dc.creator | Lima, Cícero Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2022-05-11T12:18:51Z | |
dc.date.available | 2022-05-11T12:18:51Z | |
dc.date.issued | 2021-08-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/579 | |
dc.description.abstract | The present work sought to investigate the challenges encountered when the contents
of Physics is taught by a professor who does not have a specific degree in the area of
expertise, using an exploratory research method with a qualitative approach using the technique of interviews with the aim of compare the views of professionals with specific
training in Mathematics and who work in the teaching of Physics in relation to teachers
with specific training in the field of Physics Teaching. Experiencing different
experiences, but working in the same workplace, in a high school located in the Xukuru
do Ororubá indigenous area in Pernambuco. The answers to the interviews produced
satisfactory results in relation to the search for information about the teaching of
Physics, so that it was possible to understand the needs of students and teachers in
these institutions, as well as seeking alternatives to overcome difficulties in teaching. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BRAGA, Marcia de Melo; TEIXEIRA, Rejane Maria Ribeiro. Relato de uma
experiência didática envolvendo o tratamento do eletromagnetismo no ensino
médio com um enfoque conceitual. Experiências em Ensino de Ciências, Porto
Alegre, RS, v. 1, n. 2, pp. 30-35, 2006. Disponível em:
<http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID22/pdf/2006_1_2_22.pdf>. Acesso em: 24. jul.
2021.
BRASIL, PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos
Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC-SEMTEC, 2002).
CARDOSO, Dayane Carvalho. A técnica de Resolução de Problemas Aplicada no
Ensino de Física. Uberlândia, MG: UFU, 2007. Disponível em:
<http://www.infis.ufu.br/infis_sys/pdf/DAYANE%20CARVALHO%20CARDOSO.pdf>.
Acesso em: 22 jul. 2021.
CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto.
2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo
do ensino superior 2007. Brasília: Inep, 2009 a. Disponível em:
<http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/resumos-tecnicos>.
Acesso em: 07. Ago.2021.
TENENTE, Luiza. 40% dos professores de ensino médio não são formados na
disciplina que ensinam aos alunos. Globo- Portal G1. 2020. Disponível em: <
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/02/09/40percent-dos-professores-de-
ensino-medio-nao-sao-formados-na-disciplina-que-ensinam-aos-alunos.ghtml>.
Acesso em: 24. jul. 2021.
PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. Sobre a resolução de problemas no ensino da
física. Cad.Cat.Ens.Fis., Florianópolis, SC v.14, n. 3, p. 229-253, dez.1997. Disponível
em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6982/6464>. Acesso em:
22 jul. 2021.
SCHROEDER, Carlos. A importância da física nas quatro primeiras séries do
ensino fundamental. Porto Alegre, RS: Revista Brasileira de Ensino de Física, 2007.
Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/rbef/a/6ZjVdKptV4mnb58XBrZdWny/?lang=pt&format=pdf> .
Acesso em: 24 jul. 2021.
SOARES, Paulo. A importância da Física. PreParaEnem. 2021. Disponível em:
<https://www.preparaenem.com/fisica/fisica-e-importante.htm>
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino
de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico.-5.ed.-Porto
Alegre: Artmed, 2009
VIEIRA, M. M. F. e ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria
e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Xukuru | pt_BR |
dc.title | Investigando o ensino física praticado em escolas rurais indígenas da cidade de Pesqueira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1722291480746348 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Farias, Alexandre Manoel de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3509389951374383 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, José Roberto Tavares de | |
dc.contributor.referee2 | Galindo, Joaci | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5529513680269827 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6687386688155030 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou investigar os desafios encontrados quando os conteúdos
da Física é lecionada por um professor que não possui graduação especifica na área
de atuação, utilizando um método de pesquisa exploratória com abordagem de cunho
qualitativo com a utilização da técnica de entrevistas com o objetivo de comparar
visões dos profissionais com formação específica em Matemática e que atuam no
ensino da Física em relação com professores com formação especifica na área do
Ensino da Física. Vivenciando diferentes experiências, mas atuando no mesmo local
de trabalho, em escola de nível médio localizada na área indígena Xukuru do Ororubá
em Pernambuco. As respostas às entrevistas produziram resultados satisfatórios em
relação à busca das informações sobre o ensino da Física, para que fosse possível
compreender as necessidades de alunos e professores nessas instituições, assim
como buscando alternativas para superar as dificuldades no Ensino. | pt_BR |