dc.creator | Bezerra, Jeniffer Maria Bernardo | |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T18:30:27Z | |
dc.date.available | 2022-03-18T18:30:27Z | |
dc.date.issued | 2021-08-11 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/418 | |
dc.description.abstract | He introduction of audiovisual resources in education has been discussed over the
years, but we notice that it is still little used in Physics teaching situations. In view of
the need to teach Physics in a more meaningful way, overcoming the obstacles of traditional teaching, our investigation proposes to develop the teaching of physical
phenomena using audiovisual resources by structuring a teaching sequence using
cartoon scenes in which there are inconsistencies or not in the use of physical
concepts. The data collection activity was carried out with five physics teachers and
four third grade students from a private high school in the city of Arcoverde. The
teaching intervention was carried out through individual remote meetings via Google
Meet in which five cartoon scenes involving physics concepts were shown. The data
obtained through the dialogues allowed us to realize that the cartoon scenes helped
us visualize abstract Physics concepts and allowed a good articulation between the
Physics formally learned in the classroom and the physical phenomena experienced
in our daily lives. We noticed that cartoons work as a didactic alternative that enables
the development of skills and abilities desirable for high school students through a
playful and meaningful learning. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del
conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.
BRASIL. MEC. SEF. Orientações Educacionais Complementares aos
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 2002.
BRASIL. MEC. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília,
1999.
CAPECCHI, M. C. V. M.; CARVALHO, A. M. P. Argumentação numa Aula de Física.
In: CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. : São
Paulo : Thomson, 2004.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Coleção Ideias em Ação. Ensino de física [S.l:
s.n.], 2011.
CLEBSCH, Angelisa Benetti. Realidade ou Ficção? A Análise de Desenhos
Animados e Filmes motivando a Física na Sala de Aula. 2004. 128 f. Dissertação
(Mestrado) - Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
EDIÇÕES. Ser Protagonista Física: Ensino Médio 2o ano. 2 ed. São Paulo: Edições
SM, 2013.
G1. Jovem levanta voo no Canadá com mais de 100 balões de gás hélio. 2015.
Disponível em <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/jovem-levanta-voo-no-
canada-com-mais-de-100-baloes-de-gas-helio.html>.Acesso em: 20 jul.2021.
LUNETAS. Saiba diferenciar tipos de ensino e acerte na escolha da escola.
2017. Disponível em: <https://lunetas.com.br/saiba-diferenciar-tipos-de-ensino-e-
acerte-na-escolha-por-escola/ >. Acesso em: 07 jul. 2021.
MARQUES, G. C. Mecânica clássica para professores: Movimento dos Projéteis,
São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
PEREIRA, Diego Veríssimo. O Ensino de Inércia com Desenhos Animados,
utilizando Futurama como ferramenta Lúdica. 2015. 105 f. Dissertação
(Mestrado) - Curso de Ensino de Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de
ciências Caderno Catarinense de Ensino de Física, [s.l], v. 17, n. 1: p. 33-49, abr,
2000.
SANTOS, José Ivan C. dos. Conceitos de Física: mecânica. 5. ed. São Paulo: Ática
S.A., 1990.
SILVA, Claudio Xavier; FILHO, Benigno Barreto, Física aula por aula: Mecânica. 3
ed. São Paulo:FTD,2016.
SILVA, Gilson José Xavier da. Investigando inconsistências conceituais da
Física apresentadas em filmes cinematográficos e desenhos animados como
instrumento didático de ensino. 2015. 13 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em
Física, Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2015.
SOUZA, Wagner de.007- Permissão para educar uma Aplicação de recursos de
mídia no ensino da Física. 2003. 75 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em Física,
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Desenhos Animados | pt_BR |
dc.subject | Educação - Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.title | Ensinando conceitos da física através de inconsistências em desenhos animados | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4311678840062086 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Roberto Tavares de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5529513680269827 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Pedro Henrique Avelino de | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Alexandre Valença do Nascimento | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9928230433243594 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1931122986808635 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | A introdução de recursos audiovisuais na educação já vem sendo discutida ao longo
dos anos, porém percebemos que ainda é pouco utilizada em situações de ensino da
Física. Diante da necessidade de um ensino de Física que privilegie um aprendizado
mais significativo, superando os obstáculos do ensino prioritariamente tradicional,
nossa investigação propõe desenvolver o ensino de fenômenos físicos utilizando
recursos audiovisuais através da estruturação de uma sequência de ensino usando
cenas de desenhos animados em que aparecem inconsistências ou não no uso de
conceitos físicos. A atividade de coleta de dados foi realizada com cinco professores
de Física e quatro estudantes do terceiro ano do ensino médio de um colégio particular
da cidade de Arcoverde. A intervenção de ensino foi realizada através de reuniões
remotas individuais através do Google Meet em que foram expostas cinco cenas de
desenhos animados que envolviam conceitos da Física. Os dados obtidos através dos
diálogos nos possibilitaram perceber que as cenas dos desenhos animados auxiliaram
na visualização de conceitos abstratos da Física e permitindo uma boa articulação
entre a Física aprendida formalmente em sala de aula com os fenômenos físicos
vivenciados em nosso cotidiano. Percebemos que os desenhos animados funcionam
como uma alternativa didática que possibilita o desenvolvimento de competências e
habilidades desejáveis para o estudante de ensino médio por meio de um aprendizado
lúdico e significativo. | pt_BR |