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dc.creatorFrança, Luana Caroline Alves do Nascimento
dc.date.accessioned2022-04-08T14:46:52Z
dc.date.available2022-04-08T14:46:52Z
dc.date.issued2021-03-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/425
dc.description.abstractThis work aims to analyze whether the use of quality tools, in the area of civil construction, with a focus on the failures of ceramic detachment, is able to contribute to the reduction of non-quality costs. To achieve what the work proposes, a descriptive, qualitative and exploratory research was used, the information was acquired by collecting secondary data obtained through representatives of the construction company, and primary data through interviews with managers and employees of the company. in question. After a case study, it was observed that prior knowledge of the risks of non-quality cooperate to reduce costs in Civil Construction, and that the use of quality tools such as the Pareto Graph and Ishikawa Diagram, Brainstorming and 5W2H, used to identify the possible causes of non-conformities in the study in question, cooperate for a better diagnosis of the failures as a whole, as well as serve for the elaboration of an action plan with the objective of acting in the correction of the identified failures.pt_BR
dc.format.extent19fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBREDA, Eymard de Meira. DOCUMENTO ISO/TC 176/SC2 N1222 (julho/2014): O RISCO NA ISO 9001:2015 disponível em: http://www.sascertificadora.com.br/arquivos/O%20RISCO%20NA%20ISO%209001.pdf. Acesso em 02 de fevereiro de 2021. CAMPOS, Vicente Falconi. Gerência da Qualidade Total: estratégia para aumentar a competitividade da empresa brasileira. Rio de Janeiro: Bloch, 1989. CBIC, Câmara Brasileira de Indústria da Construção. Construção civil é a locomotiva do crescimento, com emprego e renda. Disponível em: https://cbic.org.br/construcao-civil-e-a-locomotiva-do-crescimento-com-emprego-e-renda/. Acesso em 28 de janeiro de 2021. CHIAVENATO, Idalberto L. Qualidade do Atendimento ao Cliente: Um Grande Diferencial Competitivo Para as Organizações. Revista de Iniciação Científica – RIC Cairu. Jun. 2015, Vol 02, n° 02, p. 155-172. CROSBY, Philip B.. Qualidade é investimento. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. DI DOMENICO, Gino Berninzon. Implementação de um sistema de custos baseado em atividades em um ambiente industrial. 1994. [123] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/264383> FEIGENBAUM, A.V. Controle da qualidade total. São Paulo: Makron Books, 1994. v. 3-4. GOMES, E. R.; OSÓRIO, P. M. ISO 9.000: o que muda com a revisão. Controle da Qualidade, n.40, set. 1995. HENRIQUE L. CORRÊA, MAURO CAON. Gestão de Serviços. Editora: Atlas, ano 2006. LINGUANOTTO, Ana Rita Junqueira; GRANDI, Marcia Elisa Garcia de; SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso. Indicadores de qualidade para o serviço de referência: uma proposta de aplicação às bibliotecas do SIBi/USP. [S.l: s.n.], 2001.Monografia;171p. LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da Qualidade. 2 edição, São Paulo: Érica, 2020. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: atlas, 2010. MARTINS, E.; ROCHA, W. Métodos de custeio comparados. São Paulo: Atlas, 2010. MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: estudos de caso. São Paulo: Atlas, 1996 MATTOS, F. B. de M. Utilização do método PDCA para a melhoria dos serviços: empreiteiras em obras de edificações. Universidade Federal do Rio Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro. 2013. NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da qualidade: requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2000. OLIVEIRA, Michelle Silva de. Governança Eletrônica na Saúde: uma análise do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde e seus reflexos na satisfação dos usuários após a sua implantação. 2017. 239 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. PALADINI, Edson Pacheco; BRIDI, Eduardo. Gestão e avaliação da qualidade em serviços para organizações competitivas. Editora Atlas, Ano 2013. SC - Florianópolis. PALAIDINE, Edson P. A base humanística da gestão da qualidade. Em: Anais ENEGEP [em linha]. (1998). Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART422.pdf PACHECO, J. A. D.; DOS SANTOS, L. E. Estratégias de redução de custos da não qualidade na indústria de couros. Revista Ingeniería Industrial, vol 17, núm 1, 2018. Disponível em http://revistas.ubiobio.cl/index.php/RI/article/view/3769 Acesso em 21 de dezembro de 2020. ROBLES JUNIOR. Antonio. Custos da qualidade: uma estratégia para a competição global. São Paulo: Atlas, 1996. SILVA, S. E. C.; SASAKI, H. O. Análise de projetos de melhoria contínua desenvolvidos pelo método A3. Em: Anais XXXI ENEGEP, Brasil, (2011). Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_TN_STP_136_864_19097.pdf Acesso em 27 de janeiro de 2021. TOWNSEND, Patrick L. Compromisso com a Qualidade. São Paulo. Editora: Campus. Ano:1991 ZEITHAML.O Conceito de Valor Para o Cliente: Definições e Implicações Gerenciais em Marketing. REAd - Revista Eletrônica de Administração, vol. 11, núm. 2, 2005, pp. 1-22,Porto Alegre,Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCusto da qualidadept_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.titleEstratégias na redução do custo da não qualidade na indústria da construção civil.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Cedraz, Michelle Silva de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq/0091787194171809pt_BR
dc.contributor.referee1Cedraz, Michelle Silva de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro Neto,Luiz Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee3Dantas, Priscila Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0091787194171809pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781945841002844pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/7605702360556163pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de analisar se a utilização de ferramentas da qualidade, na área da construção civil, com foco nas falhas do descolamento cerâmico, é capaz de contribuir para a redução dos custos da não qualidade. Para alcançar o que o trabalho propõe, foi utilizada uma pesquisa de caráter descritivo, qualitativo e exploratório, as informações foram adquiridas pela coleta de dados secundários obtidos através de representantes da construtora, e dados primários por meio de entrevistas realizadas com gestores e funcionários da empresa em questão. Após estudo de caso, foi observado que o conhecimento prévio dos riscos da não qualidade cooperam para a redução dos custos na Construção Civil, e que a utilização de ferramentas da qualidade como o Gráfico de Pareto e Diagrama de Ishikawa, Brainstorming e 5W2H, utilizados para identificar as possíveis causas das não conformidades no estudo em questão, cooperam para um melhor diagnóstico das falhas num todo, bem como serve para a elaboração de um plano de ação com o objetivo de atuar na correção das falhas identificadas.pt_BR
dc.creator.name2Lins, Taylane Lima de Albuquerque
dc.creator.Lattes2https://lattes.cnpq.br/pt_BR


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