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dc.creatorSilva, Romário Rodrigues Diomedes da
dc.date.accessioned2022-04-29T19:49:56Z
dc.date.available2022-04-29T19:49:56Z
dc.date.issued2022-01-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/545
dc.description.abstractParks and squares can play an important role in health promotion, as they can be suitable places for physical activity, providing an active life to users. The present work had as its object of study the Parque de Camaragibe, with the objective of qualitatively verifying the Parque de Camaragibe as a space for physical activity. It is also sought to apply the SERVQUAL scale adapted to the reality of the park and thus understand the level of user satisfaction, identifying points for improvement. Data were collected in 3 stages: visit to the urban planning sector for an interview with the manager, as well as systematic observation in loco and application of questionnaires in Camaragibe Park with users who practice physical activity. Twelve attributes were defined, important for promoting well-being and meeting the needs of users. This work can be classified as a field survey work, of the descriptive type and with a qualitative approach, having the structured questionnaire as an instrument for collecting opinions. To assess the Expectation (E) and Perception (P) questions, the Likert scale adapted to 5 wasused, being distributed in 1 "strongly disagree", 2 "disagree", 3 "neither agree nor disagree", 4 "agree ” and 5 “I totally agree”. Analyzing the data, it was possible to identify that the presence of security professionals, the presence of a physical education professional and the availability of accessible/clean bathrooms were the variables that presented the greatest gaps between expectation (E) and perception (P), thus being characterized as criticism.pt_BR
dc.format.extent14f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectParquept_BR
dc.subjectPraçaspt_BR
dc.subjectPercepção e expectativa do clientept_BR
dc.subjectQualidade de serviçopt_BR
dc.titleAnálise qualitativa do parque de Camaragibe-PE para a prática de atividades físicaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3163840802139558pt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Bruno Rios
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/1855474106708389pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Alexandre Magno Alves de
dc.contributor.referee2Ribeiro Neto, Luiz Guimarães
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5303572029930051pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/7781945841002844pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoParques e praças podem desempenhar papel importante na promoção a saúde, pois podem ser locais propícios para prática de atividade física, proporcionando uma vida ativa aos usuários. O presente trabalho teve como objeto de estudo o Parque de Camaragibe, com o objetivo de analisar de forma qualitativa através da escala SERVQUAL adaptada a realidade do parque e assim entender o nível de satisfação dos usuários, identificando pontos de melhorias. Os dados foram coletados em 3 etapas: visita ao setor de planejamento urbano para uma entrevista com o gestor, bem como realização de observação sistemática in loco e aplicação de questionários no parque Camaragibe junto aos usuários praticantes de atividade física. Foram definidos doze atributos, importantes por promover bem estar e atender as necessidades dos usuários. Este trabalho pode ser classificado como um trabalho de levantamento de campo, do tipo descritivo e de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de opiniões o questionário estruturado. Para avaliação das questões de Expectativa (E) e Percepção (P), foi utilizado a escala Likert adaptado para 5, sendo distribuída em 1 “discordo totalmente”, 2 “discordo”, 3 “nem concordo e nem discordo”, 4 “concordo” e 5 “concordo totalmente”. Analisando os dados, foi possível identificar que a presença de profissionais de segurança, presença de profissional de educação física e disponibilidade de banheiros acessíveis/limpos foram as variáveis que apresentaram maiores gap’s entre expectativa (E) e percepção (P), sendo assim caracterizado como críticas.pt_BR


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