dc.creator | Silva, Walter Santiago da | |
dc.date.accessioned | 2022-10-27T01:56:12Z | |
dc.date.available | 2022-10-27T01:56:12Z | |
dc.date.issued | 2021-09-24 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Walter Santiago da. A Educação Ambiental no Ensino Fundamental do 6º AO 9º ANO: Um Estudo de Caso na Escola Estadual Joaquim Amazonas, PE. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Licenciatura em Geografia)- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/724 | |
dc.description.abstract | O século XXI teve no seu início um grande debate sobre os temas relacionados ao
meio ambiente: aquecimento global, efeito estufa, aumento da temperatura mundial,
degelo das calotas polares, gases poluentes, etc. A problematização dessas
questões indica soluções diversas, porém, em todas elas são inclusas uma
educação voltada para o desenvolvimento sustentável. A educação ambiental tem
uma grande importância para a proteção do meio ambiente e ampliação do direito
aos benefícios dos serviços ecossistêmicos. Assim, esse trabalho teve como objetivo
geral analisar como a Educação Ambiental está sendo trabalhada na Escola
Estadual Joaquim Amazonas, no Município de Camaragibe-PE. A abordagem da
pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa. Foram aplicados dois
questionários: o primeiro foi aplicado a 109 alunos da escola, e o segundo a 20
professores. Também foi realizada entrevista com a direção da escola. Como
resultados, observou-se que que a escola pesquisada não possui projetos
interdisciplinares no campo ambiental, porém, realiza atividades em datas
comemorativas, além disso foi observado a aplicação de três sequências didáticas
com temas ambientais pelos professores, porém, isso por si só não garante uma
perspectiva de educação ambiental transformadora. Falta na escola pesquisada uma
estratégia que adeque o exposto no PPP e nos BCN para o desenvolvimento de
ações voltadas para Educação Ambiental no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 52f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | AMARAL, A. A importância de expor o trabalho dos alunos. 2012.
BELTRÂO, R. E. V. A Pesquisa Documental nos Estudos Recentes em
Administração Pública e Gestão Social no Brasil. 2011.
BOSA, C. R. B. Desafios da educação ambiental nas escolas municipais do
município de Caçador – SC. 2014.
CARMO, A. P. B. A educação ambiental no ensino fundamental para a
construção de uma sociedade sustentável. 2012.
CARVALHO, A. F. N. A perspectiva da educação ambiental no ensino
fundamental ii na escola pública a partir do relato dos alunos. 2017.
CRUZ, L. G. As políticas públicas de educação ambiental e sua inserção nas
escolas públicas: analisando a proposta da Agenda 21 Escolar. In Carlos Frederico
B. Loureiro, Rodrigo de A.C Lamosa. (Org.). Educação Ambiental no contexto
escolar: um balanço crítico da década da educação para o desenvolvimento
sustentável. 1ªed. Rio de Janeiro: Quartet, 2015.
ESCOLA JOAQUIM AMAZONAS. Plano Político Pedagógico. 2020
LOPES, T. M. Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em
uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico.
2012.
LOUREIRO, C. F. B. Premissas teóricas para uma educação ambiental
transformadora. Revista Ambiente e educação. 2003.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e educação para o desenvolvimento
sustentável: polêmicas, aproximações e distanciamentos In Educação Ambiental
no Contexto Escolar: um balanço crítico na década da educação para o
desenvolvimento sustentável. 2015.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em
Ciências Sociais. 2009.
FREITAS, R. S. O projeto político pedagógico: uma vivência cotidiana. 2018.
GOMES, C. S. F. Educação dialógica: a perspectiva de Paulo Freire para o
mundo da educação. 2020.
GREBIELUKA, D. Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação
Infantil. Revista Monografias Ambientais. 2014.
GUERRA, E. L. A. Manual de Pesquisa Qualitativa. 2014.
MARÃES, M. PLACIDO, P.O. A promoção da parceria empresa-escola: a construção
do consenso em torno do discurso do desenvolvimento sustentável. In: Carlos
Frederico B. Loureiro, Rodrigo de A.C Lamosa. (Org.). Educação Ambiental no
contexto escolar: um balanço crítico da década da educação para o
desenvolvimento sustentável. 1ºed. Rio de Janeiro: Quartet, 2015.
MELO, E. M. Sequências Didáticas para Educação Ambiental: Uma abordagem
interdisciplinar no estudo da água. 2019.
MESQUITA, A. Gestão democrática: integração escola e comunidade. 2013.
MOYSÈS, G. L. R. Coleta de dados para a pesquisa acadêmica: um estudo sobre
a elaboração, a validação e a aplicação eletrônica de questionário. 2007.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÂO AMBIENTAL. 1999.
PELLEGRINI, D. Avaliar para ensinar melhor: Da análise diária dos alunos surgem
maneiras de fazer com que todos aprendam. 2003.
ROCHA, J. C. Um Olhar sobre a Lei 9.795/99 que dispõe sobre a Educação
Ambiental e Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. 2010
OLIVEIRA, G. C. S. Educação ambiental: práticas pedagógicas na educação
infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 2014.
SANCHES, M. F. Efetivação do projeto político pedagógico como inovador das
práticas pedagógicas. Vol. 1. 2010.
SANTOS, S. P. A importância da educação ambiental nas escolas para a
construção de uma sociedade sustentável. 2016.
SPADA, I. P. Desafios da educação ambiental no ensino formal. 2012.
SILVA, D. A. O desenvolvimento da ideia de educação ambiental. 2014.
SILVA, C. O. Educação ambiental no Ensino Fundamental II: o lugar que temos; o
lugar que queremos. 2016.
SILVA, J. S. Conceitos geográficos como ferramenta de promoção da educação
ambiental. 2014.
SILVA, L. M. R. Educação Ambiental e semana do meio ambiente: a importância
de atividades permanentes. 2020
SILVA. P. B. Observação como Técnica de Pesquisa Qualitativa: Panorama em
Periódicos Contábeis Brasileiros.2018.
MARÃES, M. PLACIDO, P.O. A promoção da parceria empresa-escola: a construção
do consenso em torno do discurso do desenvolvimento sustentável. In: Carlos
Frederico B. Loureiro, Rodrigo de A.C Lamosa. (Org.). Educação Ambiental no
contexto escolar: um balanço crítico da década da educação para o
desenvolvimento sustentável. 1ºed. Rio de Janeiro: Quartet, 2015.
MELO, E. M. Sequências Didáticas para Educação Ambiental: Uma abordagem
interdisciplinar no estudo da água. 2019.
MESQUITA, A. Gestão democrática: integração escola e comunidade. 2013.
MOYSÈS, G. L. R. Coleta de dados para a pesquisa acadêmica: um estudo sobre
a elaboração, a validação e a aplicação eletrônica de questionário. 2007.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÂO AMBIENTAL. 1999.
PELLEGRINI, D. Avaliar para ensinar melhor: Da análise diária dos alunos surgem
maneiras de fazer com que todos aprendam. 2003.
ROCHA, J. C. Um Olhar sobre a Lei 9.795/99 que dispõe sobre a Educação
Ambiental e Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. 2010
OLIVEIRA, G. C. S. Educação ambiental: práticas pedagógicas na educação
infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 2014.
SANCHES, M. F. Efetivação do projeto político pedagógico como inovador das
práticas pedagógicas. Vol. 1. 2010.
SANTOS, S. P. A importância da educação ambiental nas escolas para a
construção de uma sociedade sustentável. 2016.
SPADA, I. P. Desafios da educação ambiental no ensino formal. 2012.
SILVA, D. A. O desenvolvimento da ideia de educação ambiental. 2014.
SILVA, C. O. Educação ambiental no Ensino Fundamental II: o lugar que temos; o
lugar que queremos. 2016.
SILVA, J. S. Conceitos geográficos como ferramenta de promoção da educação
ambiental. 2014.
SILVA, L. M. R. Educação Ambiental e semana do meio ambiente: a importância
de atividades permanentes. 2020
SILVA. P. B. Observação como Técnica de Pesquisa Qualitativa: Panorama em
Periódicos Contábeis Brasileiros.2018.
SILVA, S. M. Panorama da Educação Ambiental Crítica. 2017 In Políticas Públicas
na Educação Brasileira, Atena Editora. 2018.
SILVA, T. A. A. Educação Ambiental: Pesquisa e prática no sertão alagoano.
Editora UFPE, 2011.
SOUZA, N. O. S. A Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental.
2014.
STEIN, D. S. Ações educativas ambientais no cotidiano de uma escola
Municipal de Santa Maria, RS. 2011.
TEIXEIRA, C. Interdisciplinaridade e transversalidade na educação ambiental:
Uma análise da remea (2010-2012). 2013.
UHMANN, R. I. M. U. Contextualização da educação ambiental no ensino de
ciências e química. 2017.
VIVA MAR, Sensibilizar e Conscientizar: Qual a diferença? 2021.
VIRGENS, R. A. A educação ambiental no ambiente escolar. 2011
YIN, Robert K. Estudo de caso. Planejamento e métodos. 2001. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Percepção ambiental | pt_BR |
dc.title | A Educação Ambiental no Ensino Fundamental do 6º AO 9º ANO: Um Estudo de Caso na Escola Estadual Joaquim Amazonas, PE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1192934463212151 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Anselmo César Vasconcelos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4403057502641157 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra, Anselmo César Vasconcelos | |
dc.contributor.referee2 | Lins, Eduardo Antônio Maia | |
dc.contributor.referee3 | Lirbório, Lúcia Ferreira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4403057502641157 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6148771863554184 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/125361242770519 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.description.resumo | O século XXI teve no seu início um grande debate sobre os temas relacionados ao
meio ambiente: aquecimento global, efeito estufa, aumento da temperatura mundial,
degelo das calotas polares, gases poluentes, etc. A problematização dessas
questões indica soluções diversas, porém, em todas elas são inclusas uma
educação voltada para o desenvolvimento sustentável. A educação ambiental tem
uma grande importância para a proteção do meio ambiente e ampliação do direito
aos benefícios dos serviços ecossistêmicos. Assim, esse trabalho teve como objetivo
geral analisar como a Educação Ambiental está sendo trabalhada na Escola
Estadual Joaquim Amazonas, no Município de Camaragibe-PE. A abordagem da
pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa. Foram aplicados dois
questionários: o primeiro foi aplicado a 109 alunos da escola, e o segundo a 20
professores. Também foi realizada entrevista com a direção da escola. Como
resultados, observou-se que que a escola pesquisada não possui projetos
interdisciplinares no campo ambiental, porém, realiza atividades em datas
comemorativas, além disso foi observado a aplicação de três sequências didáticas
com temas ambientais pelos professores, porém, isso por si só não garante uma
perspectiva de educação ambiental transformadora. Falta na escola pesquisada uma
estratégia que adeque o exposto no PPP e nos BCN para o desenvolvimento de
ações voltadas para Educação Ambiental no ambiente escolar. | pt_BR |