Propostas de produção de textos orais no livro didático de português: uma análise da coleção Se Liga na Língua (PNLD 2020-2023) - anos finais do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-16Autor
Raimundo, Emerson Morais
http://lattes.cnpq.br/9412593650258579
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho procura investigar as propostas de produção de textos orais na coleção
Se Liga Na Língua (PNLD 2020-2023) Anos Finais do Ensino Fundamental. Tal
recorte se deu a partir de observações feitas no contexto de aulas de Língua
Portuguesa, à época da graduação em Letras, nas quais foi possível perceber uma
ênfase em atividades de produção de textos escritos. Isso nos levou, neste artigo, a
uma busca por propostas orais no livro didático de Português (LDP), tido, o livro
didático, como um dos principais instrumentos de auxílio ao professor em suas
práticas de sala de aula. Nesse sentido, o LDP deveria apresentar propostas
consistentes e diversificadas, visando a tornar os alunos competentes tanto na
modalidade escrita quanto na oral. No mais, para sustentar nossa pesquisa,
recorremos a autores como Geraldi (1995), Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2008), entre outros. E, como resultado do trabalho, que é de natureza documental (RICHARDSON et al., 2012), podemos apontar uma realidade de produção aquém da
ideal, cujas propostas recaem sobre a escrita em detrimento de um trabalho mais
amplo e equilibrado entre escrita e oralidade, por exemplo