A Educação Ambiental no Ensino Fundamental do 6º AO 9º ANO: Um Estudo de Caso na Escola Estadual Joaquim Amazonas, PE
Visualizar/ Abrir
Data
2021-09-24Autor
Silva, Walter Santiago da
http://lattes.cnpq.br/1192934463212151
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O século XXI teve no seu início um grande debate sobre os temas relacionados ao
meio ambiente: aquecimento global, efeito estufa, aumento da temperatura mundial,
degelo das calotas polares, gases poluentes, etc. A problematização dessas
questões indica soluções diversas, porém, em todas elas são inclusas uma
educação voltada para o desenvolvimento sustentável. A educação ambiental tem
uma grande importância para a proteção do meio ambiente e ampliação do direito
aos benefícios dos serviços ecossistêmicos. Assim, esse trabalho teve como objetivo
geral analisar como a Educação Ambiental está sendo trabalhada na Escola
Estadual Joaquim Amazonas, no Município de Camaragibe-PE. A abordagem da
pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa. Foram aplicados dois
questionários: o primeiro foi aplicado a 109 alunos da escola, e o segundo a 20
professores. Também foi realizada entrevista com a direção da escola. Como
resultados, observou-se que que a escola pesquisada não possui projetos
interdisciplinares no campo ambiental, porém, realiza atividades em datas
comemorativas, além disso foi observado a aplicação de três sequências didáticas
com temas ambientais pelos professores, porém, isso por si só não garante uma
perspectiva de educação ambiental transformadora. Falta na escola pesquisada uma
estratégia que adeque o exposto no PPP e nos BCN para o desenvolvimento de
ações voltadas para Educação Ambiental no ambiente escolar.