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dc.creatorSilva, Betânia Luzinete Lopes da
dc.date.accessioned2022-08-25T17:24:26Z
dc.date.available2022-08-25T17:24:26Z
dc.date.issued2021-12-01
dc.identifier.citationSILVA, Betânia Luzinete Lopes da; LIMA, Sarah Luiza França de. Turismo Pedagógico: proposta de roteiros com os temas contemporâneos transversais aplicados aos alunos do ensino fundamental II na cidade do Recife. 2021.64f. (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/696
dc.description.abstractBeing invested in versatility, Tourism allows several concepts to be added into its nomenclature. In this sense, among the various segments found in Tourism, there is a modality focused on education called Pedagogical Tourism - the main segmentation of this project. The project presented concepts of Tourism and Pedagogical Tourism, some of the main laws that govern Brazilian Education, and the relationship between Tourism and Education. Due to the Covid-19 pandemic, this work relied on a qualitative, descriptive approach, using the Snowball methodology for sharing questionnaires with tourism agencies. The main objective of this project was to propose scripts for Middle School students based on the thematic axes of Contemporary Transversal Themes, which are themes of social importance for students’ development. Two tourist spots in the city of Recife were chosen to assemble suggested itineraries in the form of a “lesson plan”. Thus, with the results, it was noted that Tourism and its attractions makes a positive contribution to the quality of school education and student development.pt_BR
dc.format.extent66f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALUNOS da rede estadual escrevem livro sobre suas experiências em projeto. Portal R3. 2018. Disponível em: https://www.portalr3.com.br/2018/11/alunos-da-rede-estadual-escrevem-livro-sobre-suas-experiencias-em projeto/. Acesso em: 25 jan. 2021. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ARAÚJO, M. F. F. de; PRAXEDES, G. C. A aula passeio da pedagogia de Célestin Freinet como possibilidade de espaço não formal de educação. Ensino Em Re-Vista, v.20, n.1, p.243-250, jan./jun. 2013. BARROS, Daniel de. As raízes do nosso fracasso educacional. Exame, 19 set. 2018. loc. 525. Disponível em: https://exame.abril.com.br/revista-exame/as-raizes-do-nosso-fracasso-educacional/. Acesso em: 20 de mar. 2020 BARROSO, L. A. A Educação Básica no Brasil: Do Atraso Prolongado à Conquista do Futuro. Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça, V. 13, N.41, P.117-155. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismo pedagógicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental IIpt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.titleTurismo Pedagógico: proposta de roteiros com os temas contemporâneos transversais aplicados aos alunos do ensino fundamental II na cidade do Recifept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0974854627092865pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908925796576344pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Maria Carolina Bello Cavalcanti da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0651462887274673pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dos
dc.contributor.referee2Silva, Maria Carolina Bello Cavalcanti da
dc.contributor.referee3Alves, Axel Bezerra
dc.contributor.referee4Pereira, Sandra Aparecida da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908925796576344pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0651462887274673pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1195731554014048pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5840776756820036pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoInvestindo-se de versatilidade, o Turismo permite a si mesmo agregar diversos conceitos acerca de sua nomenclatura. Neste sentido, dentre os vários segmentos encontrados no Turismo, observa-se, então, uma modalidade voltada para a educação, denominada de Turismo Pedagógico – segmentação principal deste projeto. O trabalho apresentou conceitos de Turismo e Turismo Pedagógico, algumas das principais leis que regem a Educação Brasileira e também a relação entre Turismo e Educação. Devido a pandemia da Covid-19, este trabalho contou com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, utilizando a metodologia Bola de Neve para o compartilhamento dos questionários com as agências de turismo. O objetivo central deste trabalho foi propor roteiros para os estudantes do Ensino Fundamental II baseados nos eixos temáticos dos Temas Contemporâneos Transversais, temas de importância social para o desenvolvimento do estudante. Foram escolhidos dois pontos turísticos da cidade do Recife para montar sugestões de roteiro no formato de “plano de aula”. Desta forma, com os resultados, notou-se a contribuição positiva do Turismo e seus atrativos na qualidade do ensino escolar e no desenvolvimento do alunado e a importância dos Temas Contemporâneos Transversais.pt_BR
dc.creator.name2Lima, Sarah Luiza França de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/4953246875048063pt_BR


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