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dc.creatorBezerra, Jeniffer Maria Bernardo
dc.date.accessioned2022-03-18T18:30:27Z
dc.date.available2022-03-18T18:30:27Z
dc.date.issued2021-08-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/418
dc.description.abstractHe introduction of audiovisual resources in education has been discussed over the years, but we notice that it is still little used in Physics teaching situations. In view of the need to teach Physics in a more meaningful way, overcoming the obstacles of traditional teaching, our investigation proposes to develop the teaching of physical phenomena using audiovisual resources by structuring a teaching sequence using cartoon scenes in which there are inconsistencies or not in the use of physical concepts. The data collection activity was carried out with five physics teachers and four third grade students from a private high school in the city of Arcoverde. The teaching intervention was carried out through individual remote meetings via Google Meet in which five cartoon scenes involving physics concepts were shown. The data obtained through the dialogues allowed us to realize that the cartoon scenes helped us visualize abstract Physics concepts and allowed a good articulation between the Physics formally learned in the classroom and the physical phenomena experienced in our daily lives. We noticed that cartoons work as a didactic alternative that enables the development of skills and abilities desirable for high school students through a playful and meaningful learning.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973. BRASIL. MEC. SEF. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 2002. BRASIL. MEC. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999. CAPECCHI, M. C. V. M.; CARVALHO, A. M. P. Argumentação numa Aula de Física. In: CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. : São Paulo : Thomson, 2004. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Coleção Ideias em Ação. Ensino de física [S.l: s.n.], 2011. CLEBSCH, Angelisa Benetti. Realidade ou Ficção? A Análise de Desenhos Animados e Filmes motivando a Física na Sala de Aula. 2004. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. EDIÇÕES. Ser Protagonista Física: Ensino Médio 2o ano. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2013. G1. Jovem levanta voo no Canadá com mais de 100 balões de gás hélio. 2015. Disponível em <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/jovem-levanta-voo-no- canada-com-mais-de-100-baloes-de-gas-helio.html>.Acesso em: 20 jul.2021. LUNETAS. Saiba diferenciar tipos de ensino e acerte na escolha da escola. 2017. Disponível em: <https://lunetas.com.br/saiba-diferenciar-tipos-de-ensino-e- acerte-na-escolha-por-escola/ >. Acesso em: 07 jul. 2021. MARQUES, G. C. Mecânica clássica para professores: Movimento dos Projéteis, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. PEREIRA, Diego Veríssimo. O Ensino de Inércia com Desenhos Animados, utilizando Futurama como ferramenta Lúdica. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2015. ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de ciências Caderno Catarinense de Ensino de Física, [s.l], v. 17, n. 1: p. 33-49, abr, 2000. SANTOS, José Ivan C. dos. Conceitos de Física: mecânica. 5. ed. São Paulo: Ática S.A., 1990. SILVA, Claudio Xavier; FILHO, Benigno Barreto, Física aula por aula: Mecânica. 3 ed. São Paulo:FTD,2016. SILVA, Gilson José Xavier da. Investigando inconsistências conceituais da Física apresentadas em filmes cinematográficos e desenhos animados como instrumento didático de ensino. 2015. 13 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em Física, Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2015. SOUZA, Wagner de.007- Permissão para educar uma Aplicação de recursos de mídia no ensino da Física. 2003. 75 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - Ensinopt_BR
dc.subjectDesenhos Animadospt_BR
dc.subjectEducação - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.titleEnsinando conceitos da física através de inconsistências em desenhos animadospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311678840062086pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Roberto Tavares de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.referee2Silva, Alexandre Valença do Nascimento
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1931122986808635pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoA introdução de recursos audiovisuais na educação já vem sendo discutida ao longo dos anos, porém percebemos que ainda é pouco utilizada em situações de ensino da Física. Diante da necessidade de um ensino de Física que privilegie um aprendizado mais significativo, superando os obstáculos do ensino prioritariamente tradicional, nossa investigação propõe desenvolver o ensino de fenômenos físicos utilizando recursos audiovisuais através da estruturação de uma sequência de ensino usando cenas de desenhos animados em que aparecem inconsistências ou não no uso de conceitos físicos. A atividade de coleta de dados foi realizada com cinco professores de Física e quatro estudantes do terceiro ano do ensino médio de um colégio particular da cidade de Arcoverde. A intervenção de ensino foi realizada através de reuniões remotas individuais através do Google Meet em que foram expostas cinco cenas de desenhos animados que envolviam conceitos da Física. Os dados obtidos através dos diálogos nos possibilitaram perceber que as cenas dos desenhos animados auxiliaram na visualização de conceitos abstratos da Física e permitindo uma boa articulação entre a Física aprendida formalmente em sala de aula com os fenômenos físicos vivenciados em nosso cotidiano. Percebemos que os desenhos animados funcionam como uma alternativa didática que possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades desejáveis para o estudante de ensino médio por meio de um aprendizado lúdico e significativo.pt_BR


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