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dc.creatorSilva, Pedro Camilo Calado da
dc.date.accessioned2022-12-05T18:28:48Z
dc.date.available2022-12-05T18:28:48Z
dc.date.issued2022-11-22
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Camilo Calado da ; SILVA, Cynthia Roberta Dias Torres. Comunicação eficaz na passagem de plantão de enfermagem : construção de tecnologia educativa. 22 f. (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/760
dc.description.abstractObjective: to build educational technology to promote effective communication in the shift change of the nursing team. Methods: multimethod study, developed in two stages: scope review to map the scientific production on effective communication in the nursing team's shift changeover and methodological study for the production of educational technology based on the construct of effective communication for safe shift changeover of the nursing team. nursing. Results: the content of the educational technology was structured according to national and international evidence, through 8 sections: “What is communication?”, “How to communicate during the shift change?”, “Are there barriers to communication? ”, “Errors and factors that predispose them”, “Strategies that can help us”, “SBAR - tool for effective communication”, “An example of SBAR being applied in practice” and “How to make the shift change a profitable moment” . Conclusion: the educational technology addressed barriers and strategies for effective communication used in the shift change of the nursing team. The educational technology was designed based on the construct of effective communication to implement a precise, unambiguous and complete process; and structured in sections aimed at presenting fundamental concepts, factors that predispose to failures in communication, as well as practices, tools and instruments for effective communication in the shift change of the nursing team.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEquipe de Enfermagempt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação eficazpt_BR
dc.subjectSegurança do Pacientept_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectProfissionais da Saúdept_BR
dc.titleComunicação eficaz na passagem de plantão de enfermagem: construção de tecnologia educativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983612038117084pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cynthia Roberta Dias Torres
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4138422258971732pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alcoforado, Josicleide Montenegro da Silva Guedes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4536554280785587pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre, Ana Carla Silva
dc.contributor.referee2Sá, Guilherme Guarino de Moura
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8832022730343469pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7392865734545404pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApt_BR
dc.description.resumoObjetivo: construir tecnologia educativa do tipo guia, para promoção da comunicação eficaz na passagem de plantão da equipe de enfermagem. Métodos: estudo multimétodos, desenvolvido em duas etapas: revisão de escopo para mapear a produção científica sobre comunicação eficaz na passagem de plantão da equipe de enfermagem e estudo metodológico para produção de tecnologia educativa com base no constructo de comunicação eficaz para passagem de plantão segura da enfermagem. Resultados: o conteúdo da tecnologia educativa foi estruturado de acordo com as evidências nacionais e internacionais, por meio de 8 seções: “O que é comunicação?”, “Como se comunicar durante a passagem de plantão?”, “Existem barreiras para comunicação?”, “Erros e fatores que os predispõem”, “Estratégias que podem nos ajudar”, “SBAR - ferramenta para comunicação eficaz”, “Um exemplo do SBAR sendo aplicado na prática” e “Como tornar a passagem de plantão um momento proveitoso”. Conclusão: a tecnologia educativa abordou barreiras e estratégias para comunicação eficaz utilizados na passagem de plantão da equipe de enfermagem. A tecnologia educativa foi elaborada com base no constructo de comunicação eficaz para operacionalização de um processo preciso, sem ambiguidade e completo; e estruturado em seções direcionadas a apresentação de conceitos fundamentais, fatores que predispõem a falhas na comunicação, bem como práticas, ferramentas e instrumentos para comunicação eficaz na passagem de plantão da equipe de enfermagem.pt_BR


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