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dc.creatorFrança, Maria Luiza Silva de
dc.date.accessioned2019-11-12T14:01:08Z
dc.date.available2019-11-12T14:01:08Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.identifier.citationFRANÇA, Maria Luiza Silva de. Análise de custos do processo de certificação ambiental no setor de transporte público como subsídio para tomada de decisão. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, Dpp, Ifpe, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/77
dc.description.abstractThe type of service provided by bus transportation companies that serve the metropolitan region of Recife through the sector generates significant environmental impacts. Companies as a whole within this system have been presenting with correct and sustainable socio-environmental attitudes and soberly viable when it comes to their management practice. From this point on the environmental management presented within a strategic planning as a competitive way, presenting the organizations that mitigate the negative impacts it is possible to bring with it an economy for the company that encompasses a whole concept reaching society directly. Demonstrating that you can have good environmental performance, meet legal requirements and work together with society within the transportation industry. Thus adhering to socially and environmentally responsible behavior reducing the negative impact and strengthening the quality of transport services. In the state of Pernambuco, specifically, it is possible to see a movement of companies to install and improve the certified Environmental Management System. The present work evaluated cost analysis of the environmental certification process in the public transport sector as a decision making subsidy, where data from a budget with savings of more than 30% in its total value, with an environmental management system are analyzed. consistent and proactive. It is not enough for transportation companies to show evidence that they have new strategies that encompass, among other things, customer focus and meeting their expectations, but it is important to begin to appreciate how they are doing and structuring their business for the company. production of these services. They must be aware of the environmental impacts that they cause to society today, as well as being updated, seeking to apply the concepts of sustainability so as not to harm future generations.pt_BR
dc.format.extent66 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectSistema de gestão ambientalpt_BR
dc.subjectResultadospt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.titleAnálise de custos do processo de certificação ambiental no setor de transporte público como subsídio para tomada de decisãopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8464542043654180pt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Rejane Jurema Mansur Custódio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1864641085946561pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lyra, Marília Regina Costa Castro
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8377604450079156pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira
dc.contributor.referee2Berger, Rute
dc.contributor.referee3Nascimento, Rogéria Mendes do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312346687923790pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5395827385005105pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783592629711288pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Recifept_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Gestão Ambientalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoO tipo de serviço prestado pelas empresas de transporte por ônibus que atendem a Região Metropolitana do Recife pelo setor gera impactos ambientais significativos. As empresas como um todo dentro desse sistema, vêm se apresentando com atitudes socioambientais corretas e sustentáveis e sobriamente viáveis quando trata-se da sua prática de gestão. A partir deste ponto a gestão ambiental apresentada dentro de um planejamento estratégico como uma forma competitiva, apresentando as organizações que mitigar os impactos negativos é possível de trazer consigo uma economia para a empresa que abrange todo um conceito atingindo direta a sociedade. Demonstrando que se pode ter um bom desempenho ambiental, atender os requisitos legais e trabalhar junto com a sociedade dentro do setor de transporte. Aderindo assim o comportamento de responsabilidade social e ambiental diminuindo o impacto negativo e fortalecendo a qualidade dos serviços de transportes. No estado de Pernambuco, especificamente, é possível perceber um movimento das empresas no sentido de instalar e aprimorar o Sistema de Gestão Ambiental certificado. O presente trabalho avaliou análise de custos do processo de certificação ambiental no setor de transporte público como subsídio para tomada de decisão, onde são analisados dados de um orçamento com uma economia de mais de 30% no seu valor total, com um sistema de gestão ambiental consistente e proativo. Não bastam que as empresas de transporte mostrem evidências que dispõem de novas estratégias que englobam, entre outros pontos, o foco no cliente e o atendimento a suas expectativas, mas é importante que se inicie a apreciação de como estão executando e estruturando seus negócios para a produção desses serviços. Elas devem estar atentas aos impactos ao meio ambiente que as mesmas causam à sociedade na atualidade, além de estar atualizada, buscando aplicar os conceitos de sustentabilidade para não trazer prejuízos a gerações futuras.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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