O processo de referenciação na (re)construção do sentido no gênero meme sobre a pandemia de COVID-19
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Data
2022-03-11Autor
Pereira, Rayane Nunes
http://lattes.cnpq.br/5549975433200817
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Mostrar registro completoResumo
A pandemia do novo coronavírus trouxe impactos inestimáveis para a vida dos indivíduos e para lidar com as atuais circunstâncias, as incertezas e as mudanças, os usuários das redes sociais digitais têm criado e/ou compartilhado um grande número de memes com o intuito de representar e recriar a realidade de maneira cômica. Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo analisar os processos de referênciação na (re)construção do sentido do gênero meme, sobre pandemia COVID-19, identificando como o objeto de discurso [pandemia] e os seus referentes associados são (re)elaborados, modificados, desativados ou reativados. A pesquisa é de natureza qualitativa, cujo corpus foi coletado em um grupo do Facebook, chamado “Memes do Covid-19”, no período de abril a julho de 2021. Para explicar como certas convenções da organização da imagem e texto colaboram para a construção de referentes pelos interlocutores, recorremos ao aporte teórico fundamentado em Bakhtin (1999; 2003); Cavalcante (2000, 2001, 2014); Dawkins (2001); Kress e Van Leeuwen (2001; 2006); Marcuschi (2006, 2007, 2008, 2017); entre outros. A análise evidencia que as estratégias referenciais: introdução referencial, anáfora e dêixis, são fundamentais para que os leitores possam estabelecer conexões lógicas entre o texto e seus conhecimentos prévios, como também, que se tratando de textos verbos-imagéticos o olhar do leitor pode percorrer vários caminhos interpretativos, por isso, verificamos lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras