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dc.creatorRaimundo, Emerson Morais
dc.date.accessioned2022-03-18T16:49:57Z
dc.date.available2022-03-18T16:49:57Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.identifier.citationRAIMUNDO, Emerson Morais. Propostas de produção de textos orais no livro didático de português: uma análise da coleção Se Liga na Língua (PNLD 2020-2023) - anos finais do ensino fundamental. 2021. 26 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/417
dc.description.abstractThis work seeks to investigate the proposals for the production of oral texts in the collection Se Liga Na Língua (PNLD 2020-2023) Final Years of Elementary School. This cut was based on observations made in the context of Portuguese Language classes, at the time of graduation in Letters, in which it was possible to notice an emphasis on activities of production of written texts. This led us, in this article, to a search for oral proposals in the Portuguese textbook (LDP), considered the textbook as one of the main instruments to help teachers in their classroom practices. In this sense, the LDP should present consistent and diversified proposals, aiming to make students competent both in the written and oral modality. Furthermore, to support our research, we resorted to authors such as Geraldi (1995), Schneuwly and Dolz (2004), Marcuschi (2008), among others. And, as a result of the work, which is documentary in nature (RICHARDSON et al., 2012), we can point to a less than ideal production reality, whose proposals fall on writing to the detriment of a broader and more balanced work between writing and orality, for examplept_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUN, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUN, N. C. (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 17-36. BEZERRA, I. F. da; PEREIRA, J. da S.; DUARTE, J. R. C. et al. Gêneros multimodais no Ensino Médio e a formação de leitores críticos: uma análise dos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD 2018. In: Anais do XVI Congresso NUPIC, 2019, p. 1-18. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. BRASIL/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRONCKART, J. As condições de produção dos textos. In: BRONCKART, J. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2009, p. 91-103. BUNZEN JR., C. dos. S. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso. 2005. 168 f. Dissertação de Mestrado Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2005. CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C. T. V. de. Gêneros orais na escola. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 89-102. FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 2000. FERRARO, J. R. A produção dos livros didáticos: uma reflexão sobre imagem, texto e autoria. In: Cadernos do CEOM - Chapecó: Argos, n. 34, p. 169-188, 2011. GERALDI, J. W. No espaço do trabalho discursivo, alternativas. In: GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 115-217. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Fala e escrita. In: KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2015, p. 13-30. LEÃO, R. M. A.; VEÇOSSI, C. E. Livro didático de português e trabalho docente: professor autônomo? In: Letras - XII Seminário Internacional em Letras, 2012, Santa Maria - RS. Anais Seminário Internacional em Letras UNIFRA. Santa Maria - RS: UNIFRA, 2012. v. 2. MARCUSCHI, B. O texto escolar: um olhar sobre sua avaliação. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (org.). Avaliação em Língua Portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 61-74. MARCUSCHI, L. A. Segunda parte: gêneros textuais e ensino de língua. In: MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 211-221. ORMUNDO, W.; SINISCALCHI, C. Se Liga Na Língua: leitura, produção de texto e linguagem. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. RAIMUNDO, E. M. A produção de textos orais no livro didático de Português: uma análise da coleção Se Liga Na Língua (PNLD 2020-2023) anos finais do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO DE LINGUAGEM E PRÁTICAS SOCIAIS (SELPS), 1., 2021. Anais... Garanhuns: Instituto Federal de Pernambuco. 19-23. RAIMUNDO, E. M. Ensino de produção textual: uma análise das condições de produção em escolas públicas municipais de Garanhuns (PE). 2017. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG), Garanhuns, 2017. RICHARDSON, R. J. et al. Análise de conteúdo. In: RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012, p. 220-244. SANTOS, A. M. dos. Análise dos livros didáticos de Língua Portuguesa sob a perspectiva da sociolinguística educacional. 2019. 163 f. Dissertação de Mestrado Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, 2019. SCHENEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: ROJO, R.; SALES, G. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 109-124. SCHENEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ROJO, R.; SALES, G. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 71-91. SILVA, T. S.; SOUZA, M. C. Os gêneros multimodais no livro didático de Língua Portuguesa: ensino híbrido à luz dos multiletramentos. Educação & Linguagem, n. 2, p. 77-88, 2018. TRAVAGLIA, L. C. et al. Gêneros orais: conceituação e caracterização. In: Anais do SILEL. v. 3. n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2013, p. 1-8.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.titlePropostas de produção de textos orais no livro didático de português: uma análise da coleção Se Liga na Língua (PNLD 2020-2023) - anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9412593650258579pt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859607470653114pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.referee2Lima, Angela Valéria Alves de
dc.contributor.referee3Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859607470653114pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/40753 80055242993pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/38480 19007024257pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procura investigar as propostas de produção de textos orais na coleção Se Liga Na Língua (PNLD 2020-2023) Anos Finais do Ensino Fundamental. Tal recorte se deu a partir de observações feitas no contexto de aulas de Língua Portuguesa, à época da graduação em Letras, nas quais foi possível perceber uma ênfase em atividades de produção de textos escritos. Isso nos levou, neste artigo, a uma busca por propostas orais no livro didático de Português (LDP), tido, o livro didático, como um dos principais instrumentos de auxílio ao professor em suas práticas de sala de aula. Nesse sentido, o LDP deveria apresentar propostas consistentes e diversificadas, visando a tornar os alunos competentes tanto na modalidade escrita quanto na oral. No mais, para sustentar nossa pesquisa, recorremos a autores como Geraldi (1995), Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2008), entre outros. E, como resultado do trabalho, que é de natureza documental (RICHARDSON et al., 2012), podemos apontar uma realidade de produção aquém da ideal, cujas propostas recaem sobre a escrita em detrimento de um trabalho mais amplo e equilibrado entre escrita e oralidade, por exemplopt_BR


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