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    “Acorda amor!”, olha a “Roda viva”!: uma breve análise de duas letras de canções de Chico Buarque sob a perspectiva teórica da literatura de resistência

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    Trabalho de Conclusão de Curso (254.0Kb)
    Data
    2022-03-19
    Autor
    Bezerra, Tiago Morais
    http://lattes.cnpq.br/7274934657990457
    Metadata
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    Resumo
    O período histórico da ditadura civil-militar, que vigorou no Brasil a partir de 1964, foi marcado pela censura. Qualquer breve estudo dessa fase da história comprova que nosso passado recente está marcado por manifestações artísticas, sobretudo a canção popular, que em muitos casos conserva em si a memória e a história desses duros anos. Afinal, a música como ferramenta de resistência, juntamente com as demais artes, desempenhou fundamental papel na oposição ao Regime Militar e à censura que lhe foi inerente. Baseado nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar duas canções de Chico Buarque, a saber: “Roda viva” e “Acorda amor” - sob a perspectiva da noção teórica de “literatura de resistência, (BOSI, 2002); (BONICCI; GONÇALVES, 2005); (DALCASTAGNÈ, 2012); (NÓBREGA, 2015); (SILVA, 2020). A análise, portanto, partirá do reconhecimento do contexto histórico e das referências da literatura de resistência que se apresenta como ferramenta de denúncia frente a tempos instáveis, evidenciando por meio da relação entre a ditadura militar brasileira e a resistência abarcada nas duas canções de Chico Buarque, o movimento interno à literatura, que provoca o ato de resistir. Esperamos, deste modo, contribuir para o avanço nas pesquisas que reconhecem uma inter-relação entre arte literária e história, com vistas a reforçar não só as aproximações entre as duas áreas, mas sobretudo a existência de uma ação complementar entre ambas que se torna imprescindível para a construção dos sentidos
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/560
    Collections
    • Especialização em Linguagem e Práticas Sociais
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