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dc.creatorSantos, Izabela Maria dos
dc.date.accessioned2022-04-27T13:31:18Z
dc.date.available2022-04-27T13:31:18Z
dc.date.issued2021-11-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/533
dc.description.abstractPlayful activities are directly related to games and fun that have entertainment as one of the purposes, but when applied in the classroom, it is used as a teaching tool, with the learning of students as the main objective; Sometimes Chemistry is assumed as a complex subject for students to understand, thus teachers must develop a teaching strategy to help in the assimilation of the content studied according to the activity that they are developing.Therefore, the general objective of this research was to elaborate a didactic game, introducing playfulness in Chemistry classes, which enables a greater interest in the study of the periodic table. The methodology path consisted firstly in performing an analysis on four books approved by the PNLD 2018. Secondly, the creation of a layout for the elaboration of cards. And finally, the production of a semi-questionnaire that was sent to Chemistry teachers.It was observed that the Chemistry books approved by PNLD 2018 in the chapter referring to the periodic properties did not have options for playful activities to be applied in the classroom. And through observation of answers in the semi-structured questionnaire, it was possible to perceive that 50% of teachers who responded to the survey had not performed playful activities in periodic table classes, but they reported the possibility of application for such activities in the study of the periodic table, and to the periodic features.pt_BR
dc.format.extent46 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.titlePropriedades periódicas: uma proposta para o uso do lúdicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2188970073079986pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Antônio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635949814754861pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoAs atividades lúdicas estão diretamente relacionadas com jogos e brincadeiras que possuem o divertimento como um dos propósitos, porém quando aplicada em sala de aula é usada como ferramenta de ensino, tendo a aprendizagem dos estudantes como principal finalidade, e por algumas vezes a Química ser tratada como uma disciplina de difícil compreensão pelos estudantes é imprescindível que os professores elaborem estratégias de ensino para auxiliarem na assimilação do conteúdo estudado com a atividade que está sendo desenvolvida. Portanto o objetivo geral dessa pesquisa foi elaborar um jogo didático, introduzindo o lúdico nas aulas de Química, que possibilite um maior interesse no estudo da tabela periódica. O caminho metodológico deu-se início ao realizar uma análise em quatro livros aprovados pelo PNLD 2018, a criação de um layout para a confecção das cartas e a produção de um questionário semiestruturado que foi enviado para professores de Química. Foram observados que os livros de Química aprovados pelo PNLD 2018 no capítulo referente a propriedades periódicas não traziam opções de atividades lúdicas para serem aplicadas em sala de aula, e através da observação das respostas dadas ao questionário semiestruturado foi possível observar que 50% dos professores que responderam à pesquisa não tinham realizado atividades lúdicas nas aulas de tabela periódica, porém informaram que existia sim a possibilidade da aplicação nas aulas de tabela periódica e de propriedades periódicas.pt_BR


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