dc.creator | Silva, Jeferson Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2018-10-25T13:39:19Z | |
dc.date.available | 2018-10-25T13:39:19Z | |
dc.date.issued | 2017-12-18 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/65 | |
dc.description.abstract | The present work intends to express the need to take an interdisciplinary approach in
the teaching of Chemistry, since the great majority of students find it difficult to learn
the contents of Chemistry, it was noticed that the difficulties found are not simpl y in the
fact that the Chemistry is a complex science and difficult to understand, but because
the learning deficit comes from the knowledge of mathematics not acquired in
elementary school. The remarkable observation came from the experiences that the
interns provide the trainee with a critical reflection on the improvement of pedagogical
practices, and together with the teacher guiding and reflective of their teaching
practices, always with a new look. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BARBOSA, A. K. A. A (inter) relação da Matemática e a Química: uma visão pontual
de aluno do 1º ano do ensino médio. Foz do Iguaçu: 2012.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Médio e
Tecnológico. Brasília: MEC/SEMT, 2000.
CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. Ensinar a ensinar. São Paulo: Editora
Cenganger Learning, 2012.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. São Paulo: Editora: Papirus Editora,
2010.
CHASSOT, A. A Educação no Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990.
DESCARTES, R. Meditações sobre filosofia primeira. Campinas: UNICAMP,2004
______. Os Pensadores. Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro:
efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1993.
______. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus
Editora, 1995.
LIMA, L. C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica.
São Paulo: Cortez, 2001.
MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/
habilidades e posturas, Ceará: Química nova na Escola, 2007
OLIVEIRA, N. M. G. Interdisciplinaridade: uma prática educativa. Paraná:
Medianeira, 2012.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Escola ETE Luiz Dias Lins. Projeto
Político Pedagógico. Pernambuco: Secretaria de Educação, 2014.
PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo:
Papirus Editora, 2012.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. L. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez,
2012.
SILVA, C. C.; PAGLIARINI, C. de R. A natureza da ciência em livros didáticos de física.
In.: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., Curitiba ,2008. Anais...
Curitiba: SBFISICA, 2008.
44
WALVY, O. W. C. Construindo saber docente Interdisciplinar: a termogravimetria
em um laboratório didático. Tese de doutorado, Universidade Federal Fluminense,
Niterói, 2008. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinariedade | pt_BR |
dc.title | O ensino da química dialogando com a matemática: uma abordagem interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5077935912645629 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moura, Iram Alves de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3182554365797661 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Iram Alves de | |
dc.contributor.referee2 | Amaral, Roberto Costa do | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3182554365797661 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3265048853783615 | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ipojuca | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho o intuito de exprimir a necessidade de se fazer uma abordagem
interdisciplinar no ensino de Química, já que a grande maioria dos estudantes sentem
dificuldade em aprender os conteúdos de Química, notou-se que as dificuldades
encontradas não estão simplesmente no fato de a Química ser uma ciência complexa
e de difícil compreensão, mas, porque o défice da aprendizagem vem a partir dos
conhecimentos de matemática não adquiridos no ensino fundamental. A notável
observação veio a partir das vivências que os estágios proporcionar ao estagiário, de
uma reflexão crítica, sobre a melhoria das práticas pedagógicas, e juntamente com o
professor orientador e reflexivo das suas práticas de ensino, sempre com um novo
olhar. | pt_BR |