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dc.creatorSilva, Paulo César Bispo da
dc.date.accessioned2022-04-27T14:19:45Z
dc.date.available2022-04-27T14:19:45Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/536
dc.description.abstractSecondary education integrated with professional education seeks to promote an integral education through the integration of the social dimensions of life: work, culture, science and technology. However, the recent reform of High School brought setbacks to this teaching. In this context, our general objective is to analyze the social representations of Integrated High School built by Physics teachers from IFPE - Pesqueira campus. Theoretical references on Integrated High School were constituted by authors such as: Ramos (2008, 2017), Ciavatta (2003, 2005, 2008) and Frigotto (2005). The theoretical framework is the Theory of Social Representations, coined by Serge Moscovici. The research is qualitative in nature. Four Physics teachers from the Integrated High School of the IFPE - Pesqueira campus participated. For the collection of information, carried out remotely due to the new coronavirus pandemic, we used the semi-structured interview. For the analysis, we used the Thematic Categorical Content Analysis Technique. Most teachers built social representations that are close to the concept of Integrated High School. Our results showed that part of the teachers represent, for the purposes of Integrated High School, the integral formation of the student, which involves preparation for the world of work. However, we also perceive representational constructions that distance themselves from the basic principles of this teaching, such as the idea that its function is to prepare for the job market. This study can contribute to the training of teachers who work in Integrated High School, in addition to bringing new reflections on this teaching in the face of the recent reform of High School.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BRASIL. Decreto No 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 o do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1997. Disponível: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=58C289 67B18BC95534748230382E9775.proposicoesWebExterno2?codteor=106035&filena me=LegislacaoCitada+-PL+7375/2002. Acesso: 10/11/2021. BRASIL. Decreto No 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2o do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso: 09/11/2021. BRASIL. Lei No 11.892, de 29 de dezembro de 2008. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectProfessores de Físicapt_BR
dc.titleEnsino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores de Física do IFPE – campus Pesqueirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427707802756052pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Andreza Maria de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Bárbhara Elyzabeth Souza
dc.contributor.referee2Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8850954490378602pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO Ensino Médio integrado à educação profissional busca favorecer uma educação integral através da integração das dimensões sociais da vida: trabalho, cultura, ciência e tecnologia. No entanto, a recente reforma do Ensino Médio trouxe retrocessos para esse ensino. Nesse contexto, temos como objetivo geral analisar as representações sociais do Ensino Médio Integrado construídas por professores de Física do IFPE - campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos sobre o Ensino Médio Integrado autores como: Ramos (2008, 2017), Ciavatta (2003, 2005, 2008) e Frigotto (2005). O referencial teórico é a Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram quatro professores de Física do Ensino Médio Integrado do IFPE - campus Pesqueira. Para a coleta das informações, realizada de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. A maioria dos professores construiu representações sociais que se aproximam da concepção de Ensino Médio Integrado. Nossos resultados mostraram que parte dos professores representa, como finalidade do Ensino Médio Integrado, a formação integral do estudante, que envolve a preparação para o mundo do trabalho. No entanto, percebemos também construções representacionais que se distanciam dos princípios basilares desse ensino, como a ideia de que a sua função é a preparação para o mercado de trabalho. Este estudo pode contribuir para a formação de professores que atuam no Ensino Médio Integrado, além de trazer novas reflexões sobre esse ensino diante da recente reforma do Ensino Médio.pt_BR


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