| dc.creator | Bezerra, Tiago Morais |  | 
| dc.date.accessioned | 2022-05-05T14:27:44Z |  | 
| dc.date.available | 2022-05-05T14:27:44Z |  | 
| dc.date.issued | 2022-03-19 |  | 
| dc.identifier.citation | BEZERRA, Tiago Morais. "Acorda amor!", olha a "Roda viva""!: uma breve análise de duas letras de canções de chico buarque sob a perspectiva teórica da literatura de resistência. 2022. 20 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/560 |  | 
| dc.description.abstract | The historical period of the civil-military dictatorship, which took effect in Brazil from 
1964, was marked by censorship. Any brief study of this period proves that our recent 
past is full of artistic manifestations, including popular songs, which in many cases 
carry the memory and history of those hard years. After all, music as a tool of 
resistance, along with the other arts, played a fundamental role in opposing the Military 
Regime and the censorship that was inherent to it. Based on this context, the objective 
of this essay is to analyze two songs by Chico Buarque, named: “Roda viva” and 
“Acorda amor” - from the perspective of the theoretical notion of “literature of 
resistance” (BOSI, 2002); (BONICCI; GONÇALVES, 2005); (DALCASTAGNÈ, 2012); 
(NÓBREGA, 2015); (SILVA, 2020). Therefore the analysis will start from both the 
investigation of the historical context and the references of the resistance literature that 
presents itself as a tool of denunciation in politically unstable times showing, through 
the relationship between the Brazilian military dictatorship and the resistance 
encompassed in these two songs by Chico Buarque, the literature’s movement that 
promotes the act of resisting. In this way, we hope to contribute to the advancement of 
research that recognizes an interconnection between Literature and History, aiming to 
reinforce not only the approximations between these two areas but the existence of a 
complementary action between them, that becomes essential for the construction of 
the senses. | pt_BR | 
| dc.format.extent | 20p. | pt_BR | 
| dc.language | pt_BR | pt_BR | 
| dc.relation | BOSI, A. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GONÇALVES, Ângela Aparecida; BONNICI, Thomas. O conceito de resistência em 
três textos da literatura brasileira à luz da teoria pós-colonial. Acta Scientiarum. 
Human and Social Sciences [en linea]. 2005, 27(2), 151-161[fecha de Consulta 24 
de Febrero de 2022]. ISSN: 1679-7361. Disponível em:  https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307324855004.
BUARQUE, C. Site oficial do compositor Chico Buarque. Disponível em: www.chicobuarque.com. Acesso em: 10 jan. 2022.
DALCASTAGNÈ, R. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte, 2012.
GITAHY, Raquel Rosan Christino; FERNANDEZ, Artemisa Piai Silva de; BATISTA, 
Claudia Karina Ladeia; PRADO , Alessandro Martins Música. “Roda Viva”: 
desvendando simbolismos. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto 
Velho, v. 6, n° 14, p. 164-177, abr./jun., 2019. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-
2087.2019.3419.
HOLANDA, Chico Buarque de. Cancioneiro Acorda Amor. Disponível em 
http://www.chicobuarque.com.br. Acesso em: 10 jan. 2022.
HOLLANDA, C.B. Entrevista a O Globo. O Globo, Rio de Janeiro, 15:3, 1979. 
HOLLANDA, C.B. Entrevista à Revista Veja. Veja, São Paulo, 27;IB, 1976. 
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na 
escola”. In: KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. 294 p. p. 15-61. 
MARCHUSCI, Luiz Antônio. 2008. Processos de produção textual. In:. Produção 
textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial. p. 48-
143.
MEDINA, Cremilda. Notícia: um produto à venda. Jornalismo na sociedade urbana 
e industrial. São Paulo: Alfa-Omega, 1978.
NAPOLITANO, Marcos. Hoje preciso refletir um pouco’: ser social e tempo histórico 
na obra de Chico Buarque de Hollanda, 1971/1978. História, v. 22, n. 1, p. 115-34, 
2003.
NAPOLITANO, Marcos. No entanto é preciso cantar. In: 1964: História do Regime 
Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014 (p. 92-118).
NÓBREGA, Geralda Medeiros. Hermilo Borba Filho: memórias de resistência e 
resistência da história. Campina Grande: Eduapb, 2015. 198 p.
SILVA, Josimere Maria da. Hermilo Borba Filho [manuscrito]: escrita do corpo, 
performance da escrita e resistência em “Um cavalheiro da segunda 
decadência”. Josimere Maria da Silva. 2020. 233 p. 
VECCHI, Roberto & DALCASTAGNÈ, Regina. Apresentação. Estudos de 
Literatura Brasileira Contemporânea. Literatura e Ditadura, Brasília, n. 43, p.11-12,  jan-jun, 
2014. | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Ditadura na literatura | pt_BR | 
| dc.subject | Resistência ao governo | pt_BR | 
| dc.subject | Música popular - Brasil | pt_BR | 
| dc.subject | Artes - Censura | pt_BR | 
| dc.title | “Acorda amor!”, olha a “Roda viva”!: uma breve análise de duas letras de  canções de Chico Buarque sob a perspectiva teórica da literatura de resistência | pt_BR | 
| dc.type | TCC | pt_BR | 
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7274934657990457 | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Josimere Maria da |  | 
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6284482799682797 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee1 | Silva, Josimere Maria da |  | 
| dc.contributor.referee2 | Nunes, Valfrido da Silva |  | 
| dc.contributor.referee3 | Silva, Hudson Marques da |  | 
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6284482799682797 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8859607470653114 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1011349690448895 | pt_BR | 
| dc.publisher.department | Garanhuns | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR | 
| dc.description.resumo | O período histórico da ditadura civil-militar, que vigorou no Brasil a partir de 1964, foi 
marcado pela censura. Qualquer breve estudo dessa fase da história comprova que 
nosso passado recente está marcado por manifestações artísticas, sobretudo a 
canção popular, que em muitos casos conserva em si a memória e a história desses 
duros anos. Afinal, a música como ferramenta de resistência, juntamente com as 
demais artes, desempenhou fundamental papel na oposição ao Regime Militar e à 
censura que lhe foi inerente. Baseado nesse contexto, o objetivo deste artigo é 
analisar duas canções de Chico Buarque, a saber: “Roda viva” e “Acorda amor” - sob 
a perspectiva da noção teórica de “literatura de resistência, (BOSI, 2002); (BONICCI; 
GONÇALVES, 2005); (DALCASTAGNÈ, 2012); (NÓBREGA, 2015); (SILVA, 2020). A 
análise, portanto, partirá do reconhecimento do contexto histórico e das referências 
da literatura de resistência que se apresenta como ferramenta de denúncia frente a 
tempos instáveis, evidenciando por meio da relação entre a ditadura militar brasileira 
e a resistência abarcada nas duas canções de Chico Buarque, o movimento interno à 
literatura, que provoca o ato de resistir. Esperamos, deste modo, contribuir para o 
avanço nas pesquisas que reconhecem uma inter-relação entre arte literária e história, 
com vistas a reforçar não só as aproximações entre as duas áreas, mas sobretudo a 
existência de uma ação complementar entre ambas que se torna imprescindível para 
a construção dos sentidos | pt_BR |