Citizenship (BARBOSA, 2018; 2020) and Childhood Studies (SARMENTO, 2006; 2018), seeking to investigate pedagogical practices of teaching the concept of landscape and how they can contribute to children's landscape citizenship. We conducted interviews with 4 teachers of Geography of Elementary School, in which they indicated a critical and dynamic perspective of the landscape, in addition to a pictorial notion. However, to enable the exercise of citizen practice based on the present time, it is important that the teacher proposes intervention actions in which children and adolescents have the possibility to enunciate their points of view in various aspects of public life related to the landscape.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira M. Bagatin. Educação ambiental comunitária: uma experiência com a técnica de pesquisa snowball (bola de neve). REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 27, 2011. BARATA-SALGUEIRO, Teresa. Paisagem e geografia. Finisterra, v. 36, n. 72, p. 37-53,2001. BARBOSA, David Tavares. Cidadania paisagística. Revista de Geografia (Recife), v. 35, n. 1, 2018. BARBOSA, David Tavares. Ver, estar e ser na paisagem: cidadania paisagística e o direito à paisagem na cidade do Recife/PE. Tese (Doutorado em Geografia - Programa de Pós Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 310 p. 2020. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017. BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: eduerj, 2014a. BESSE, Jean-Marc. VER A TERRA: SEIS ENSAIOS SOBRE A PAISAGEM E A GEOGRAFIA. São Paulo: Perspectiva, 2014b. BRASIL . Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec. gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 24 set 2021. CASTRO, Lúcia Rabello de. A aventura urbana: crianças e jovens no Rio de Janeiro. 7Letras, 2004. CASTRO, Lúcia Rabello de. Crianças e jovens na construção da cultura. NAU Editora, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. COSGROVE, Denis. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. CORRÊA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeny. Geografia Cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: EdUERJ, p. 219-237, 2012. GOMES, P.C.C. Espaço público, espaços públicos. GEOgraphia, v. 20, n. 44, p. 115-119, 2018. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002. MACIEL, Caio Augusto Amorim; BARBOSA, David Tavares. PAISAGEM. GEOgraphia, v. 23, n. 50, 2021. MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. In: O que é cidadania. 1991. MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. MINAYO, M. C. S.; GOMES, S. F. D. R. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009. PRICE, Patricia L. In: JOHNSON, C. et al. (Eds.) The Wiley-Blackwell Companion to Cultural Geography. Chichester: Wiley-Blackwell Ed., 2013. p. 118-129. QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B.S.; MENESES, M.P. Epistemologia do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p.84-130. QVORTRUP, Jens. Infância e política. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p. 777-792, 2010. REIS, Marília Freitas de Campos Tozoni. Pesquisa-ação em educação ambiental. Pesquisa em educação ambiental, v. 3, n. 1, p. 155-169, 2008. SANTOS, Milton. Paisagem e espaço. In.: Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6 ed. São Paulo: EdUSP, 2014. SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania ativa. Perspectiva, v. 23, n. 1, p. 17-40, 2005. SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Participação social e cidadania ativa das crianças. In RODRIGUES, Davi (Org.) Inclusão e Educação. Doze Olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo. Summus Editorial. 2006 SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância e cidade: restrições e possibilidades. Educação, 41(2), 232-240. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.31317. 2018. SILVA, J.M. et al. A visibilidade e a invisibilidade feminina na pesquisa geográfica: uma questão de escolhas metodológicas. Abordagens Geográficas. v 1, n.1, p. 23-41, out./nov. 2010. SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectCidadania paisagísticapt_BR
dc.titlePaisagem, Infância e cidadania paisagística: contribuições para o ensino de Geografiapt_BR
dc.title.alternativeLandscape, childhood and landscape citizenship: contributions to the teaching of Geographypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2659873768937253pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Nubia Michella Clementino da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6516363879469681pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Andrezza Monteiro
dc.contributor.referee2Valença, Marcos Moraes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683356735301323pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633082538920292pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca contribuir para o debate sobre Ensino de Geografia e cidadania através do conceito de Paisagem. Para tal, articulamos as noções de Paisagem (BESSE, 2014a; 2014b; SANTOS, 2014), Cidadania Paisagística (BARBOSA, 2018; 2020) e Estudos da Infância (SARMENTO, 2006; 2018), procurando investigar práticas pedagógicas do ensino do conceito de paisagem e de que forma podem contribuir para a cidadania paisagística de crianças. Realizamos entrevistas com 4 docentes de Geografia do Ensino Fundamental, nas quais indicaram uma perspectiva crítica decolonial e dinâmica da paisagem, para além de uma noção pictórica. No entanto, para viabilizar o exercício da prática cidadã baseada no tempo presente, é importante que o(a) docente proponha ações de intervenção nas quais crianças e adolescentes têm a possibilidade de enunciar seus pontos de vista em diversos aspectos da vida pública relacionados à paisagem.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples