Mostrar registro simples

dc.creatorBarbosa, Quelsen Teixeira
dc.date.accessioned2022-10-14T16:51:23Z
dc.date.available2022-10-14T16:51:23Z
dc.date.issued2019-12-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/718
dc.description.abstractTeaching in an interdisciplinary way is an action that must be present in teaching dynamics so that learning takes place in a more meaningful way. It is a topic that brings with it diverse discussions among education professionals and, at the same time, of great repercussion, mainly because it is contemplated in the current legislation. Different conceptions of this term mean that the desire for a more meaningful learning is not always fulfilled. The aim of this work is to verify if the Chemistry Textbook (PNLD 2018-2020) that was adopted in a public high school in the municipality of Jaboatão dos Guararapes is used from an interdisciplinary perspective, that is, allowing a correlation between the contents of Chemistry with other areas of knowledge and the daily life of students, thus contributing to the formation of citizenship. This work was carried out based on the activities of the school itself, in a descriptive approach of conditions that show how much the discourse of interdisciplinarity can be found in the daily practice of the institution and its harmony with the daily lives of students.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, Rafael Silva de. Concepções dos (as) Docentes e Licenciandos (as) Sobre Possibilidades e Desafios de Uso do Livro Didático de Química. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca, 2018. AUGUSTO, T.G.S; CALDEIRA, A.M.A. Dificuldades Para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas Por Professores Da Área De Ciências Da Natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v.12, n. 1, p.139-154, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Brasília: Secretária de Educação Básica SEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química: guia de livros didáticos: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. CALDAS, Andréa do Rocio; Desistência e Resistência no Trabalho Docente: um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. CAVALCANTE, M.S; PINHO, M.J de; ANDRADE K.S. Interdisciplinaridade e Livro Didático: interfaces (im)possíveis? Revista do GELNE, Natal, v. 17, n. 1/2 p.213-234, 2015. FAZENDA, Ivani; O Que é Interdisciplinaridade?, São Paulo: Cortez, 2008. FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: Origem, Conceito e Valor. Revista acadêmica Senac on-line. 6. ed. set. 2009. FRIGOTTO, G. A Interdisciplinaridade como necessidade e como Problema nas Ciências Sociais. Revista do Centro de Educação e Letras – UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62. FRISON, M.d; VIANNA, J; CHAVES; J.M; BERNARDI; F.N. Livro Didático Como Instrumento De Apoio Para Construção De Propostas De Ensino De Ciências Naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009. Anais [...]. Florianópolis, 2009. GARCIA, Joe; A Interdisciplinaridade Segundo Os Pcns; Rev. de Edu. Pública Cuiabá v. 17 n. 35 p. 363-378 set./dez. 2008. GARCIA, Joe; O Futuro das Práticas de Interdisciplinaridade na Escola. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12 n. 35 p. 211-232 jan./abr. 2012. JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. LIBÂNEO, J.C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Presente! Revista de Educação, CEAP-Salvador, v.60, jan/abr 2009. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. (coleção magistério 2°grau. Série formação do professor). NÚÑEZ, I.B; RAMALHO, B.L; SILVA I.K.P da. A Seleção Dos Livros Didáticos: Um Saber Necessário Ao Professor. O Caso Do Ensino De Ciências; OEI-Revista Iberoamericana de Educación, v.33, n.1, 2003. ISSN: 1681-5653 PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Recife: Secretaria de Educação e Esportes, 2013. PERNAMBUCO. Sistema de Informações da Educação em Pernambuco-SIEPE. Disponível em: http://siepe.educacao.pe.gov.br/MapaCoordenadoria/detEscola.do?codUnidade=605854. Acesso em: 10 jul. 2019. RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: IFPR, 2014. v.5 (Coleção Formação Pedagógica) SILVA, Marco Antônio. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, 2012. THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez., 2008. VEIGA, I.P.A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14.ed. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4094584404711849pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Hércules Santiago
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7423506453883208pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os profissionais de educação e, ao mesmo tempo de grande repercussão, principalmente por estar contemplado na legislação vigente. Diferentes concepções sobre esse termo fazem com que, nem sempre o anseio de uma aprendizagem mais significativa seja concretizado. Intenta-se nesse trabalho constatar se o Livro Didático de Química (PNLD 2018-2020) que foi adotado em uma escola pública de ensino médio do município de Jaboatão dos Guararapes é utilizado sob uma perspectiva interdisciplinar, ou seja, permitindo uma correlação entre os conteúdos da Química com outras áreas do conhecimento e o cotidiano dos alunos, contribuindo dessa forma para a formação da cidadania. Esse trabalho foi realizado tomando por base as atividades da própria escola, numa abordagem descritiva de condicionantes que mostram o quanto o discurso da interdisciplinaridade pode se encontrar da prática diária da instituição e sua sintonia com o dia a dia dos alunos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto