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dc.creatorSilva, Jeferson Rodrigues da
dc.date.accessioned2018-10-25T13:39:19Z
dc.date.available2018-10-25T13:39:19Z
dc.date.issued2017-12-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/65
dc.description.abstractThe present work intends to express the need to take an interdisciplinary approach in the teaching of Chemistry, since the great majority of students find it difficult to learn the contents of Chemistry, it was noticed that the difficulties found are not simpl y in the fact that the Chemistry is a complex science and difficult to understand, but because the learning deficit comes from the knowledge of mathematics not acquired in elementary school. The remarkable observation came from the experiences that the interns provide the trainee with a critical reflection on the improvement of pedagogical practices, and together with the teacher guiding and reflective of their teaching practices, always with a new look.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARBOSA, A. K. A. A (inter) relação da Matemática e a Química: uma visão pontual de aluno do 1º ano do ensino médio. Foz do Iguaçu: 2012. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Médio e Tecnológico. Brasília: MEC/SEMT, 2000. CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. Ensinar a ensinar. São Paulo: Editora Cenganger Learning, 2012. CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. São Paulo: Editora: Papirus Editora, 2010. CHASSOT, A. A Educação no Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990. DESCARTES, R. Meditações sobre filosofia primeira. Campinas: UNICAMP,2004 ______. Os Pensadores. Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973. FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1993. ______. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus Editora, 1995. LIMA, L. C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001. MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas, Ceará: Química nova na Escola, 2007 OLIVEIRA, N. M. G. Interdisciplinaridade: uma prática educativa. Paraná: Medianeira, 2012. PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Escola ETE Luiz Dias Lins. Projeto Político Pedagógico. Pernambuco: Secretaria de Educação, 2014. PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus Editora, 2012. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. L. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez, 2012. SILVA, C. C.; PAGLIARINI, C. de R. A natureza da ciência em livros didáticos de física. In.: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., Curitiba ,2008. Anais... Curitiba: SBFISICA, 2008. 44 WALVY, O. W. C. Construindo saber docente Interdisciplinar: a termogravimetria em um laboratório didático. Tese de doutorado, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Químicapt_BR
dc.subjectEnsino - Matemáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.titleO ensino da química dialogando com a matemática: uma abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5077935912645629pt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Iram Alves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3182554365797661pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Iram Alves de
dc.contributor.referee2Amaral, Roberto Costa do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3182554365797661pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3265048853783615pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho o intuito de exprimir a necessidade de se fazer uma abordagem interdisciplinar no ensino de Química, já que a grande maioria dos estudantes sentem dificuldade em aprender os conteúdos de Química, notou-se que as dificuldades encontradas não estão simplesmente no fato de a Química ser uma ciência complexa e de difícil compreensão, mas, porque o défice da aprendizagem vem a partir dos conhecimentos de matemática não adquiridos no ensino fundamental. A notável observação veio a partir das vivências que os estágios proporcionar ao estagiário, de uma reflexão crítica, sobre a melhoria das práticas pedagógicas, e juntamente com o professor orientador e reflexivo das suas práticas de ensino, sempre com um novo olhar.pt_BR


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