dc.relation | ÁLVAREZ, E. H.; TINAJERO, G. C. Química Lúdica. Verano de la Investigación Científica, v. 4, n 1, 2018.
BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopse Estatísticas do Exame Nacional de Ensino Médio 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-ainformacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/enem. Acesso em: 17 nov. 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias/ Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
CÉSAR, E. T.; REIS, R. de C.; ALIANE, C. S. de M. Tabela periódica interativa. Química Nova na Escola, v. 37, n. 3, p. 180-186, 2015. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_3/05-EQM-68-14.pdf. Acesso em: 17 ago. 2021.
CISCATO, C. A. M. et al. Química 1. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2016.
COSTA, J. da, S. O jogo adedanha como recurso pedagógico de desenvolvimento de aprendizagem da criança. Psicologia.PT. O Portal dos Psicólogos, 2014. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0742.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.
FERREIRA, E. A. et al. Aplicação de jogos lúdicos para o ensino de química: auxilio nas aulas sobre tabela periódica. Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 1, 2012. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enect/2012/Comunicacao_177.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
FIALHO, N. N.; VIANNA FILHO, R. P.; SCHMITT, M. R. O uso de mapas conceituais no ensino da tabela periódica: um relato de experiência vivenciado no PIBID. Química Nova na Escola, v. 40, n. 4, p. 267-275, 2018. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc40_4/07-RSA-63-17.pdf. Acesso em: 17 ago. 2021.
FONSECA, M. R. M. da. Química: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.
FRANCO-MARISCAL, A. J.; CANO-IGLESIAS, M. J. Soletrando o Br-As-IL com símbolos químicos. Química nova na escola, v. 31, n. 1, p. 31-33, 2009. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc31_1/06-RSA5907.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GEHLEN, S. M.; LIMA, C. V. de. Jogos de Tabuleiro: uma forma lúdica de ensinar e aprender. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, Paraná, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pd e/2013/2013_unicentro_edfis_artigo_salete_marcolina_gehlen.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectivas, 2019.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 46–63, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644269. Acesso em: 8 mai. 2021.
LIMA, J. O. G. de. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista espaço acadêmico, v. 12, n. 136, p. 95-101, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15092/9741. Acesso em: 08 jul. 2021.
LISBOA, J. C. F. et al. Ser protagonista: química, 1° ano: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014.
MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/formdoc.html.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 02-25
NAVARRO, G. Gamificação: a transformação do conceito do termo jogo no contexto da pós-modernidade. Biblioteca Latino-Americana de Cultura e Comunicação, v. 1, n. 1, p. 1-26, 2013.
NETO, H. S. M; MORADILLO, E. F. O Lúdico no Ensino de Química: considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova Escola, São Paulo. v. 38, n. 04, p. 360 – 368, 2016. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_4/11EQF-33-15.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021.
PEREIRA, R. C. de C. O impacto do lúdico no ensino de Química. 2017. Monografia - Licenciatura em Ciências Naturais/Química, Universidade Federal do Maranhão, São Bernardo, 2017. Disponível em: https://rosario.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/1254/1/RoseCarla.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 18, p. 110, 2016.
ROLOFF, E. M. A importância do lúdico em sala de aula. X Semana de Letras, v. 70, p. 1-9, 2010. Disponível em:https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/EleanaMargarete-Roloff.pdf. Acesso em 12 abr. 2021.
SANTANA, E. M. de.; BRITO, D. R. de. Atividades lúdicas como elementos mediadores da aprendizagem no ensino de ciências da natureza. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 10071011, 2009. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2009nEXTRA/edlc_a2009nExtrap1007.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021.
SANTOS, A. V.; ARAÚJO, F. B. Utilização de jogo didático para o ensino de tabela periódica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 01, n. 02, p. 7889, ago./dez. 2017.
SANTOS, F. R. dos. O uso do lúdico no ensino de Química: Uma visão discente. Revista Gestão Escolar, v. 8, p. 1-24, 2017. ISSN:1984-3097. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos-cientificos/o-uso-do-ludico-no-ensinode-quimica-uma-visao-discente. Acesso em 22 ago. 2020.
SANTOS, W. L. P. dos. (coord.). Química cidadã: volume 1: química: ensino médio, 1ª série. 3.ed. São Paulo: AJS, 2016.
SILVA, D. A. de A. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf. Educar em revista, p. 101-113, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n56/0101-4358-er-56-00101.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. Encontro Nacional de Ensino de Química, 14., 2008, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0309-1.pdf.Acesso em 16 abr. 2021.
Tabela Periódica Virtual. Plataforma Ptable. Disponível em: https://ptable.com/#Propriedades/S%C3%A9rie. Acesso em 05 mai. 2021.
TRASSI, R. C. M. et al. Tabela periódica interativa: um estímulo à compreensão. Acta Scientiarum. Technology, v. 23, p. 1335-1339, 2001.
ZAMBONI, G. O ensino de propriedades periódicas através do lúdico. Dissertação (Mestrado profissional), Universidade Federal de São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/6659/6085.pdf?sequence=1&isAll owed=y. Acesso em: 16 abr. 2021.
ZUB, L. O lúdico como motivador da aprendizagem em química para alunos da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual João XXIII em Irati – Paraná. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2012. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1238/1/PG_PPGECT_M_Zub%2C%2 0Lilaine_2012.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021. | pt_BR |