dc.creator | Oliveira, Carla Patrícia da Conceição Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T17:14:26Z | |
dc.date.available | 2023-03-22T17:14:26Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Carla Patrícia da Conceição Silva. Percepção de professores de química sobre a implementação do novo ensino médio. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/860 | |
dc.description.abstract | Provisional measure No. 746 of 22 published in September 2016 instituted the policy to encourage the implementation of full-time secondary schools, amending the Law of Guidelines and Bases of National Education, articles 35 and 36, in order to replace the Secondary Education curriculum through a diversified and flexible model called New Secondary Education (NSE), built on the basis of the Curricular Common National Base launched in 2018. Considering that, from 2022, the implementation of the reform has become mandatory and based on transition and in the perspectives generated for the implementation of these changes, our work investigated the perception of Chemistry teachers about the implementation of the NSE. Data collection was carried out using a Google form asking teachers about various issues such as their training, time they teach, network they teach, training itineraries assigned to them, number of Chemistry classes before and after implementation, frequency of planning with Physics and Biology teachers, among other issues. The results showed that 75% of the teachers interviewed considered the information passed on the NSE during training to be insufficient. Regarding the frequency of meetings, 55% of the professors answered that they do not regularly participate in planning moments with the Biology and Physics professors, another 25% answered that they meet infrequently, totaling 80% of the interviewees. The initial data suggest an alarming situation regarding the implementation of New Secondary Education in educational institutions | pt_BR |
dc.format.extent | 44 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Novo ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino - Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores de Química - Pesquisa | pt_BR |
dc.title | Percepção de professores de Química sobre a implementação do novo ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6393294012711187 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bernardo, Douglas Lopes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6552323438544091 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Celestino, Francisca Adriana Correia | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0197709546242411 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bernardo, Douglas Lopes | |
dc.contributor.referee2 | Celestino, Francisca Adriana Correia | |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Verônica Maria do | |
dc.contributor.referee4 | Ramos, Sérgio Murilo Sousa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6552323438544091 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0197709546242411 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1037192300336635 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1391025786760593 | pt_BR |
dc.publisher.department | Barreiros | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.description.resumo | A medida provisória no 746 de 22 de setembro de 2016 instituiu a política de fomento à implementação das escolas de ensino médio em tempo integral alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), artigos 35 e 36, no intuito de substituir o currículo do Ensino Médio por um modelo diversificado e flexível denominado Novo Ensino Médio (NEM), construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Considerando que, a partir de 2022 a implementação da reforma tornou-se obrigatória e baseada neste momento de transição e nas perspectivas geradas para a implementação dessas mudanças, o nosso trabalho investigou a percepção de professores de Química sobre a implementação do NEM. A coleta de dados foi realizada através de formulário do Google indagando aos professores sobre várias questões como suas formações, tempo que lecionam, rede que lecionam, itinerários formativos atribuídos a eles, número de aulas de Química antes e depois da implementação, frequência de reuniões de planejamento com os professores de Física e Biologia, dentre outras questões. Os resultados mostraram que 75% dos professores entrevistados consideraram insuficientes as informações passadas sobre o NEM durante as capacitações. Com relação à frequência das reuniões, 55% dos docentes responderam que não participam regularmente de momentos de planejamento com os professores de Biologia e Física, outros 25% responderam que se reúnem com baixa frequência, totalizando 80% dos entrevistados. Os dados iniciais sugerem uma situação alarmante com relação à implementação do Novo Ensino Médio nas instituições de ensino | pt_BR |