Mostrar registro simples

dc.creatorPadilha, Sinara Raquel de Sales
dc.date.accessioned2022-05-16T14:11:50Z
dc.date.available2022-05-16T14:11:50Z
dc.date.issued2021-12-22
dc.identifier.citationPADILHA, Sinara Raquel de Sales. Aulas remotas e sua representação para professores do ensino médio integrado no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns. 2022. 23 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/589
dc.description.abstractThis work is a qualitative research whose focus is to analyze the representations of the communicative event class in remote context for integrated high school teachers at the IFPE campus Garanhuns. The study differentiates the teacher's understanding of the expository-dialogued class and the strictly expository class, taking into account the Critical-Social and Traditional teaching models. We describe and conceptualize the types of classes in a Didactic and Methodological perspective based on Araujo (2013), Veiga (2008) and Libâneo (2013) and, later, we describe and conceptualize class as a genre based on the studies of Bazerman (2005), Marcuschi (2005) and Bakhtin (2003). It is possible to notice that there is a low understanding of the difference between the types of classes, in addition to the models adopted in the teaching practice as well as technical training with regard to the knowledge required of professionals who teach about elements that make up an expository-dialogued and the strictly expository class, which ends up limiting the understanding of what would be a synchronous class in remote context.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDRADE, R. C. A educação brasileira e a pandemia: breve olhar conjuntural. Le Mond Diplomatique Brasil. Le Mond Diplomatique Brasil, São Paulo, 21 de maio 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-educacao-brasileira-e-a-pande-mia-breve-olhar-conjuntural/. Acesso em: 13 jan. 2021. APPENZELLER, S., et.al. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Ver. Bras. Educ. med. v.44. supl.1. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.sci-elo.br/j/rbem/a/9k9kXdKQsPSDPMsP4Y3XfdL/?lang=pt. Acesso em: 02 de Dez. 2021. ARANHA, M. L. de A. História da educação e da pedagogia geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. ARAUJO, J. C. S. Disposição da aula: os sujeitos entre a tecnia e a polis. In: VEIGA, I. P.A. (org.) Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Pa-pirus, 2008. p. 45-72. BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ____. Estética da criação verbal. 3. ed. trad. a partir do francês: Maria Hermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAZERMAN, C.. Gêneros textuais, tipificação e interação. Angela Paiva Dionisio, Judith Chambliss Hoffnagel, (orgs.). São Paulo: Cortez, 2005. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto du-rar a situação de pandemia do novo corona vírus – COVID-19. 2020. Disponível em: https:// https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 13 de jan. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 774, de 04 de agosto de 2020. Esta-belece diretrizes para organização do calendário acadêmico do IFPE. Disponível em: https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/ensino/documentos-norteadores/documentos-de-am-bito-do-trabalho-remoto/portaria-ndeg-774-2020.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021. COIMBRA, C. L. A aula expositiva dialogada em uma perspectiva freireana. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino, 2016. p. 38-50. DAVIS, K. All you need to know about covid-19. Reviewed by Meredith Goodwin. Medical News Today. [24 jan. 2021]. Disponível em: https://www.medicalnewsto-day.com/articles/covid-19. Acesso em: 09 de jun. 2021. ESPINOSA, T. Reflexões sobre o engajamento de estudantes no Ensino Re-moto Emergencial. Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://www.sci-elo.br/j/epec/a/w5QWLfczXhfvnmpWj5FbHFn/?lang=pt#. Acesso em: 02 de Dez. 2021. LEGRAND, R. D. A profissão de professor: relações com os saberes, dialogo e co-locação em palavras. In: M. Cecília Pérez Souza-e-Silva, Daniel Faita, (orgs.); Tradução Ines Polegatto, Décio Rocha; Revisão Técnica Décio Rocha. Linguagem e traba-lho: construção de objetivos de análise no Brasil e na França. - São Paulo: Cortez, 2002. LEITE, N. M; LIMA, E. G. O; CARVALHO, A. B. G. Os professores e o uso das Tecnologias Digitais nas aulas remotas emergenciais no contexto de pandemia da Covid-19 em Pernambuco. Em: TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnologias Iberoamericana vol. 11 n.2 de 2020. LIBÂNEO, J. C. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013. MACEDO, R. M. Direito ou privilégio? Desigualdades, pandemia e os desafios de uma escola pública. Revista Estudos Históricos, v.34 n.73. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/?lang=pt. Acesso em: 02 de Dez. 2021. MAGALHÃES, R. C. S. Pandemia de covid-19, ensino remoto e potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciência, Saúde-Manguinhos. 30 de Jul. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/PsyyZM3qmW-PBQcBMm5zjGQh/?lang=pt. Acesso em: 02 de Dez. 2021. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definições e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARTIN, Y. H. How do SARS and MERS compare with COVID-19. Medical News Today. [Brighton: Healthline Media UK, 10 abr. 2020]. Disponível em: https: www.medicalnewstoday.com/articles/how-do-sars-and-mers-compare-with-co-vid-19. Acesso em: 09 jun. 2021. MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. II SEGET- Simpósio Nacional de Estudo dos gêneros Textuais, na Mesa Redonda “Gêneros e ensino de Língua Estrangeira”, com título questões de metodologia em análise de gêneros. União da Vitória, PR: FAFI. 06 de agosto de 2004. PEREIRA, F. E. de L. P. Aula expositiva: um estudo linguístico. VII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação. – Palmas Tocantins, 2012. RODRIGUES, B. B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. de. Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009. SOUZA, K. R. et.al. Trabalho remoto, saúde e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v.19, 2021. Trabalho Educação e saúde – TES. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/Rrnd-qvwL8b6YSrx6rT5PyFw/?lang=pt. Acesso em: 13 jan. 2021. VEIGA, I. P. A. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. A (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 46.[S. l.]: WHO, 2020. E-book. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200306-sitrep-46-covid-19.pdf?sfvrsn=96b04adf_4. Acesso em: 09 de jun. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Garanhuns (PE)pt_BR
dc.subjectProfessores - Garanhuns (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino médio - Garanhuns (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino integrado - Garanhuns (PE)pt_BR
dc.subjectComunicação e educaçãopt_BR
dc.titleAulas remotas e sua representação para professores do ensino médio integrado no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhunspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3847187810189331pt_BR
dc.contributor.advisor1Leitão, André Alexandre Padilha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820844893559954pt_BR
dc.contributor.referee1Leitão, André Alexandre Padilha
dc.contributor.referee2Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.referee3Freire, Patrocínio Solon
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820844893559954pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/88 59 607470653114pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br /56 34998915570816pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoTrata-se este trabalho de uma pesquisa qualitativa cujo foco é analisar as represen-tações do evento comunicativo aula em contexto remoto para professores do ensino médio integrado no IFPE campus Garanhuns. O estudo diferencia a compreensão docente sobre a aula expositivo-dialogada e a aula estritamente expositiva levando em conta os modelos de ensino Crítico-Social e Tradicional. Descrevemos e concei-tuamos os tipos de aula em uma perspectiva Didática e Metodológica apoiando-nos em Araujo (2013), Veiga (2008) e Libâneo (2013) e, posteriormente, descrevendo e conceituando aula enquanto gênero a partir dos estudos de Bazerman (2005), Mar-cuschi (2005) e Bakhtin (2003). É possível perceber que há baixa compreensão sobre a diferença entre os tipos de aula, além dos modelos adotados na prática docente bem como a baixa formação técnica no que diz respeito aos conhecimentos mínimos exigidos dos profissionais que exercem à docência sobre elementos que compõe uma aula expositivo-dialogada e a aula estritamente expositiva, o que acaba por limitar a compreensão do que seria uma aula síncrona em um contexto remotopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples