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    No caminho, uma cruz; na Igreja, um credo: um estudo dialógico do discurso dos católicos que constroem as Santas Cruzes de Beira de Estrada e do discurso da Igreja Católica

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    Trabalho de Conclusão de Curso (503.6Kb)
    Data
    2022-03-23
    Autor
    Gueiros, Mabel Sales de Farias
    http://lattes.cnpq.br/9465776703861595
    Metadata
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    Resumo
    O presente artigo tem como objetivo analisar os diálogos entre as Santas Cruzes de Beira de Estrada e o catolicismo no município de Correntes – PE, os signos pertencentes às duas práticas e as discordâncias e concordâncias nessas atividades, de acordo com os discursos dos nativos e os gêneros discursivos que embasam as práticas da Igreja Católica, baseando me na perspectiva dialógica desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin. Esse trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de campo e documental, contando com a participação de seis sujeitos, sendo um representante oficial da Igreja Católica e cinco sujeitos que perderam os seus familiares de forma trágica; recorre também ao Código de Direito Canônico, ao Catecismo e à Bíblia para identificar aspectos envolvendo essas práticas que fazem parte da esfera discursiva religiosa. O referente artigo pretende contribuir com as teorias linguísticas voltadas para o dialogismo e a religiosidade, respectivamente, utilizando como embasamento teórico a visão do Círculo de Bakhtin sobre os discursos dialógicos, abordada por Faraco (2009), Brait (org. 2018) e pelo próprio Bakhtin (2006); nas descrições da esfera religiosa, empregaremos as concepções desenvolvidas por Alves (1986), Geertz (1978) e Quintana (1999) sobre esse cenário da atividade humana. Os resultados mostraram a heterogeneidade dos católicos e o entrecruzamento dos discursos oficiais e cotidianos, se dissociando no que diz respeito às autoridades que alicerçam as axiologias de cada esfera e ao contexto envolvendo assombrações
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/570
    Collections
    • Especialização em Linguagem e Práticas Sociais
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