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dc.creatorSouza, Natália Oliveira de
dc.date.accessioned2022-05-12T11:06:21Z
dc.date.available2022-05-12T11:06:21Z
dc.date.issued2021-12-20
dc.identifier.citationSOUZA, Natália Oliveira de. Os conhecimentos indígenas interligados aos conhecimentos da física: o caso das fases da lua 2021. 20 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/583
dc.description.abstractIndigenous education is guaranteed by laws such as the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases for National Education and National Curriculum Parameters, which establish the right to specific and differentiated education, valuing and strengthening indigenous culture. Educational institutions, as well as all curricular components of basic education, must work on the theme of indigenous culture throughout the school curriculum. This article aims to report the development of a didactic intervention for teaching indigenous culture intertwined with topics of Physics, focusing on the Phases of the Moon. as narrative “A Lenda do Sol e da Lua” by the Tupi Guarani people, lasting three hours, with eight students. It was possible to understand some potentialities of indigenous culture in the interconnection, in a non-anecdotal way, with topics of teaching and learning in Physics, as well as the appreciation of this ancient culture.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAFONSO, Germano Bruno. O CÉU DOS ÍNDIOS DO BRASIL. Anais da 66a Reunião Anual da Sbpc, Rio Branco, Ac, v. 1, n. 1, p. 1-4, jul. 2014. BERTOLAMI, Orfeu; GOMES, Cláudio. A Origem do Universo. Visões cosmogónicas, [s. l.], 2018. Disponível em: https://web.ist.utl.pt/orfeu.bertolami/OrigemUniverso_2018f.pdf. Acesso em: 28 dez. 2021. BRASIL A. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.Acesso em: 04 Jun.2021. BRASIL B. LDB - Leis de Diretrizes e Bases.LEI No 9.394. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em abril de 2021. BRASIL C. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em abril de 2021. CARTH, John. A Base Nacional Comum Curricular e a aplicação da política de Educação para Educação das Relações Etnico-Raciais. Educação para as relações Étnico-Racial, [s. l.], 2001. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectFases da Luapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleOs conhecimentos indígenas interligados aos conhecimentos da física: o caso das fases da luapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7740027984833585pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Kleber Fernando
dc.contributor.referee2Souza, Cicero Jailton de Morais
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3803143158962612pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoA educação indígena é garantida por leis como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais, que estabelecem o direito de um ensino específico e diferenciado valorizando e fortalecendo a cultura indígena. As instituições de educação, como também todas as componentes curriculares da educação básica, devem trabalhar a temática da cultura indígenas em todo currículo escolar. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino de cultura indígena entrelaçada com tópicos de Física, com foco nas Fases da Lua. A abordagem foi realizada no contexto de um minicurso ministrado de forma online, utilizando um conto que tem como narrativa “A Lenda do Sol e da Lua” do povo Tupi Guarani, com duração de três horas, com oito estudantes. Foi possível compreender algumas potencialidades da cultura indígena na interconexão, de forma não anedótica, com tópicos do ensino e aprendizagem da Física assim como a valorização dessa cultura milenar.pt_BR


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