• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
    • Campus Garanhuns
    • Especialização em Linguagem e Práticas Sociais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
    • Campus Garanhuns
    • Especialização em Linguagem e Práticas Sociais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Propostas de produção de textos orais no livro didático de português: uma análise da coleção Se Liga na Língua (PNLD 2020-2023) - anos finais do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de Conclusão de Curso (1.170Mb)
    Data
    2021-12-16
    Autor
    Raimundo, Emerson Morais
    http://lattes.cnpq.br/9412593650258579
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho procura investigar as propostas de produção de textos orais na coleção Se Liga Na Língua (PNLD 2020-2023) Anos Finais do Ensino Fundamental. Tal recorte se deu a partir de observações feitas no contexto de aulas de Língua Portuguesa, à época da graduação em Letras, nas quais foi possível perceber uma ênfase em atividades de produção de textos escritos. Isso nos levou, neste artigo, a uma busca por propostas orais no livro didático de Português (LDP), tido, o livro didático, como um dos principais instrumentos de auxílio ao professor em suas práticas de sala de aula. Nesse sentido, o LDP deveria apresentar propostas consistentes e diversificadas, visando a tornar os alunos competentes tanto na modalidade escrita quanto na oral. No mais, para sustentar nossa pesquisa, recorremos a autores como Geraldi (1995), Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2008), entre outros. E, como resultado do trabalho, que é de natureza documental (RICHARDSON et al., 2012), podemos apontar uma realidade de produção aquém da ideal, cujas propostas recaem sobre a escrita em detrimento de um trabalho mais amplo e equilibrado entre escrita e oralidade, por exemplo
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/417
    Collections
    • Especialização em Linguagem e Práticas Sociais
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião