Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Erivan Antônio dos Santos
dc.date.accessioned2022-11-09T20:26:46Z
dc.date.available2022-11-09T20:26:46Z
dc.date.issued2021-12-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/743
dc.description.abstractThis research aims to teach science in elementary school grades, based on the perception of the student's daily life and integrating their experiences with the physical-chemical and biochemical contents provided for by the BNCC 2018 (National Common Curriculum Base). The approach to knowledge of chemistry, physics and biology intertwined with the science discipline is a way to introduce the student to the basic concepts of phenomena that govern life on our planet as it is, but these concepts are not always developed in a way significant in students, this project aims to make sense of the contents covered in the classroom, in order to make the participants observe the importance of research in the early grades of elementary school. The project has a line of investigation and active participation of students, bringing only the researcher as a mediating agent in the teaching and learning process, thus seeking to immerse the participant in the research and forcing him to build knowledge only under the researcher's guidance. Using recyclable materials, students were instructed to set up a functional freshwater aquarium, respecting the essential needs for the development of aquatic life, from this activity the participants had the opportunity to know, explore and correlate environmental scientific knowledge, giving importance to reactions vital chemistry for an aquatic life. With the completion of the project, students had the opportunity to relate their learning with their personal life, enabling them to change habits that harm nature as well as their social environment.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABRANTES, L. Brainstorming: faça uma chuva de ideias! Goiânia: Unifan, 2016. Disponível em: http://saiadolugar.com.br/brainstorming/. Acesso em: 15 jul. 2018. ANDREWS A.; EXCELL A.; CARRINGTON N. The manual of fish health. London: salamander books Ltd., 1988. AQUÁRIO. In. DICIO Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2021. Disponível em: https://www.dicio.com.br/aquario/. Acesso em 15 de julho 2018. AQUÁRIO. In. MICHAELIS, Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo, 2020. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno- portugues/busca/portugues-brasileiro/aquario. Acesso em: 24 maio 2021. BACHELARD, G. A noção de obstáculo epistemológico. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 5. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. BOULENGER, E. G. The aquarium book. Londres: Duckworth, 1925. BLOUGH, Patricia M.; SCHAFER, Kenneth L. Electrical responses of the pigeon eye to changes in wavelength of the stimulating light. Vision Research, v. 12, n. 5, p. 981-991, 1972. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Ciências naturais. Brasília, 1998. BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Capivari: Conteúdo, 2010. CAPELETTO, A. Biologia e Educação ambiental: roteiros de trabalho. São Paulo: Ática, 1992. p. 224 DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004. GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOSSE, P. H. On manufactured sea-water for the aquarium. Annals and Magazine of Natural History, v.14, 1854. MÉDICI, M. S.; TATTO, E. R.; LEÃO, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Mato grosso: Thema, 2020. MINAYO, M. S. et al. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. MUNFORD, D. Ensinar ciências por investigação: em que estamos de acordo? Minas gerais: Ensaio, 2007. NACCARATO W.; BROTTO R.O. O aquarísmo marinho: teoria e prática. São Paulo: Marazul, 1990. OLIVEIRA, N.A. da S. A percepção dos resíduos sólidos (lixo) de origem Domiciliar, no bairro Cajuru-Curitiba-PR: um olhar Reflexivo a partir da educação ambiental. Curitiba: Repositório da Universidade Federal do Paraná, 2006. ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências. 12.ed. Rio grande do Sul: IENCI, 2007. SANTOS, A. C. C. et al. ECOSSISTEMA DE AQUÁRIO. Paraná: EPCC, 2007. SILVA, C. O. et al. A importância da reciclagem para o meio ambiente. Salvador: SEMOC, 2007. TRENTIN, F. Aquariologia como ferramenta de ensino em ciências em escolas dos municípios do oeste do Paraná. Paraná: Repositório da Universidade Federal do Paraná, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectAquáriopt_BR
dc.titleUma proposta pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza a partir da construção de um aquário sustentávelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1008771434712782pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Antônio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635949814754861pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como propósito o ensino de ciências em séries do ensino fundamental, baseando-se na percepção do cotidiano do estudante e integrando suas vivências com os conteúdos físico-químicos e bioquímicos previstos pela Base Nacional Comum Curricular. A abordagem do conhecimento da química, física e biologia entrelaçada a disciplina de ciências é uma forma de introduzir o estudante com os conceitos básicos de fenômenos que regem a vida no nosso planeta do jeito que ela é, porém nem sempre esses conceitos são desenvolvidos de forma significativa nos estudantes, esse projeto visa dar sentido aos conteúdos abordados em sala, a fim de fazer os participantes observarem a importância da pesquisa nas séries iniciais do ensino fundamental. O projeto possui uma linha de investigação e participação ativa dos estudantes, trazendo apenas o pesquisador como um agente mediador no processo de ensino e aprendizagem, buscando assim imergir o participante na pesquisa e o forçando a construir o conhecimento apenas sob orientação do pesquisador. Utilizando materiais recicláveis os estudantes foram instruídos a montar um aquário de água doce funcional, respeitando as necessidades essenciais para o desenvolvimento da vida aquática, a partir dessa atividade os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, explorar e relacionar o conhecimento científico ambiental dando importância as reações físico química vitais para uma vida aquática. Com a finalização do projeto os estudantes tiveram a oportunidade de relacionar o seu aprendizado com sua vida pessoal, possibilitando a mudança dos hábitos que prejudicam a natureza como também o seu meio social.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto