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dc.creatorSilva, Kermelly Beatriz de Lima
dc.date.accessioned2022-04-28T18:10:49Z
dc.date.available2022-04-28T18:10:49Z
dc.date.issued2022-03-25
dc.identifier.citationSILVA, Kermelly Beatriz de Lima. Representações de gênero por estudantes do 8º ano da rede pública municipal de Angelim-PE: uma análise do discurso crítica. 2022. 25 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/541
dc.description.abstractThis research aims to trace a theoretical and methodological investigation about the representations of gender that condition and maintain various stereotypes that exclude and discriminate the female gender and tension with representations that subvert this logic. In view of this, we seek to analyze, through the representations of 8th grade students, the (re)-significations inserted in words, present in dictionaries, which produce and propagate gender inequality and discrimination. Thus, we sought to analyze, through an online questionnaire, the representations constructed by students when they hear or speak terms that denote misogyny and exclusion. Moreover, we seek to propose a sharp reflection on the role that the female gender plays in a society tributary to Western patriarchy, especially within the school environment. To ground this work, we sought subsidy in the theory of Critical Discourse Analysis (CDA), especially in the investigations supported by Norman Fairclough (1997; 2001; 2003; 2012). We used a data collection tool, such as Google Forms, to elaborate a questionnaire about sexist and androcentrist words. Based on the data collected, we were able to observe that these terms are commonly used by the students and that most of them are aware of the social consequences that these meanings can exert on those to whom these representations are intended. This way, we reveal our interest in proposing questionings and reflections about the representations that are linked to words that establish gender standardspt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDRADE, Giselly; CARVALHO, Gislene; ZAMBRANO, Romana. A representação do gênero em dicionários monolíngues dos idiomas alemão, espanhol e português: uma análise crítica feminista de verbetes referentes às profissões. Calidoscópio. São Leopoldo. v. 15, n. 3, p. 433-442. set./dez. 2017. BABBIE, E. Métodos de Pesquisas em Survey. Belo Horizonte-MG: Ed. UFMG, 2005. CAMARGO, Alice Vasques de. Representação social da mulher e interdiscurso em editoriais da revista Tpm. 2016. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. 2016. CARLOS, Beatriz Nunes. A educação para a (des)igualdade de género: O papel da educação na (re)produção dos estereótipos de género. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos sobre as Mulheres: As Mulheres na Sociedade e na Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2019. DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAdolescentes (Meninas) - Palavras e expressõespt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexo contra as mulheres - Palavras e expressõespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleRepresentações de gênero por estudantes do 8º ano da rede pública municipal de Angelim-PE: uma análise do discurso críticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1083299556799036pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Thaysa Maria Braide de Moraes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 2270227753156186pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Thaysa Maria Braide de Moraes
dc.contributor.referee2Peixoto, Maria Eduarda Gonçalves
dc.contributor.referee3Silva, Karla Janaína Alexandre da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 2270227753156186pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 3267074690585127pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 5380888014695775pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva traçar uma investigação teórico-metodológica acerca das representações de gênero que condicionam e mantém diversos estereótipos que excluem e discriminam o gênero feminino e tensionam com representações que subvertem essa lógica. Perante a isso, buscamos analisar, através das representações de estudantes do 8º ano do ensino fundamental, as (re)- significações inseridas em vocábulos, presentes em dicionários, que produzem e propagam a desigualdade e a discriminação de gênero. Desse modo, procuramos analisar, através de um questionário on-line, as representações construídas pelos discentes ao ouvirem ou falarem termos que denotam misoginia e exclusão. Além do mais, procuramos propor uma reflexão aguçada a respeito do papel que o gênero feminino exerce em uma sociedade tributária do patriarcalismo ocidental, especialmente dentro do âmbito escolar. Para fundamentar esse trabalho, buscamos subsídio na teoria da Análise do Discurso Crítica (ADC), especialmente nas investigações respaldadas por Norman Fairclough (1997; 2001; 2003; 2012). Utilizamos instrumento de coleta de dados como o Google Forms, para a elaboração de um questionário sobre palavras de caráter sexista e androcentrista. Com base nos dados coletados, conseguimos observar que esses termos são comumente utilizados pelas/os discentes e que a maioria delas/es demonstram ter consciência das consequências sociais que esses significados podem exercer sobre aquelas a quem essas representações se destinam. Dessa maneira, revelamos o nosso interesse em propor questionamentos e reflexões a respeito das representações que estão atreladas a palavras que estabelecem padrões de gêneropt_BR


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