Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Cícero Oliveira de
dc.date.accessioned2022-05-11T12:18:51Z
dc.date.available2022-05-11T12:18:51Z
dc.date.issued2021-08-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/579
dc.description.abstractThe present work sought to investigate the challenges encountered when the contents of Physics is taught by a professor who does not have a specific degree in the area of expertise, using an exploratory research method with a qualitative approach using the technique of interviews with the aim of compare the views of professionals with specific training in Mathematics and who work in the teaching of Physics in relation to teachers with specific training in the field of Physics Teaching. Experiencing different experiences, but working in the same workplace, in a high school located in the Xukuru do Ororubá indigenous area in Pernambuco. The answers to the interviews produced satisfactory results in relation to the search for information about the teaching of Physics, so that it was possible to understand the needs of students and teachers in these institutions, as well as seeking alternatives to overcome difficulties in teaching.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRAGA, Marcia de Melo; TEIXEIRA, Rejane Maria Ribeiro. Relato de uma experiência didática envolvendo o tratamento do eletromagnetismo no ensino médio com um enfoque conceitual. Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, RS, v. 1, n. 2, pp. 30-35, 2006. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID22/pdf/2006_1_2_22.pdf>. Acesso em: 24. jul. 2021. BRASIL, PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC-SEMTEC, 2002). CARDOSO, Dayane Carvalho. A técnica de Resolução de Problemas Aplicada no Ensino de Física. Uberlândia, MG: UFU, 2007. Disponível em: <http://www.infis.ufu.br/infis_sys/pdf/DAYANE%20CARVALHO%20CARDOSO.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021. CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo do ensino superior 2007. Brasília: Inep, 2009 a. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/resumos-tecnicos>. Acesso em: 07. Ago.2021. TENENTE, Luiza. 40% dos professores de ensino médio não são formados na disciplina que ensinam aos alunos. Globo- Portal G1. 2020. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/02/09/40percent-dos-professores-de- ensino-medio-nao-sao-formados-na-disciplina-que-ensinam-aos-alunos.ghtml>. Acesso em: 24. jul. 2021. PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. Sobre a resolução de problemas no ensino da física. Cad.Cat.Ens.Fis., Florianópolis, SC v.14, n. 3, p. 229-253, dez.1997. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6982/6464>. Acesso em: 22 jul. 2021. SCHROEDER, Carlos. A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Porto Alegre, RS: Revista Brasileira de Ensino de Física, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/6ZjVdKptV4mnb58XBrZdWny/?lang=pt&format=pdf> . Acesso em: 24 jul. 2021. SOARES, Paulo. A importância da Física. PreParaEnem. 2021. Disponível em: <https://www.preparaenem.com/fisica/fisica-e-importante.htm> POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico.-5.ed.-Porto Alegre: Artmed, 2009 VIEIRA, M. M. F. e ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectXukurupt_BR
dc.titleInvestigando o ensino física praticado em escolas rurais indígenas da cidade de Pesqueirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722291480746348pt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Alexandre Manoel de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509389951374383pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee2Galindo, Joaci
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687386688155030pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou investigar os desafios encontrados quando os conteúdos da Física é lecionada por um professor que não possui graduação especifica na área de atuação, utilizando um método de pesquisa exploratória com abordagem de cunho qualitativo com a utilização da técnica de entrevistas com o objetivo de comparar visões dos profissionais com formação específica em Matemática e que atuam no ensino da Física em relação com professores com formação especifica na área do Ensino da Física. Vivenciando diferentes experiências, mas atuando no mesmo local de trabalho, em escola de nível médio localizada na área indígena Xukuru do Ororubá em Pernambuco. As respostas às entrevistas produziram resultados satisfatórios em relação à busca das informações sobre o ensino da Física, para que fosse possível compreender as necessidades de alunos e professores nessas instituições, assim como buscando alternativas para superar as dificuldades no Ensino.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples