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dc.creatorPereira, Rayane Nunes
dc.date.accessioned2022-05-18T19:44:38Z
dc.date.available2022-05-18T19:44:38Z
dc.date.issued2022-03-11
dc.identifier.citationPEREIRA, Rayane Nunes. O processo de referenciação na (re)construção no sentido do gênero meme sobre a pandemia de COVID-19. 2022. 28 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/605
dc.description.abstractThe new coronavirus pandemic has brought invaluable impacts to the lives of individuals and to deal with current circumstances, uncertainties and changes, users of digital social networks have created and/or shared a large number of memes in order to represent and recreate reality in a comical way. As a result, this article aims to analyze the processes of reference in the (re)construction of the meaning of the meme genre, on the COVID-19 pandemic, identifying how the object of discourse [pandemic] and its associated referents are (re) elaborated, modified, deactivated or reactivated. The research is of a qualitative nature, whose corpus was collected in a Facebook group, called “Memes do Covid-19”, from April to July 2021. To explain how certain conventions of the organization of the image and text collaborate for the construction of referents by the interlocutors, we resort to the theoretical contribution based on Bakhtin (1999; 2003); Cavalcante (2000, 2001, 2014); Dawkins (2001); Kress and Van Leeuwen (2001; 2006); Marcuschi (2006, 2007, 2008, 2017); among others. The analysis shows that the referential strategies: referential introduction, anaphora and deixis are fundamental for readers to be able to establish logical connections between the text and their previous knowledge, as well as, in the case of verb-image texts, the reader's gaze can go through several interpretive paths, therefore, we found gaps to be filled by future research.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAPOTHÉLOZ, D.; REICHLER-BÉGUELIN, M. J. Construction de la référence et stratégies de désignation. In: BERRENDONNER; REICHLER-BÉGUELIN, M-J. (Eds.). Du sintagme nominal aux objects-de-discours: SN complexes, nominalizations, anaphores. Neuchâtel: Institute de linguistique de l’Université de Neuchâtel, 1995. p. 227-271. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec. 1999. ______. Estética da criação verbal. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. (Tradução Paulo Bezerra). BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1999. CARACCIOLO, P. M.G.; FILHO, O. A.; PENNER, T. A. Dos bordões aos memes: Uma análise sobre o papel da mídia na construção e apropriação de novas formas de linguagem. In: XXXIV Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Recife, 2011. CAVALCANTE, M. M. Expressões indiciais em contextos de uso: por uma caracterização dos dêiticos discursivos. Recife, 205p. Tese de Doutorado em Linguística – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 2000. CAVALCANTE, M. M.; PINHEIRO, C. L.; LINS, M. da. P. P.; LIMA, G. Dimensões textuais nas perspectivas sociocognitiva e interacional. In: BENTES, A. C.; LEITE, M. Q. (org.). Linguística de texto e Análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010, p. 225-261. CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. A. P. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014. CAMPOS, M. Obra completa: contos. São Paulo: Maltese, 1996. CHAGAS, V.; FREIRE, F.; RIOS, D.; PAZ, L. F. Museu de Memes. 2011. Disponível em: http://www.museudememes.com.br/acervo/. Acesso em: 16 jun. 2015. CHIZZOTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. CIULLA, A. A referenciação anafórica e dêitica – com atenção especial para os dêiticos discursivos. 90 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. DAWKINS, R. O Gene Egoísta. (1979) Coleção O Homem e a Ciência, volume 7. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001. FRAGOSO, S.; RECUERO, R. AMARAL, A. Métodos de Pesquisa para Internet. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. v. 1. KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004. KOCH, I. V., ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto – 2ª Ed., 1ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2007. KRESS, G. VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001. ______. Reading images: The grammar of visual design. Psychology Press. London; New York: Routledge, 2006 [1996]. LIMA, S. M. C. de. Entre os domínios da metáfora e metonímia: um estudo de processos de re-categorização. 2009. 204f. Tese (Doutorado em Linguística). Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. ______. Gêneros Textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In KARWOSKI, Acir Mário.; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. orgs. Gêneros textuais reflexões e ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. ______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. ______. Anáfora indireta: o barco textual e suas âncoras. In: KOCH, I. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. Referenciação e discurso. 2. ed. 1ª reimpressão São Paulo: Contexto, 2017. MELO, J. M. de. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2012. OLIVEIRA, K. E. de J. A ciência dos memes e os memes da ciência: divulgação científica e educação na cultura digital. 2020. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Tiradentes, Aracaju, 2020. PAIVA, F. A. Concepção de texto multimodal na leitura de infográfico digital por meio de protocolo verbal. Signo (UNISC. Online), v. 38, p. 118-134, 2013. PEREZ, L. C. A. Referenciação. Português, 2021. Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/referenciacao.html. Acesso 31 out.2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCômicopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleO processo de referenciação na (re)construção do sentido no gênero meme sobre a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5549975433200817pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Thaysa Maria Braide de Moraes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2270227753156186pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Thaysa Maria Braide de Moraes
dc.contributor.referee2Oliveira, Francisca Poliane Lima de
dc.contributor.referee3Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2270227753156186pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859607470653114pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.description.resumoA pandemia do novo coronavírus trouxe impactos inestimáveis para a vida dos indivíduos e para lidar com as atuais circunstâncias, as incertezas e as mudanças, os usuários das redes sociais digitais têm criado e/ou compartilhado um grande número de memes com o intuito de representar e recriar a realidade de maneira cômica. Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo analisar os processos de referênciação na (re)construção do sentido do gênero meme, sobre pandemia COVID-19, identificando como o objeto de discurso [pandemia] e os seus referentes associados são (re)elaborados, modificados, desativados ou reativados. A pesquisa é de natureza qualitativa, cujo corpus foi coletado em um grupo do Facebook, chamado “Memes do Covid-19”, no período de abril a julho de 2021. Para explicar como certas convenções da organização da imagem e texto colaboram para a construção de referentes pelos interlocutores, recorremos ao aporte teórico fundamentado em Bakhtin (1999; 2003); Cavalcante (2000, 2001, 2014); Dawkins (2001); Kress e Van Leeuwen (2001; 2006); Marcuschi (2006, 2007, 2008, 2017); entre outros. A análise evidencia que as estratégias referenciais: introdução referencial, anáfora e dêixis, são fundamentais para que os leitores possam estabelecer conexões lógicas entre o texto e seus conhecimentos prévios, como também, que se tratando de textos verbos-imagéticos o olhar do leitor pode percorrer vários caminhos interpretativos, por isso, verificamos lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuraspt_BR


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