dc.relation | ALMEIDA, L. B. de. et al. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 5567, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/jistm/v2n1/05.pdf. Acesso em: 2 mai. 2021.
ANDRADE, R. C. R.; RESENDE, M. R. Aspectos legais do estágio: uma retrospectiva histórica. Revista Multitexto . Monte Claros, v. 3, n. 1, p. 58-64, 2015. Disponível em: http://www.ead.unimontes.br/multitexto/ index.php/rmcead/article/view/108/45. Acesso em: 2 mai. 2021.
BARREIRO, L. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e Estágio Supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BORGES, L. Mudanças no mundo do trabalho, mudanças na educação. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, p. 156-176, 2010. Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/epcc-2011/wp content/uploads/sites/86/2016/07/zedequias_vieira_cavalcante2.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
BRASIL. Decreto n.º 66.546, de 11 de maio de 1970. Institui a Coordenação do "Projeto Integração", destinada à implementação de programa de estágios práticos para estudantes do sistema de ensino superior de áreas prioritárias, e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 3391, 11 maio 1970. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D66546.htm. Acesso em: 10 dez. 2020.
BRASIL. Decreto- Lei n.º 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei orgânica do ensino industrial. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 1997, 31 dez. 1942. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/19371946/del4073.htm. Acesso em: 17 fev. 2021.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo: seção 1, Brasília, DF, v. 134, n. 248, p. 27.834-27.841, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 29 mai. 2019.
BRASIL. Lei n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 3, 26 set. 2008. Disponível em http: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 17 fev. 2021.
BRASIL. Lei n.º 6.494, de 7 de dezembro de 1977. Dispõe sobre os estágios de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino profissionalizante do 2º Grau e Supletivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 16870, 9 dez. 1977. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6494.htm. Acesso em: 17 fev. 2021.
BRASIL. Portaria n.º 932, de 1.º de dezembro de 2015. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 18, 2 dez. 2015. Disponível em: https://www.esamc.br/web/ fotos/autorizacao_63__192.200.108.222_zzc6042b9837.pdf. Acesso em: 2 mai. 2021.
BRASIL. Portaria n.º 1.002, de 29 de setembro de 1967. Diário Oficial da União, n. 190, seção 1, Brasília, DF, p. 10.161, 6 out. 1967. Disponível em: https://atvi.com.br/wp-content/uploads/2018/02/ Portaria_MTPS_n_1002_29_09_1967.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021.
BRASIL. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, edição 53, seção 1, Brasília, DF, p. 39, 18 março de 2020.
BURIOLLA, M. A. O estágio supervisionado. São Paulo: Cortez, 1999.
CANDIDO, F. G.; JUCÁ, S. C. S; SILVA, S. A. A Era Vargas e o reordenamento do ensino técnico profissional: a implantação do Liceu Industrial no Ceará. Research, Society and Development, v. 8, n. 6, p. e27861059, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332118393_A_Era_Vargas_e_o_reordena mento_do_ensino_tecnico_profissional_a_implantacao_do_Liceu_Industrial_no_Cea ra. Acesso em: 5 fev. 2021.
CNE/CP N. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.
CAVALCANTE, Z. V.; SILVA, M. L. S. A importância da revolução industrial no mundo da tecnologia. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA (EPCC), 7., 2011. Anais [...]. Maringá: Centro Universitário, 2011. Disponível em: http://rdu.unicesumar.edu.br/bitstream/123456789/6395/1/ zedequias_vieira_cavalcante2.pdf. Acesso: 5 fev. 2021.
COLOMBO, I. M.; BALLAO, C. M. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, p. 171-186, jul.-set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010440602014000300011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2021.
DIAS, E.; PINTO, F. C. F. A educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 545-554, jul./set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300545. Acesso em: 10 mar. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LIMA, M. S. L. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. 2. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
MACARINI, J. P. A política econômica do governo Médici: 1970-1973. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 53-92, dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010363512005000300003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2021.
MARQUES, R. C.; SILVEIRA, A. J. T.; PIMENTA, D. N. A pandemia de Covid-19: intersecções e desafios para a história da saúde e do tempo presente. In: REIS, T. S. et al. (Org.). Coleção História do Tempo Presente. Roraima: Editora da UFRR, 2020. v. 3. Roraima: Editora UFRR, 2020. v. 3, p. 225-249.
MARRAN, A. L. Estágio curricular supervisionado: algumas reflexões. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO E CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 25., 2, 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.uece.br/satewp/wpcontent/uploads/sites/58/2013/09/estagio-supervisionado-texto-2-cp-12-2013.pdf. Acesso em: 19 mar. 2021.
MARTINS, R. E. M. W. O estágio na licenciatura em geografia como um espaço de formação compartilhada. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 237253, maio-ago. 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/ view/37429. Acesso em: 10 fev. 2021.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MORAES, L. C. L. de. Normas aplicáveis ao ensino remoto: uma análise das Portarias nº 343 e 345 do Ministério da Educação à luz do direito brasileiro. In: PAIVA JÚNIOR, Francisco Pessoa de (Org.). Ensino Remoto em debate. Belém: RFB Editora, 2020, p. 45-56. https://doi.org/10.46898/rfb.9786558890607
MOREIRA, A. L.; COSTA, I. M.; ASSIS, L. F. As bases legais do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura: entre o vigente e o novo. Revista Pedagogia em Foco, Iturama, MG, v. 13, p. 81-91, 2018. Disponível em: https://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/403. Acesso em: 10 fev. 2021.
OLIVEIRA, L. S. et al. A prática do estágio: uma contribuição para a construção da identidade profissional docente. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARAPIRACA, 2015, v. 1, n. 1, Arapiraca, AL. Anais [...]. Arapiraca, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cipar/article/view/1983. Acesso em: 25 mar. 2021.
PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 109-125, dez. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173301999000300006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2021.
PEREIRA, M. C.; SILVA. T. M. O uso da tecnologia na educação na era digital. Revista Saberes em Rede, Cuiabá, MT, p. 85-94, jul./dez. 2013.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005/2006.
PRADO, A. F. et al. Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão. Revista Eletrônica S@ber, v. 21, jul./ago. 2013. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol__1373923960.pdf. Acesso em: 14 jan. 2021.
SÁ, A. L.; NARCISO, A. L. C.; NARCISO, L. C. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA, 14. Anais [...]. Online, v. 9, n. 1, nov. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ anais_linguagem_tecnologia/article/view/17773. Acesso em: 5 mai. 2021.
SANTOS FILHO, A. P. O estágio supervisionado e sua importância na formação docente. Revista Partes, São Paulo, 4 jan. 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/2010/01/04/o-estagio-Supervisionado-e-sua-importanciana-formacao-docente/. Acesso em: 14 jun. 2019.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. São Paulo. Cortez,1992.
SILVA, A. P. O. Embate entre a pedagogia tradicional e a educação nova: políticas e práticas educacionais na escola primária catarinense 1911-1945. 2012. In: ANPED SUL: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9., 2012, Caxias do Sul, RS. Anais [...]. Caxias do Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/ conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1259/13. Acesso em: 20 abr. de 2021.
SOUZA, D. O. A pandemia de Covid-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2469-2477, jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232020006702469&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 abr. 2021.
SOUZA, V.; SANTOS, L.; OLIVEIRA, C. A importância da prática do estágio supervisionado na formação de professores. In: 11 ENFOPE, 11., FOPIE, 12., 2018, Aracaju. Anais [...]. Aracaju, 2018. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
]WIELEWICKI, H. G. Prática de ensino e formação de professores: um estudo de caso sobre a relação universidade‐escola em cursos de licenciatura. 2010. 282 f. Orientadora: Elizabeth Diefenthaeler Krahe. Tese (Doutorado em Educação). – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/ 21856#:~:text=Tendo%20em%20vista%20tal%20preocupa%C3%A7%C3%A3o,34% 20profissionais%20envolvidos%20%E2%80%93%20pela%20universidade. Acesso em: 20 abr. 2021. | pt_BR |