Aulas remotas e sua representação para professores do ensino médio integrado no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-22Autor
Padilha, Sinara Raquel de Sales
http://lattes.cnpq.br/3847187810189331
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Trata-se este trabalho de uma pesquisa qualitativa cujo foco é analisar as represen-tações do evento comunicativo aula em contexto remoto para professores do ensino médio integrado no IFPE campus Garanhuns. O estudo diferencia a compreensão docente sobre a aula expositivo-dialogada e a aula estritamente expositiva levando em conta os modelos de ensino Crítico-Social e Tradicional. Descrevemos e concei-tuamos os tipos de aula em uma perspectiva Didática e Metodológica apoiando-nos em Araujo (2013), Veiga (2008) e Libâneo (2013) e, posteriormente, descrevendo e conceituando aula enquanto gênero a partir dos estudos de Bazerman (2005), Mar-cuschi (2005) e Bakhtin (2003). É possível perceber que há baixa compreensão sobre a diferença entre os tipos de aula, além dos modelos adotados na prática docente bem como a baixa formação técnica no que diz respeito aos conhecimentos mínimos exigidos dos profissionais que exercem à docência sobre elementos que compõe uma aula expositivo-dialogada e a aula estritamente expositiva, o que acaba por limitar a compreensão do que seria uma aula síncrona em um contexto remoto