Representações de gênero por estudantes do 8º ano da rede pública municipal de Angelim-PE: uma análise do discurso crítica
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Data
2022-03-25Autor
Silva, Kermelly Beatriz de Lima
http://lattes.cnpq.br/1083299556799036
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A presente pesquisa objetiva traçar uma investigação teórico-metodológica acerca das representações
de gênero que condicionam e mantém diversos estereótipos que excluem e discriminam o gênero
feminino e tensionam com representações que subvertem essa lógica. Perante a isso, buscamos
analisar, através das representações de estudantes do 8º ano do ensino fundamental, as (re)-
significações inseridas em vocábulos, presentes em dicionários, que produzem e propagam a
desigualdade e a discriminação de gênero. Desse modo, procuramos analisar, através de um
questionário on-line, as representações construídas pelos discentes ao ouvirem ou falarem termos que
denotam misoginia e exclusão. Além do mais, procuramos propor uma reflexão aguçada a respeito do
papel que o gênero feminino exerce em uma sociedade tributária do patriarcalismo ocidental,
especialmente dentro do âmbito escolar. Para fundamentar esse trabalho, buscamos subsídio na teoria
da Análise do Discurso Crítica (ADC), especialmente nas investigações respaldadas por Norman
Fairclough (1997; 2001; 2003; 2012). Utilizamos instrumento de coleta de dados como o Google Forms,
para a elaboração de um questionário sobre palavras de caráter sexista e androcentrista. Com base
nos dados coletados, conseguimos observar que esses termos são comumente utilizados pelas/os
discentes e que a maioria delas/es demonstram ter consciência das consequências sociais que esses
significados podem exercer sobre aquelas a quem essas representações se destinam. Dessa maneira,
revelamos o nosso interesse em propor questionamentos e reflexões a respeito das representações
que estão atreladas a palavras que estabelecem padrões de gênero