dc.relation | BALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira M. Bagatin. Educação ambiental comunitária: uma
experiência com a técnica de pesquisa snowball (bola de neve). REMEA-Revista
Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 27, 2011.
BARATA-SALGUEIRO, Teresa. Paisagem e geografia. Finisterra, v. 36, n. 72, p.
37-53,2001.
BARBOSA, David Tavares. Cidadania paisagística. Revista de Geografia (Recife), v.
35, n. 1, 2018.
BARBOSA, David Tavares. Ver, estar e ser na paisagem: cidadania paisagística e o
direito à paisagem na cidade do Recife/PE. Tese (Doutorado em Geografia -
Programa de Pós Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Rio de Janeiro, 310 p. 2020.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e
som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.
BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro:
eduerj, 2014a.
BESSE, Jean-Marc. VER A TERRA: SEIS ENSAIOS SOBRE A PAISAGEM E A
GEOGRAFIA. São Paulo: Perspectiva, 2014b.
BRASIL . Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Brasília: MEC.
Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.
gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso
em: 24 set 2021.
CASTRO, Lúcia Rabello de. A aventura urbana: crianças e jovens no Rio de Janeiro.
7Letras, 2004.
CASTRO, Lúcia Rabello de. Crianças e jovens na construção da cultura. NAU
Editora, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
COSGROVE, Denis. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas
paisagens humanas. CORRÊA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeny. Geografia
Cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: EdUERJ, p. 219-237, 2012.
GOMES, P.C.C. Espaço público, espaços públicos. GEOgraphia, v. 20, n. 44, p.
115-119, 2018.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista
brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
MACIEL, Caio Augusto Amorim; BARBOSA, David Tavares. PAISAGEM.
GEOgraphia, v. 23, n. 50, 2021.
MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. In: O que é cidadania.
1991.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. 4ª ed. Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MINAYO, M. C. S.; GOMES, S. F. D. R. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e
criatividade. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência.
CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009.
PRICE, Patricia L. In: JOHNSON, C. et al. (Eds.) The Wiley-Blackwell Companion to
Cultural Geography. Chichester: Wiley-Blackwell Ed., 2013. p. 118-129.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B.S.;
MENESES, M.P. Epistemologia do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p.84-130.
QVORTRUP, Jens. Infância e política. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p.
777-792, 2010.
REIS, Marília Freitas de Campos Tozoni. Pesquisa-ação em educação ambiental.
Pesquisa em educação ambiental, v. 3, n. 1, p. 155-169, 2008.
SANTOS, Milton. Paisagem e espaço. In.: Metamorfoses do espaço habitado:
fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6 ed. São Paulo: EdUSP, 2014.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania ativa.
Perspectiva, v. 23, n. 1, p. 17-40, 2005.
SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina.
Participação social e cidadania ativa das crianças. In RODRIGUES, Davi (Org.)
Inclusão e Educação. Doze Olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo.
Summus Editorial. 2006
SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância e cidade: restrições e possibilidades.
Educação, 41(2), 232-240. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.31317. 2018.
SILVA, J.M. et al. A visibilidade e a invisibilidade feminina na pesquisa geográfica:
uma questão de escolhas metodológicas. Abordagens Geográficas. v 1, n.1, p.
23-41, out./nov. 2010.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial.
2013. | pt_BR |