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dc.creatorGuedes, Rebeka Mayara
dc.date.accessioned2022-04-28T18:51:06Z
dc.date.available2022-04-28T18:51:06Z
dc.date.issued2021-05-27
dc.identifier.citationGUEDES, Rebeka Mayara. Desafios e perspectivas do estágio supervisionado para formação inicial dos docentes de geografia no cenário da pandemia da covid-19.45f.2021. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso de Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/542
dc.description.abstractIn the year of 2020, the world was surprised by a pandemic, known as SARS-CoV-2 or Covid-19. In order to minimize the number of people infected and preserve theirs lives, social isolation was adopted as a measure of containment. In the scope of education, trying to minimize the damage caused by the pandemic, the education system, in a global scale, adopting the teaching modality using digital platforms faced with this scenario, higher education institutions had to rethink and reformulate the Supervised Internship curricular component, a practical discipline developed within educational institutions. This paper aims to discuss the challenges and perspectives arising from the Covid pandemic in the initial training of teachers from the Supervised Internship in the Geography Degree course at the Federal Institute of Pernambuco (IFPE). The qualitative approach was used for the theoretical basis of the research, it was also used the Brazilian legislation, besides bibliographic searches in articles, books, magazines and periodicals referring to the Supervised Internship, teacher training and the new challenges of teaching and learning in the current scenario. As a tool for surveying and collecting data, as well as for obtaining information necessary for the development of the research, two questionnaires was used. After obtaining the answers to the questionnaires, for tabulation of the information, the data was grouped and represented by graphs. Thus it was possible to notice that the pandemic situation of Covid-19, directly impacted and altered the development of this curricular component. However, even in the face of the various difficulties pointed out by the student-interns, the experience of Supervised Internship was essential and significant for their professional construction.pt_BR
dc.format.extent45f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas do estágio supervisionado para formação inicial dos docentes de Geografia no cenário da pandemia da covid 19.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798973318382136pt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Fernanda Guarany Mendonça
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902195199314415pt_BR
dc.contributor.referee1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.referee2Braga, Clezia Aquino de
dc.contributor.referee3Leite, Fernanda Guarany Mendonça
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/74641134284099195pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902195199314415pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoNo ano de 2020, o mundo foi surpreendido por uma pandemia, denominada como SARS-CoV-2, conhecida como Covid-19. Visando minimizar o número de infectados e preservar a vida das pessoas, foi adotado, como medida de contenção, o isolamento social. No âmbito da educação, tentando minimizar os danos causados pela pandemia, o sistema de ensino, em escala mundial, adotou a modalidade remota de ensino usando plataformas digitais. Diante desse cenário, as instituições de ensino superior tiveram de repensar e reformular o componente curricular de Estágio Supervisionado, uma disciplina prática desenvolvida nas instituições educacionais, situação que consolidou o interesse por pesquisa. Este trabalho tem como objetivo discutir os desafios e as perspectivas oriundos da pandemia de Covid na formação inicial dos docentes por meio do Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A abordagem utilizada foi a qualitativa para embasamento teórico da pesquisa, utilizou-se a legislação brasileira, pesquisas bibliográficas em artigos, livros, revistas e periódicos referentes ao Estágio Supervisionado, à formação docente e aos novos desafios do ensino-aprendizagem no cenário atual. Como instrumento para levantamento e coleta de dados, bem como para obtenção de informações necessárias ao desenvolvimento da pesquisa, optouse pela aplicação de questionário. Após a obtenção das respostas dos questionários, para tabulação das informações, os dados foram agrupados e representados por gráficos. Diante disso, foi possível perceber que a situação pandêmica da Covid-19, impactou e alterou diretamente o desenvolvimento desse componente curricular. Porém, mesmo diante das diversas dificuldades pontuadas pelos discentesestagiários, a vivência de Estágio Supervisionado foi essencial e significativa para a sua construção profissional.pt_BR


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