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    O processo de referenciação na (re)construção do sentido no gênero meme sobre a pandemia de COVID-19

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    Trabalho de Conclusão de Curso (742.1Kb)
    Data
    2022-03-11
    Autor
    Pereira, Rayane Nunes
    http://lattes.cnpq.br/5549975433200817
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A pandemia do novo coronavírus trouxe impactos inestimáveis para a vida dos indivíduos e para lidar com as atuais circunstâncias, as incertezas e as mudanças, os usuários das redes sociais digitais têm criado e/ou compartilhado um grande número de memes com o intuito de representar e recriar a realidade de maneira cômica. Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo analisar os processos de referênciação na (re)construção do sentido do gênero meme, sobre pandemia COVID-19, identificando como o objeto de discurso [pandemia] e os seus referentes associados são (re)elaborados, modificados, desativados ou reativados. A pesquisa é de natureza qualitativa, cujo corpus foi coletado em um grupo do Facebook, chamado “Memes do Covid-19”, no período de abril a julho de 2021. Para explicar como certas convenções da organização da imagem e texto colaboram para a construção de referentes pelos interlocutores, recorremos ao aporte teórico fundamentado em Bakhtin (1999; 2003); Cavalcante (2000, 2001, 2014); Dawkins (2001); Kress e Van Leeuwen (2001; 2006); Marcuschi (2006, 2007, 2008, 2017); entre outros. A análise evidencia que as estratégias referenciais: introdução referencial, anáfora e dêixis, são fundamentais para que os leitores possam estabelecer conexões lógicas entre o texto e seus conhecimentos prévios, como também, que se tratando de textos verbos-imagéticos o olhar do leitor pode percorrer vários caminhos interpretativos, por isso, verificamos lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/605
    Collections
    • Especialização em Linguagem e Práticas Sociais
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