Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Alyson de Souza
dc.date.accessioned2022-07-27T20:30:41Z
dc.date.available2022-07-27T20:30:41Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.identifier.citationLIMA, Alyson de Souza. Processo de análise hierárquica para definição do melhor destino turístico de Pernambuco. 2021.72f. TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/652
dc.description.abstractTourism is an important tool for the socioeconomic development of a community, as it promotes the creation of jobs, income, professional qualification, attracts investments in infrastructure and tax collection. In Pernambuco, the activity is gathered on the coastal zone of the state due to the importance of the Sun and Beach tourist segment, which results in the clustering of a large part of tourist flows, in addition to larger investments by the public and private sectors in the region. Therefore, tourism must be planned and executed in a decentralized way, with a focus on promoting regional growth, from the coast to the countryside of the state. For this purpose, this work aims to analyze and rank the criteria that best represents the demands of tourists in choosing a good tourist destination. In this sense, a survey was carried out in order to understand the expectations, motivations and the profile of tourists and, based on the results, the main criteria to be analyzed by experts in the field through the "Analytic Hierarchy Process" - AHP method, which helps in decision making based on mathematical logic. The results of the AHP matrices chose the three most important criteria, used for the comparative analysis of the 35 municipalities disclosed as the main tourist destinations in the state at the “Bora Pernambucar” advertising campaign. Of these, 3 destinations had the best score in the matrix calculations, bringing together the following characteristics: offer of exciting activities, such as adventure tourism, great diversity of natural and cultural attractions and digital marketing actions in their publicizing and commercialization. The final matrix projected the best tourist destination in Pernambuco and its main attributions, which can help in planning promotion strategies for this and other destinations included in tourist routes throughout the state.pt_BR
dc.format.extent72f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, M. V., 2016. Turismo social: Reflexões e práticas no Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, n 26, pp. 41 – 154. Desenvolvimento, n 26, pp. 41 – 154. ANDRADE, J. V. Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática, 1995. ANGELO, E. R. B., 2012. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ. ARAÚJO, C. P. de. (2012). Da Embratur à política nacional de turismo. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 19(31), 146-163. ARAÚJO, J. Destino Turístico, 2016. Disponível em: https://knoow.net/terraselocais/turismo/destino-turistico/. Acesso em 19 de Ago. de 2017. ARRILLAGA, J. I. Introdução ao estudo do turismo. Rio de Janeiro, 1976. BARBACENA, H. A. P. A globalização do turismo e a competitividade dos destinos turísticos. Dissertação (Mestrado). Instituto Universitário de Lisboa, 2012. BARRETTO, M. Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. Campinas: Papirus, 2014. BENI, M. A política de Turismo. São Paulo: SENAC, 2001. BISSOLI, M. A. Planejamento turístico municipal com suporte em sistemas de informação. São Paulo: Futura, 2000. BRASIL, Ministério do Turismo.Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: diretrizes políticas. Brasília. Ministério do Turismo, 2004. ______. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Turismo de aventura: orientações básicas. Brasília: Ministério do Turismo, 2006. ______. Ministério do Turismo. Glossário do Turismo: compilação de termos publicados por Ministério do Turismo e Embratur nos últimos 15 anos. Brasília: Ministério do Turismo, 2018. 44p. Disponível em:http://www.turismo.gov.br/images/pdf/Publica%C3%A7%C3%B5es/Glossario_ do_Turismo_-_1%C2%AA_%20edi%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. ______. Ministério do Turismo. Plano Nacional de Turismo – Governo Federal. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e programas/plano-nacional-do-turismo. Acesso em: 22 de Jun. de 2021. ______. Ministério do Esporte e Turismo/EMBRATUR. Inventário da Oferta Turística - metodologia. Brasília: EMBRATUR, 2011. ______. Ministério do Turismo. Mapa do Turismo Brasileiro. Regionalização, 2019. Disponível em: https://www.regionalizacao.turismo.gov.br/index.php?option=com_content&view=a rticle&id=76&Itemid=. Acesso em: 22 de Jun. de 2021. ______. Ministério do Turismo. Diretrizes. Regionalização, 2020. Disponível em: http://regionalizacao.turismo.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&i d=91&Itemid=273. Acesso em: 15 de Jun. de 2021. ______. Ministério do Turismo. Boletim de inteligência - Atração de Investimentos em Turismo - 1o trimestre de 2021. Brasília - DF, vol 1, p 28. ______. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo. Disponível em: https://www.regionalizacao.turismo.gov.br/. Acesso em: 22 de Jun. de 2021. BORA Pernambucar é a nova campanha publicitária de turismo do Estado. Jornal do Comércio, 2019. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2019/06/17/bora pernambucar-e-a-nova-campanha-publicitaria-de-turismo-do-estado--381228.php. Acesso em: 12 de Mai. De 2021. CAGED. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-gerou-mais-de-21-5-mil empregos-em-2020/. Acesso em: 16 de jul. de 2021. CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Lisboa: Editora Cotovia. 1980. CAMARGO, L. Educação para o lazer. São Paulo: Editora Moderna, 1998. CASTILHO J.; SELVA V. Turismo, políticas públicas e gestão dos ambientes construídos. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. CHO, V. 2008. ―Linking Tourism Attractiveness and tourist intention‖. Tourism and Hospitality Research, 8(3): 220-224. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007. CRUZ, R. C. A. Introdução a Geografia do Turismo. Rio de Janeiro: Roca, 2003. CRUZ, G., CAMARGO, P., 2006. A construção da imagem dos destinos turísticos através de seu patrimônio cultural intangível. IV SeminTUR – Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. Universidade de Caxias do Sul (RS). DIAS, R. e AGUIAR, M. Fundamentos do Turismo: conceitos, normas e definições. Campinas, Alínea, 2002. DYE, T. Understanding public policy. 7. ed. Englewood Cliffs: Pretince Hall, 1992 ECHTNER, C. M.; RITCHIE, J. R. B. The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies. Vol. 14, n. 1, p. 37-47, 1991. EMPETUR. Inventário e hierarquização de atrativos naturais – Polo Agreste, 2013. Disponível em: http://www.empetur.pe.gov.br/web/setur/prodetur1?p_p_id=110_INSTANCE_3Er7 &p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column 2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_110_INSTANCE_3Er7_struts_action=%2F document_library_display%2Fview&_110_INSTANCE_3Er7_folderId=25393745. Acesso em 14 de Jun. de 2021. _________. Contexto Histórico e Atual do Inventário do Potencial Turístico de Pernambuco. INVTUR PE, 2020. Disponível em: https://invturpenoticias.blogspot.com/. Acesso em: 22 de Jun. de 2021. _________. Relatório integrado de gestão EMPETUR 2019, 2019. Disponível em: https://www.lai.pe.gov.br/empetur/wp content/uploads/sites/28/2020/09/RELATORIO-INTEGRADO-DE-GESTAO EMPETUR.docx. Acesso em: 22 de jul. de 2021. ESHLIKI, S. A., KABOUDI, M. Community Perception of Tourism Impacts and Their Participation in Tourism Planning: A Case Study of Ramsar, Iran. Procedia - Social and Behavioral Sciences 36 ( 2012 ) 333 – 341, 2011. FONSECA, M. A. P., BICALHO, D. M., SOUSA, R. M., SILVA, R. C. Programa de Regionalização do Turismo: Análise comparativa dos indicadores turísticos nos estados brasileiros de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.Ar@cne. Revista Electrónica de Recursos de Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales. [En línea]. Barcelona: Universidad de Barcelona, nº 234, 2019. GASTAL, S.; MOESCH, M. Turismo, políticas públicas e cidadania. São Paulo: Aleph, 2007. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOELDNER, Charles R; RITCHIE, J. R. Brent; MCINTOSH, Robert W. Turismo: princípios, práticas e filosofias. 8 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. GRAY, H. P. International Travel – International Trade. Lexington: Heath Lexington Books, 1970 GUTIÉRREZ, H. S. M. Estudio de La imagen de destino turístico y el processo global de satisfacción: adopción de um enfoque integrador. Santander (ES). Tese Departamento de Administracion de Empresas de La Universidad de Cantabria, 2005. IBGE. PMS Pesquisa Mensal de Serviços – Principais Resultados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/servicos/9229-pesquisa mensal-de-servicos.html?=&t=destaques. Acesso em: 20 de Jun. de 2021. IGNARRA, L. R. Fundamentos do turismo. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2003. KAUR, J. 1981. Methodological Approach to Scenic Resource Assessment. Tourism Recreation Research, 6(1) 19-22. KRESIC, D., PREBEZAC, D. 2011. Index of destination attractiveness as a tool for destination attractiveness assessement. Original Scientific paper, 59(4): 497-517. MARINHO, A. Viagens, lazer e esporte: o espaço da natureza. São Paulo: Manole, 2006. MEIRELES, N B. H A. Turismo : diagnóstico pernambucano e os dispêndios públicos realizados no período de 1997 a 2007. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. MILL, R. C. MORRISON A. M. The Tourism System. N.p., Kendall/Hunt Publishing Company, 2002. OLIVEIRA, M. A Influência dos Eventos na Taxa de Ocupação Hoteleira Study Case - Montebelo Viseu Hotel & Spa. 2014. Dissertação (Mestrado). Especialização em Gestão Estratégica de Eventos. Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 2014. ORGANIZAÇÃO Mundial de Turismo (OMT). Introdução ao turismo. Trad. Dolores Martins Rodriguez Córner. São Paulo: Roca, 2001. PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teóricoprática. Campinas: Papirus, 2018. PETROCCHI, M. Turismo: Planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 1998. PINTO, S. Empresas de Hotelaria: Uma análise económica e financeira. Tese de Mestrado do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, 2008. POGGI, M. 4 Estratégias de Marketing Digital para Turismo. Portal Brasileiro do Turismo, 2018. Disponível em: https://www.mercadoeeventos.com.br/blogs/4- estrategias-de-marketing-digital-para-turismo/. Acesso em: 15 de Ago. de 2021 PRODETUR NACIONAL PERNAMBUCO. Revisão do PDTIS Agreste – Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Estratégico – Versão Preliminar. Recife/PE: PRODETUR, 2013. RAMOS, D. N. e COSTA, C. M. Turismo: tendências de evolução. Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 10, n. 1, p. 21-33, jan./jun. 2017. ROSS, G. F. Psicologia do Turismo. São Paulo: Editora Contexto, 2002. SAATY, T.L. (1980) The Analytic Hierarchy Process. McGraw-Hill, New York. SAATY, T.L. 2000. Decision making for leaders. Pitts burg, USA: WS. Publications. SANCHO, A. (Org.) Introdução ao Turismo. OMT. São Paulo, Roca, 2001. SILVA, C. A., NUNES, F. P. Mapeamento de vulnerabilidade ambiental utilizando o método AHP: uma análise integrada para suporte à decisão no município de Pacoti/CE. In: Anais XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, INPE, 2009. pp. 5435-5442. SEBRAE, Turismo Rural em Pernambuco, p. 72, 2015. ______, Turismo de Aventura – Panorama do segmento no Brasil, p. 1-5, 2015. SERRA, S., CRISTINA, R., SOARES, S., PAULO, J., & OLIVEIRA, S. O papel do Marketing para a promoção do Turismo: um olhar para a Bahia e as estratégias utilizadas pela capital Salvador no ambiente digital 1. 1–15. Intercom. Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), Salvador, BA. WORLD Travel & Tourism Council. Economic Impact Reports. Disponível em: https://wttc.org/Research/Economic-Impact. Acesso em: 02 de Ago. de 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCritériospt_BR
dc.subjectDescentralizaçãopt_BR
dc.subjectDestino turísticopt_BR
dc.subjectHierarquizaçãopt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleProcesso de análise hierárquica para definição do melhor destino turístico de Pernambucopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6242324207238858pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Thales Ramon de Queiroz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731505337833549pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Thales Ramon de Queiroz
dc.contributor.referee2Silva, Sônia Cristina Amorim da
dc.contributor.referee3Cavalcanti, Alaide Maria Bezerra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731505337833549pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8748292222264752pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6445094445497649pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoO turismo é uma importante ferramenta de desenvolvimento socioeconômico de uma comunidade pois promove a geração de emprego, renda, qualificação profissional, atração de investimentos em infraestrutura e arrecadação de impostos. Em Pernambuco, a atividade se concentra na zona litorânea devido ao destaque do segmento turístico de Sol e Praia, o que resulta na convergência de grande parte dos fluxos turísticos, assim como investimentos dos setores público e privado na região. Por isso, o turismo deve ser planejado e executado de maneira descentralizada, com foco na promoção do crescimento regional, do litoral ao sertão do estado. Para esse fim, o presente trabalho tem como objetivo analisar e hierarquizar os critérios que melhor representam as demandas dos turistas na eleição de um bom destino turístico. Nesse sentido, foi aplicado um questionário para entender as expectativas, motivações e o perfil dos turistas e, com base nos resultados, eleitos os principais critérios a serem analisados por especialistas da área através do método “Analytic Hierarchy Process” - AHP, que auxilia na tomada de decisão a partir da lógica matemática. Os resultados das matrizes AHP elegeram os três critérios mais importantes, utilizados para a análise comparativa dos 35 municípios divulgados como os principais destinos turísticos do estado na campanha “Bora Pernambucar”. Destes, 3 destinos apresentaram a melhor pontuação nos cálculos das matrizes, reunindo as seguintes características: oferta de atividades emocionantes, como turismo de aventura, grande diversidade de atrativos naturais e culturais e ações de marketing digital na sua divulgação e comercialização. A matriz final projetou o melhor destino turístico de Pernambuco e suas principais atribuições, o que pode auxiliar no planejamento de estratégias de promoção deste e de outros destinos inseridos nas rotas turísticas espalhadas pelo estado.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples