dc.relation | ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e
formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de
formação. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo. V. 33, n.º 2. p. 281-295,
maio/agosto,: 2007. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ep/a/8gDXyFChcHMd5p6drYRgQSn/?format=pdf&lang=pt
Acesso em 20/01/2022.
AMORIM, Ana Carla de; MARQUES, Gisela de Moura Bluma. A formação docente
e a prática pedagógica do professor iniciante. Congresso Nacional de Educação
(13). Curitiba, Paraná, 2017. Disponível em:
<https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25078_11999.pdf>. Acesso em 05 de
junho de 2021. (Anais)
BATISTA, Maria de Fátima Oliveira. A Contribuição do Movimento Negro de
Pernambuco na Construção da Lei nº 10.639/03. In: SANTIAGO, E.; SILVA, D.; SILVA,
C. (Org.). Educação, Escolarização e Identidade Negra: 10 anos de pesquisa sobre
relações raciais no PPGE/UFPE. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010.
BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília:
Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_201
6.pdf Acesso em 28 de agosto de 2021.
BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do
Brasil. 3. ed. ─ Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012.
Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/137602/Constituicoes_Brasileira
s_v3_1934.pdf?sequence=10 Acesso em 28 de julho de 2021.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de marco de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial
da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e
Indígena”. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm.
Acesso em 01/02/2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a
educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro brasileira e indígena. Ministério da Educação. 2004. Disponível em:
https://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-
%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf.
Acesso em 18 de junho de 2021ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e
formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de
formação. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo. V. 33, n.º 2. p. 281-295,
maio/agosto,: 2007. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ep/a/8gDXyFChcHMd5p6drYRgQSn/?format=pdf&lang=pt
Acesso em 20/01/2022.
AMORIM, Ana Carla de; MARQUES, Gisela de Moura Bluma. A formação docente
e a prática pedagógica do professor iniciante. Congresso Nacional de Educação
(13). Curitiba, Paraná, 2017. Disponível em:
<https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25078_11999.pdf>. Acesso em 05 de
junho de 2021. (Anais)
BATISTA, Maria de Fátima Oliveira. A Contribuição do Movimento Negro de
Pernambuco na Construção da Lei nº 10.639/03. In: SANTIAGO, E.; SILVA, D.; SILVA,
C. (Org.). Educação, Escolarização e Identidade Negra: 10 anos de pesquisa sobre
relações raciais no PPGE/UFPE. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010.
BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília:
Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_201
6.pdf Acesso em 28 de agosto de 2021.
BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do
Brasil. 3. ed. ─ Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012.
Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/137602/Constituicoes_Brasileira
s_v3_1934.pdf?sequence=10 Acesso em 28 de julho de 2021.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de marco de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial
da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e
Indígena”. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm.
Acesso em 01/02/2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a
educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro brasileira e indígena. Ministério da Educação. 2004. Disponível em: https://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-
%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf.Acesso em 18 de junho de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Conselho Nacional de Educação Brasília: 1999. Disponível em: Acesso em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb014_99.pdf Acesso em 18 de
junho de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para a formação de professores
indígenas. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 2002.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Livro.pdf Acesso em 18 de
junho de 2021.
CASTRO, Iná Elias; CORRÊA, Roberto Lobato; GOMES, Paulo Cesar da Costa.
Geografia: conceitos e temas. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 352p.
CARVALHO, Caio Venâncio Duarte et al.. Aplicação de questionários online na
pesquisa científica com idosos: relato de experiência. Anais V CIEH... Campina
Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em:
https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/34116 Acesso em: 28/07/2021.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o
ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e Diversidade: construção de
conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos
sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto, 2006.
CORENZA, Janaína de Azevedo. Formação inicial de professores: conversas sobre
relações raciais e educação. Curitiba: Appris, 2018.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito chave da geografia. In: In: CASTRO,
Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia:
conceitos e temas. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
FERREIRA JUNIOR, Amarilio. História da Educação Brasileira: da Colônia ao
século XX. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. (Tradução Luiz Felipe Neves).
Rio de janeiro: Forense Universitária, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
68. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas
contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1998.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo:
Atlas, 1999.
GOMES, Rodrigo Dutra. Geografia, Dualidade e Complexidade. Revista de
Geografia. Recife, 2020. ISSN 0104-5490. Disponível em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/246342 Acesso em: 03
de out. de 2021.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves.
Movimento Negro e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 15, São Paulo,
2000, p. 134-158. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8rz8S3Dxm9ZLBghPZGKtPjv/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 15 de out. 2021.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.
(Tradução de Marcelo Brandão Cipolla) 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes: 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia do
IFPE Campus Recife. Recife: IFPE, 2014. Disponível em
https://www.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/superiores/licenciaturas/geografia/proje
to-pedagogico/ppc_geografia.pdf/view Acessado em 20/03/2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia do
IFPE Campus Recife. Recife: IFPE, 2019. Disponível em:
https://www.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/superiores/licenciaturas/geografia/
projeto-pedagogico/ppc-licenciatura-em-geografia-recife_revisado_28_12_2018.pdf
Acessado em: 20/03/2020.
LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre
os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. Disponível em
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/indio_brasileiro.pdf
Acessado em 20/12/2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: Teoria, Método e
Criatividade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
MOEHLECKE, Sabrina. As políticas da diversidade na Educação no governo Lula.
Cadernos de Pesquisa, v. 39. n. 137, maio/ago. 2009. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/cp/a/6sqK6cXTNSSdGNVCRxzHmML/abstract/?lang=pt
Acessado em 15/12/2021.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente: implicações na
formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto, Brasília, ano 16. n.
70, abr./jun. 1996. Disponível em:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/bitstream/123456789/7711/1/O%20Paradigma%
20Educacional%20Emerg%C3%AAnte.pdf Acessado em 15/08/2020.
MUNANGA, Kabengele (org.) – Superando o racismo na escola. – [Brasília]:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e
Diversidade, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf Acessado em
30/08/2020.
PENHA, Andréa dos Santos; CANTÓIA, Sílvia Fernanda. Relações Étnico Raciais
no Ensino de Geografia. XIX Encontro Nacional de Geógrafos. Pensar e fazer a
Geografia Brasileira no século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural
na nova geopolítica mundial. Julho, 2008, João Pessoa.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da
docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade
docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores. Saberes da Docência e
Identidade do Professor. Nuances. v. III, setembro de 1997. Disponível:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1287224/mod_resource/content/1/Pimenta_F
orm%20de%20profs%20e%20saberes%20da%20docencia.pdf Acessado em:
05/11/2021.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria
e prática. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto
Alegre: Artmed, 2000.
SANTIAGO Eliete, SILVA, Claudine, SILVA, Delma. Educação, escolarização e
identidade negra: 10 anos de pesquisa sobre relações sociais no PPGE/UFPE.
Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010.
SANTOS, Joel Rufino dos. O que é racismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SANTOS, Milton. e SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do
século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da. et al. Pesquisa documental: alternativa
investigativa na formação docente. Anais EDUCERE (IX). Curitiba: PUCPR, 2009.
Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3124_1712.pdf Acesso
em: 29/07/2021.
SILVA, Maria da Penha da. A temática indígena no currículo escolar à luz da lei
11.645/2008. Cadernos de Pesquisa, v. 17, maio de 2010. p. 39-47.Disponível:
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/
244 Acesso em: 05 fev. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2011.
TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. O saber profissional dos professores –
fundamentos e epistemologia. In: Seminário de Pesquisa sobre o Saber Docente,
1996. Anais Fortaleza: UFCE, 1996.
THEBAS, Adriana de Medeiros Marcolano et al. Educação das Relações Étnico raciais: conceitos e perspectivas para a superação do racismo na educação brasileira.
XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XVIII Encontro Latino
Americano de Pós-Graduação e VIII Encontro de Iniciação à Docência –
Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos, 2018. Disponível em
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2018/anais/arquivos/RE_0663_0385_01.pdf
Acessado em 15/11/2021.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. ÁVILA, Cristina Maria (Org). Profissão docente:
novos sentidos, novas perspectivas. 2ª. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2010.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações
étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de ciências.
Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, nº 3, p. 705-718, set./dez. 2010.
Disponível: https://www.scielo.br/j/ep/a/wqb8HvXMVG8C8KD7hKn5Tms/?lang=pt&format=pdf
Acessado em 30/05/2020. | pt_BR |