• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Recife
    • Licenciatura em Geografia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Recife
    • Licenciatura em Geografia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    A Educação Ambiental no Ensino Fundamental do 6º AO 9º ANO: Um Estudo de Caso na Escola Estadual Joaquim Amazonas, PE

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de Conclusão de Curso (712.2Kb)
    Data
    2021-09-24
    Autor
    Silva, Walter Santiago da
    http://lattes.cnpq.br/1192934463212151
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O século XXI teve no seu início um grande debate sobre os temas relacionados ao meio ambiente: aquecimento global, efeito estufa, aumento da temperatura mundial, degelo das calotas polares, gases poluentes, etc. A problematização dessas questões indica soluções diversas, porém, em todas elas são inclusas uma educação voltada para o desenvolvimento sustentável. A educação ambiental tem uma grande importância para a proteção do meio ambiente e ampliação do direito aos benefícios dos serviços ecossistêmicos. Assim, esse trabalho teve como objetivo geral analisar como a Educação Ambiental está sendo trabalhada na Escola Estadual Joaquim Amazonas, no Município de Camaragibe-PE. A abordagem da pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa. Foram aplicados dois questionários: o primeiro foi aplicado a 109 alunos da escola, e o segundo a 20 professores. Também foi realizada entrevista com a direção da escola. Como resultados, observou-se que que a escola pesquisada não possui projetos interdisciplinares no campo ambiental, porém, realiza atividades em datas comemorativas, além disso foi observado a aplicação de três sequências didáticas com temas ambientais pelos professores, porém, isso por si só não garante uma perspectiva de educação ambiental transformadora. Falta na escola pesquisada uma estratégia que adeque o exposto no PPP e nos BCN para o desenvolvimento de ações voltadas para Educação Ambiental no ambiente escolar.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/724
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião