dc.creator | Nascimento, Francielle Oliveira do | |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T12:14:19Z | |
dc.date.available | 2022-08-25T12:14:19Z | |
dc.date.issued | 2022-03-22 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/692 | |
dc.description.abstract | This work aimed to analyze the opinions of teachers of the areas of Portuguese Language and Chemistry on the importance of the proper practice of interpreting texts in the subject of Chemistry and the negative influences that can hinder the teaching-learning of students. By means of a descriptive research and a qualitative and quantitative approach, with the aid of the application of a semi-structured online questionnaire, data were obtained for analysis and from these data collected it can be observed which is the predominant thought among the teachers in relation to the importance of textual interpretation in the teaching-learning of the students in the subject of Chemistry. The results indicated that the use of textual interpretation is an important learning tool for all subjects and that incorrect interpretation should negatively influence the teaching of chemistry, making learning even more difficult, especially in reasoning and understanding the content taught in the classroom. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. PCNs+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2006.
BULGRAEN, Vanessa Cristina. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, p.30-38 ago./dez. 2010. Disponível em: http://www.moodle.cpscetec.com.br/capacitacaopos/mstech/pdf/d3/aula04/FOP_d03_a04_t07b.pdf . Acesso em: 18 nov. 2021.
CEREJA, W.; CLETO, C. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
CRUZ, Vitor. Dificuldades de Aprendizagem Específicas: uma abordagem e seus fundamentos. Lisboa: Lidel, 2009.
DICIONÁRIO da língua portuguesa. São Paulo: Porto Editora, 2014.
FREIRE, Paulo. A importancia do ato de ler: em três artigos que se completam. 51.ed. - São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção questões da nossa época; v.22).
GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRUPO PREVE. 9 motivos para estudar português. 2013. Página inicial. Disponível em: https://grupopreve.com.br/noticias/9-motivos-para-estudar-portugues. Acesso em: 08 nov. 2021.
MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007.
MORGAN, Clifford T. Introdução à psicologia. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Obras escogidas: fundamentos de defectologia. v. 5. Madrid: Visor, 1997. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interpretação textual | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | A influência da interpretação textual no ensino-aprendizagem de Química | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4090159502408843 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Hércules Santiago | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7423506453883208 | pt_BR |
dc.publisher.department | Ipojuca | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar as opiniões de docentes das áreas de Língua portuguesa e Química sobre a importância da prática adequada de interpretar textos na disciplina de Química e as influências negativas que podem atrapalhar no ensino-aprendizagem do discente. Por meio de uma pesquisa descritiva e de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com auxílio da aplicação de um questionário semi-estruturado online se obteve dados para análise e a partir desses dados colhidos pode ser observado qual o pensamento predominante entre os professores em relação a importância da interpretação textual no ensino-aprendizado dos discentes na disciplina de Química. Os resultados apontaram conforme os docentes respondentes que o uso da interpretação textual é uma ferramenta de aprendizagem importante para todas as disciplinas e que a interpretação incorreta deve influenciar de forma negativa no ensino de Química dificultando ainda mais o aprendizado, sobretudo no raciocínio e na compreensão de conteúdos ministrados em sala de aula. | pt_BR |