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dc.creatorLira, Douglas Lopes
dc.date.accessioned2018-10-24T17:52:41Z
dc.date.available2018-10-24T17:52:41Z
dc.date.issued2017-05-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/63
dc.description.abstractResearch that addresses ecological alternatives to waste generated by society must be supported today. Composting is one of these alternatives, but to put it into practice it is necessary to modify some chronic concepts that are intrinsically linked to society. The school has a decisive role inherent to the change of social concepts, if the composting is carried out in it the social impact is much more intense. A school can be a very propitious place to practice domestic composting, since it offers several inputs that can be used for this purpose, and being a public school it has in its school meals a constant source of composting raw material. In addition to producing natural fertilizer in the school itself, the school community has a great opportunity to address the cross-cutting themes of NCPs / 1997. In addition to these benefits, if the school has a community garden in its premises, composting can be used to produce fertilizer and consequently be used in this garden, which later provides ingredients for the preparation of the meal, and the latter provides inputs to domestic composting; Which would generate a sustainable cycle within the school itself. Within this context, some public schools in the municipality of Cabo de Santo Agostinho were interviewed in order to verify which facilitators were involved, what difficulties could be encountered and what paths were to be taken to achieve the operation of an environmental project such as this within of a School Unit and with the participation of all those who make up these learning spaces.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.subjectHorta Escolarpt_BR
dc.subjectEscola - Atividades Práticaspt_BR
dc.titleCompostagem de resíduos alimentares: uma abordagem em um ambiente escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961780041699133pt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Iram Alves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3182554365797661pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.referee2Andrade, Raphael Henrique Soares de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911997926160686pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoPesquisas que abordem alternativas ecológicas para os resíduos gerados pela sociedade devem ser respaldadas nos dias atuais. A compostagem é uma dessas alternativas, mas para colocá-la em prática é preciso modificar alguns conceitos crônicos que estão ligados intrinsicamente à sociedade. A escola tem um papel decisivo inerente à mudança de conceitos sociais, se a compostagem for realizada nela o impacto social é bem mais intenso. Uma escola pode ser um local bastante propício à prática da compostagem doméstica, pois ela oferece diversos insumos que podem ser utilizados para esta finalidade, e sendo uma escola pública ela tem na sua merenda escolar, uma fonte constante de matéria-prima para a compostagem. Além de produzir o adubo natural na própria escola, a comunidade escolar tem uma grande oportunidade de abordar os temas transversais dos PCNs/1997. Além desses benefícios, se a escola possuir em suas dependências uma horta comunitária, a compostagem pode servir para a produção de adubo e consequentemente ser destinado a esta horta, que posteriormente fornece ingredientes ao preparo da merenda, e que esta última fornece insumos à compostagem doméstica; o que geraria assim um ciclo sustentável dentro da própria escola. Dentro deste contexto, foram entrevistadas algumas escolas públicas do município do Cabo de Santo Agostinho a fim de verificar quais os agentes facilitadores, quais as dificuldades que poderiam ser encontradas e quais os caminhos a serem percorridos para alcançar o funcionamento de um projeto ambiental como este dentro de uma Unidade Escolar e com a participação de todos aqueles que compõem estes espaços de aprendizagem.pt_BR


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