• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Bacharelado em Enfermagem
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Bacharelado em Enfermagem
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Comunicação eficaz na passagem de plantão de enfermagem: construção de tecnologia educativa

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Comunicação eficaz na passagem de plantão de enfermagem - construção de tecnologia educativa.pdf (781.9Kb)
    Data
    2022-11-22
    Autor
    Silva, Pedro Camilo Calado da
    http://lattes.cnpq.br/3983612038117084
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Objetivo: construir tecnologia educativa do tipo guia, para promoção da comunicação eficaz na passagem de plantão da equipe de enfermagem. Métodos: estudo multimétodos, desenvolvido em duas etapas: revisão de escopo para mapear a produção científica sobre comunicação eficaz na passagem de plantão da equipe de enfermagem e estudo metodológico para produção de tecnologia educativa com base no constructo de comunicação eficaz para passagem de plantão segura da enfermagem. Resultados: o conteúdo da tecnologia educativa foi estruturado de acordo com as evidências nacionais e internacionais, por meio de 8 seções: “O que é comunicação?”, “Como se comunicar durante a passagem de plantão?”, “Existem barreiras para comunicação?”, “Erros e fatores que os predispõem”, “Estratégias que podem nos ajudar”, “SBAR - ferramenta para comunicação eficaz”, “Um exemplo do SBAR sendo aplicado na prática” e “Como tornar a passagem de plantão um momento proveitoso”. Conclusão: a tecnologia educativa abordou barreiras e estratégias para comunicação eficaz utilizados na passagem de plantão da equipe de enfermagem. A tecnologia educativa foi elaborada com base no constructo de comunicação eficaz para operacionalização de um processo preciso, sem ambiguidade e completo; e estruturado em seções direcionadas a apresentação de conceitos fundamentais, fatores que predispõem a falhas na comunicação, bem como práticas, ferramentas e instrumentos para comunicação eficaz na passagem de plantão da equipe de enfermagem.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/760
    Collections
    • Bacharelado em Enfermagem
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião