Comunicação eficaz na passagem de plantão de enfermagem: construção de tecnologia educativa
Data
2022-11-22Autor
Silva, Pedro Camilo Calado da
http://lattes.cnpq.br/3983612038117084
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: construir tecnologia educativa do tipo guia, para promoção da
comunicação eficaz na passagem de plantão da equipe de enfermagem.
Métodos: estudo multimétodos, desenvolvido em duas etapas: revisão de
escopo para mapear a produção científica sobre comunicação eficaz na
passagem de plantão da equipe de enfermagem e estudo metodológico
para produção de tecnologia educativa com base no constructo de
comunicação eficaz para passagem de plantão segura da enfermagem.
Resultados: o conteúdo da tecnologia educativa foi estruturado de acordo
com as evidências nacionais e internacionais, por meio de 8 seções: “O
que é comunicação?”, “Como se comunicar durante a passagem de
plantão?”, “Existem barreiras para comunicação?”, “Erros e fatores que os
predispõem”, “Estratégias que podem nos ajudar”, “SBAR - ferramenta
para comunicação eficaz”, “Um exemplo do SBAR sendo aplicado na
prática” e “Como tornar a passagem de plantão um momento proveitoso”.
Conclusão: a tecnologia educativa abordou barreiras e estratégias para
comunicação eficaz utilizados na passagem de plantão da equipe de
enfermagem. A tecnologia educativa foi elaborada com base no constructo
de comunicação eficaz para operacionalização de um processo preciso,
sem ambiguidade e completo; e estruturado em seções direcionadas a
apresentação de conceitos fundamentais, fatores que predispõem a falhas
na comunicação, bem como práticas, ferramentas e instrumentos para
comunicação eficaz na passagem de plantão da equipe de enfermagem.