dc.relation | ARAÚJO, Rafael Silva de. Concepções dos (as) Docentes e Licenciandos (as) Sobre Possibilidades e Desafios de Uso do Livro Didático de Química. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca, 2018.
AUGUSTO, T.G.S; CALDEIRA, A.M.A. Dificuldades Para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas Por Professores Da Área De Ciências Da Natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v.12, n. 1, p.139-154, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Brasília: Secretária de Educação Básica SEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química: guia de livros didáticos: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017.
CALDAS, Andréa do Rocio; Desistência e Resistência no Trabalho Docente: um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
CAVALCANTE, M.S; PINHO, M.J de; ANDRADE K.S. Interdisciplinaridade e Livro Didático: interfaces (im)possíveis? Revista do GELNE, Natal, v. 17, n. 1/2 p.213-234, 2015.
FAZENDA, Ivani; O Que é Interdisciplinaridade?, São Paulo: Cortez, 2008.
FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: Origem, Conceito e Valor. Revista acadêmica Senac on-line. 6. ed. set. 2009.
FRIGOTTO, G. A Interdisciplinaridade como necessidade e como Problema nas Ciências Sociais. Revista do Centro de Educação e Letras – UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62.
FRISON, M.d; VIANNA, J; CHAVES; J.M; BERNARDI; F.N. Livro Didático Como Instrumento De Apoio Para Construção De Propostas De Ensino De Ciências Naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009. Anais [...]. Florianópolis, 2009.
GARCIA, Joe; A Interdisciplinaridade Segundo Os Pcns; Rev. de Edu. Pública Cuiabá v. 17 n. 35 p. 363-378 set./dez. 2008.
GARCIA, Joe; O Futuro das Práticas de Interdisciplinaridade na Escola. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12 n. 35 p. 211-232 jan./abr. 2012.
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
LIBÂNEO, J.C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Presente! Revista de Educação, CEAP-Salvador, v.60, jan/abr 2009.
LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. (coleção magistério 2°grau. Série formação do professor).
NÚÑEZ, I.B; RAMALHO, B.L; SILVA I.K.P da. A Seleção Dos Livros Didáticos: Um Saber Necessário Ao Professor. O Caso Do Ensino De Ciências; OEI-Revista Iberoamericana de Educación, v.33, n.1, 2003. ISSN: 1681-5653
PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Recife: Secretaria de Educação e Esportes, 2013.
PERNAMBUCO. Sistema de Informações da Educação em Pernambuco-SIEPE. Disponível em: http://siepe.educacao.pe.gov.br/MapaCoordenadoria/detEscola.do?codUnidade=605854. Acesso em: 10 jul. 2019.
RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: IFPR, 2014. v.5 (Coleção Formação Pedagógica)
SILVA, Marco Antônio. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, 2012.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez., 2008.
VEIGA, I.P.A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14.ed. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico) | pt_BR |