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dc.creatorSilva, Walter Santiago da
dc.date.accessioned2022-10-27T01:56:12Z
dc.date.available2022-10-27T01:56:12Z
dc.date.issued2021-09-24
dc.identifier.citationSILVA, Walter Santiago da. A Educação Ambiental no Ensino Fundamental do 6º AO 9º ANO: Um Estudo de Caso na Escola Estadual Joaquim Amazonas, PE. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Licenciatura em Geografia)- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/724
dc.description.abstractO século XXI teve no seu início um grande debate sobre os temas relacionados ao meio ambiente: aquecimento global, efeito estufa, aumento da temperatura mundial, degelo das calotas polares, gases poluentes, etc. A problematização dessas questões indica soluções diversas, porém, em todas elas são inclusas uma educação voltada para o desenvolvimento sustentável. A educação ambiental tem uma grande importância para a proteção do meio ambiente e ampliação do direito aos benefícios dos serviços ecossistêmicos. Assim, esse trabalho teve como objetivo geral analisar como a Educação Ambiental está sendo trabalhada na Escola Estadual Joaquim Amazonas, no Município de Camaragibe-PE. A abordagem da pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa. Foram aplicados dois questionários: o primeiro foi aplicado a 109 alunos da escola, e o segundo a 20 professores. Também foi realizada entrevista com a direção da escola. Como resultados, observou-se que que a escola pesquisada não possui projetos interdisciplinares no campo ambiental, porém, realiza atividades em datas comemorativas, além disso foi observado a aplicação de três sequências didáticas com temas ambientais pelos professores, porém, isso por si só não garante uma perspectiva de educação ambiental transformadora. Falta na escola pesquisada uma estratégia que adeque o exposto no PPP e nos BCN para o desenvolvimento de ações voltadas para Educação Ambiental no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent52f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAMARAL, A. A importância de expor o trabalho dos alunos. 2012. BELTRÂO, R. E. V. A Pesquisa Documental nos Estudos Recentes em Administração Pública e Gestão Social no Brasil. 2011. BOSA, C. R. B. Desafios da educação ambiental nas escolas municipais do município de Caçador – SC. 2014. CARMO, A. P. B. A educação ambiental no ensino fundamental para a construção de uma sociedade sustentável. 2012. CARVALHO, A. F. N. A perspectiva da educação ambiental no ensino fundamental ii na escola pública a partir do relato dos alunos. 2017. CRUZ, L. G. As políticas públicas de educação ambiental e sua inserção nas escolas públicas: analisando a proposta da Agenda 21 Escolar. In Carlos Frederico B. Loureiro, Rodrigo de A.C Lamosa. (Org.). Educação Ambiental no contexto escolar: um balanço crítico da década da educação para o desenvolvimento sustentável. 1ªed. Rio de Janeiro: Quartet, 2015. ESCOLA JOAQUIM AMAZONAS. Plano Político Pedagógico. 2020 LOPES, T. M. Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico. 2012. LOUREIRO, C. F. B. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Revista Ambiente e educação. 2003. LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável: polêmicas, aproximações e distanciamentos In Educação Ambiental no Contexto Escolar: um balanço crítico na década da educação para o desenvolvimento sustentável. 2015. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2009. FREITAS, R. S. O projeto político pedagógico: uma vivência cotidiana. 2018. GOMES, C. S. F. Educação dialógica: a perspectiva de Paulo Freire para o mundo da educação. 2020. GREBIELUKA, D. Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais. 2014. GUERRA, E. L. A. Manual de Pesquisa Qualitativa. 2014. MARÃES, M. PLACIDO, P.O. 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C. S. Educação ambiental: práticas pedagógicas na educação infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 2014. SANCHES, M. F. Efetivação do projeto político pedagógico como inovador das práticas pedagógicas. Vol. 1. 2010. SANTOS, S. P. A importância da educação ambiental nas escolas para a construção de uma sociedade sustentável. 2016. SPADA, I. P. Desafios da educação ambiental no ensino formal. 2012. SILVA, D. A. O desenvolvimento da ideia de educação ambiental. 2014. SILVA, C. O. Educação ambiental no Ensino Fundamental II: o lugar que temos; o lugar que queremos. 2016. SILVA, J. S. Conceitos geográficos como ferramenta de promoção da educação ambiental. 2014. SILVA, L. M. R. Educação Ambiental e semana do meio ambiente: a importância de atividades permanentes. 2020 SILVA. P. B. Observação como Técnica de Pesquisa Qualitativa: Panorama em Periódicos Contábeis Brasileiros.2018. MARÃES, M. PLACIDO, P.O. A promoção da parceria empresa-escola: a construção do consenso em torno do discurso do desenvolvimento sustentável. In: Carlos Frederico B. Loureiro, Rodrigo de A.C Lamosa. (Org.). Educação Ambiental no contexto escolar: um balanço crítico da década da educação para o desenvolvimento sustentável. 1ºed. Rio de Janeiro: Quartet, 2015. MELO, E. M. Sequências Didáticas para Educação Ambiental: Uma abordagem interdisciplinar no estudo da água. 2019. MESQUITA, A. Gestão democrática: integração escola e comunidade. 2013. MOYSÈS, G. L. R. Coleta de dados para a pesquisa acadêmica: um estudo sobre a elaboração, a validação e a aplicação eletrônica de questionário. 2007. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÂO AMBIENTAL. 1999. PELLEGRINI, D. Avaliar para ensinar melhor: Da análise diária dos alunos surgem maneiras de fazer com que todos aprendam. 2003. ROCHA, J. C. Um Olhar sobre a Lei 9.795/99 que dispõe sobre a Educação Ambiental e Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. 2010 OLIVEIRA, G. C. S. Educação ambiental: práticas pedagógicas na educação infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 2014. SANCHES, M. F. Efetivação do projeto político pedagógico como inovador das práticas pedagógicas. Vol. 1. 2010. SANTOS, S. P. A importância da educação ambiental nas escolas para a construção de uma sociedade sustentável. 2016. SPADA, I. P. Desafios da educação ambiental no ensino formal. 2012. SILVA, D. A. O desenvolvimento da ideia de educação ambiental. 2014. SILVA, C. O. Educação ambiental no Ensino Fundamental II: o lugar que temos; o lugar que queremos. 2016. SILVA, J. S. Conceitos geográficos como ferramenta de promoção da educação ambiental. 2014. SILVA, L. M. R. Educação Ambiental e semana do meio ambiente: a importância de atividades permanentes. 2020 SILVA. P. B. Observação como Técnica de Pesquisa Qualitativa: Panorama em Periódicos Contábeis Brasileiros.2018. SILVA, S. M. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.titleA Educação Ambiental no Ensino Fundamental do 6º AO 9º ANO: Um Estudo de Caso na Escola Estadual Joaquim Amazonas, PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1192934463212151pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Anselmo César Vasconcelos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403057502641157pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Anselmo César Vasconcelos
dc.contributor.referee2Lins, Eduardo Antônio Maia
dc.contributor.referee3Lirbório, Lúcia Ferreira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403057502641157pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6148771863554184pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/125361242770519pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoO século XXI teve no seu início um grande debate sobre os temas relacionados ao meio ambiente: aquecimento global, efeito estufa, aumento da temperatura mundial, degelo das calotas polares, gases poluentes, etc. A problematização dessas questões indica soluções diversas, porém, em todas elas são inclusas uma educação voltada para o desenvolvimento sustentável. A educação ambiental tem uma grande importância para a proteção do meio ambiente e ampliação do direito aos benefícios dos serviços ecossistêmicos. Assim, esse trabalho teve como objetivo geral analisar como a Educação Ambiental está sendo trabalhada na Escola Estadual Joaquim Amazonas, no Município de Camaragibe-PE. A abordagem da pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa. Foram aplicados dois questionários: o primeiro foi aplicado a 109 alunos da escola, e o segundo a 20 professores. Também foi realizada entrevista com a direção da escola. Como resultados, observou-se que que a escola pesquisada não possui projetos interdisciplinares no campo ambiental, porém, realiza atividades em datas comemorativas, além disso foi observado a aplicação de três sequências didáticas com temas ambientais pelos professores, porém, isso por si só não garante uma perspectiva de educação ambiental transformadora. Falta na escola pesquisada uma estratégia que adeque o exposto no PPP e nos BCN para o desenvolvimento de ações voltadas para Educação Ambiental no ambiente escolar.pt_BR


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