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dc.creatorOliveira, Alice Martins Soares de
dc.date.accessioned2022-12-28T16:47:29Z
dc.date.available2022-12-28T16:47:29Z
dc.date.issued2022-12-10
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alice Martins da Silva de. Educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial: perspectivas e desafios do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE – Campus Recife. 2022.102f.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/795
dc.description.abstractO objetivo principal desta pesquisa foi compreender e sistematizar as perspectivas e desafios de estudantes e professores no contexto da formação docente inicial sobre a educação das relações étnico-raciais no curso de licenciatura em geografia. Esse foco de investigação foi construído a partir do reconhecimento da importância desta temática para a formação de professores em geografia e para o fortalecimento de uma educação democrática e que de fato reconheça a multiculturalidade do povo brasileiro. Neste contexto apontamos os avanços e os desafios existentes nos estudos sobre os elementos históricos, culturais e sociais dos povos negros e indígenas apresentados durante o processo da formação de professores na licenciatura de geografia do IFPE campus Recife. Nosso estudo utiliza a abordagem metodológica qualitativa e como procedimento de coleta de dados adotamos a pesquisa participante apoiada na revisão bibliográfica, estudo documental, entrevista semiestruturada e análise de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os estudos no campo das relações étnico-raciais na educação apontam que, apesar dos avanços no campo legal representados pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e do aumento dos estudos desta temática, ainda estamos longe da efetivação do arcabouço legal e consequentemente de uma educação que respeite nossa diversidade étnico-racial em sua plenitude. Nossos dados identificaram uma nítida evolução da presença da educação das relações étnico-raciais no Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em geografia do IFPE (campus Recife), embora o atual contexto de desafios nos provoque para ampliar ainda mais estas conquistas. A análise das entrevistas com docentes e estudantes apontam para uma evolução na presença de conteúdos relacionados a educação das relações étnico-raciais, mas também apontam a necessidade de aperfeiçoamento das práticas didáticas pedagógicas e maior presença destes conteúdos na geografia humana, na geografia física bem como na área da educação. A educação geográfica tem um grande potencial para enfrentar o racismo que ainda frequenta nossas salas de aulas. Os resultados aqui encontrados apontam e reforçam esse achado científico.pt_BR
dc.format.extent102f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo. V. 33, n.º 2. p. 281-295, maio/agosto,: 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/8gDXyFChcHMd5p6drYRgQSn/?format=pdf&lang=pt Acesso em 20/01/2022. AMORIM, Ana Carla de; MARQUES, Gisela de Moura Bluma. A formação docente e a prática pedagógica do professor iniciante. Congresso Nacional de Educação (13). Curitiba, Paraná, 2017. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25078_11999.pdf>. Acesso em 05 de junho de 2021. (Anais) BATISTA, Maria de Fátima Oliveira. A Contribuição do Movimento Negro de Pernambuco na Construção da Lei nº 10.639/03. In: SANTIAGO, E.; SILVA, D.; SILVA, C. (Org.). Educação, Escolarização e Identidade Negra: 10 anos de pesquisa sobre relações raciais no PPGE/UFPE. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. BRASIL. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titleEducação das relações étnico-raciais e formação docente inicial : perspectivas e desafios do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recifept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3635558395922939pt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Clézia Aquino de Braga
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3635558395922939pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271599721542630pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Clézia Aquino de
dc.contributor.referee2Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.referee3Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7464113428409195pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271599721542630pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa foi compreender e sistematizar as perspectivas e desafios de estudantes e professores no contexto da formação docente inicial sobre a educação das relações étnico-raciais no curso de licenciatura em geografia. Esse foco de investigação foi construído a partir do reconhecimento da importância desta temática para a formação de professores em geografia e para o fortalecimento de uma educação democrática e que de fato reconheça a multiculturalidade do povo brasileiro. Neste contexto apontamos os avanços e os desafios existentes nos estudos sobre os elementos históricos, culturais e sociais dos povos negros e indígenas apresentados durante o processo da formação de professores na licenciatura de geografia do IFPE campus Recife. Nosso estudo utiliza a abordagem metodológica qualitativa e como procedimento de coleta de dados adotamos a pesquisa participante apoiada na revisão bibliográfica, estudo documental, entrevista semiestruturada e análise de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os estudos no campo das relações étnico-raciais na educação apontam que, apesar dos avanços no campo legal representados pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e do aumento dos estudos desta temática, ainda estamos longe da efetivação do arcabouço legal e consequentemente de uma educação que respeite nossa diversidade étnico-racial em sua plenitude. Nossos dados identificaram uma nítida evolução da presença da educação das relações étnico-raciais no Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em geografia do IFPE (campus Recife), embora o atual contexto de desafios nos provoque para ampliar ainda mais estas conquistas. A análise das entrevistas com docentes e estudantes apontam para uma evolução na presença de conteúdos relacionados a educação das relações étnico-raciais, mas também apontam a necessidade de aperfeiçoamento das práticas didáticas pedagógicas e maior presença destes conteúdos na geografia humana, na geografia física bem como na área da educação. A educação geográfica tem um grande potencial para enfrentar o racismo que ainda frequenta nossas salas de aulas. Os resultados aqui encontrados apontam e reforçam esse achado científico.pt_BR


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