Turismo Pedagógico: proposta de roteiros com os temas contemporâneos transversais aplicados aos alunos do ensino fundamental II na cidade do Recife
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-01Autor
Silva, Betânia Luzinete Lopes da
http://lattes.cnpq.br/0974854627092865
Lima, Sarah Luiza França de
http://lattes.cnpq.br/4953246875048063
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Investindo-se de versatilidade, o Turismo permite a si mesmo agregar diversos conceitos
acerca de sua nomenclatura. Neste sentido, dentre os vários segmentos encontrados no
Turismo, observa-se, então, uma modalidade voltada para a educação, denominada de
Turismo Pedagógico – segmentação principal deste projeto. O trabalho apresentou conceitos
de Turismo e Turismo Pedagógico, algumas das principais leis que regem a Educação
Brasileira e também a relação entre Turismo e Educação. Devido a pandemia da Covid-19,
este trabalho contou com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, utilizando a
metodologia Bola de Neve para o compartilhamento dos questionários com as agências de
turismo. O objetivo central deste trabalho foi propor roteiros para os estudantes do Ensino
Fundamental II baseados nos eixos temáticos dos Temas Contemporâneos Transversais,
temas de importância social para o desenvolvimento do estudante. Foram escolhidos dois
pontos turísticos da cidade do Recife para montar sugestões de roteiro no formato de “plano
de aula”. Desta forma, com os resultados, notou-se a contribuição positiva do Turismo e seus
atrativos na qualidade do ensino escolar e no desenvolvimento do alunado e a importância dos
Temas Contemporâneos Transversais.