dc.description.abstract | This work seeks to investigate the proposals for the production of oral texts in the
collection Se Liga Na Língua (PNLD 2020-2023) Final Years of Elementary School.
This cut was based on observations made in the context of Portuguese Language
classes, at the time of graduation in Letters, in which it was possible to notice an
emphasis on activities of production of written texts. This led us, in this article, to a
search for oral proposals in the Portuguese textbook (LDP), considered the textbook
as one of the main instruments to help teachers in their classroom practices. In this
sense, the LDP should present consistent and diversified proposals, aiming to make
students competent both in the written and oral modality. Furthermore, to support our
research, we resorted to authors such as Geraldi (1995), Schneuwly and Dolz (2004),
Marcuschi (2008), among others. And, as a result of the work, which is documentary
in nature (RICHARDSON et al., 2012), we can point to a less than ideal production
reality, whose proposals fall on writing to the detriment of a broader and more balanced
work between writing and orality, for example | pt_BR |
dc.relation | BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUN, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do
conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUN, N. C.
(Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 17-36.
BEZERRA, I. F. da; PEREIRA, J. da S.; DUARTE, J. R. C. et al. Gêneros
multimodais no Ensino Médio e a formação de leitores críticos: uma análise dos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD 2018. In: Anais do XVI Congresso NUPIC, 2019, p. 1-18.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,
MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua
Portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRONCKART, J. As condições de produção dos textos. In: BRONCKART, J.
Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo
sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo:
EDUC, 2009, p. 91-103.
BUNZEN JR., C. dos. S. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do
discurso. 2005. 168 f. Dissertação de Mestrado Universidade Estadual de
Campinas (UNICAMP), Campinas, 2005.
CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C. T. V. de. Gêneros orais na escola. In: SANTOS,
C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.). Diversidade textual: os
gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 89-102.
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita:
perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 2000.
FERRARO, J. R. A produção dos livros didáticos: uma reflexão sobre imagem, texto
e autoria. In: Cadernos do CEOM - Chapecó: Argos, n. 34, p. 169-188, 2011.
GERALDI, J. W. No espaço do trabalho discursivo, alternativas. In: GERALDI, J. W.
Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 115-217.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Fala e escrita. In: KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e
escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2015, p. 13-30.
LEÃO, R. M. A.; VEÇOSSI, C. E. Livro didático de português e trabalho docente:
professor autônomo? In: Letras - XII Seminário Internacional em Letras, 2012, Santa
Maria - RS. Anais Seminário Internacional em Letras UNIFRA. Santa Maria - RS:
UNIFRA, 2012. v. 2.
MARCUSCHI, B. O texto escolar: um olhar sobre sua avaliação. In: MARCUSCHI,
B.; SUASSUNA, L. (org.). Avaliação em Língua Portuguesa: contribuições para a
prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 61-74.
MARCUSCHI, L. A. Segunda parte: gêneros textuais e ensino de língua. In:
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São
Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 211-221.
ORMUNDO, W.; SINISCALCHI, C. Se Liga Na Língua: leitura, produção de texto e
linguagem. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
RAIMUNDO, E. M. A produção de textos orais no livro didático de Português: uma
análise da coleção Se Liga Na Língua (PNLD 2020-2023) anos finais do ensino
fundamental. In: SEMINÁRIO DE LINGUAGEM E PRÁTICAS SOCIAIS (SELPS), 1.,
2021. Anais... Garanhuns: Instituto Federal de Pernambuco. 19-23.
RAIMUNDO, E. M. Ensino de produção textual: uma análise das condições de
produção em escolas públicas municipais de Garanhuns (PE). 2017. 106 f. Trabalho
de Conclusão de Curso Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade
Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG), Garanhuns, 2017.
RICHARDSON, R. J. et al. Análise de conteúdo. In: RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012, p. 220-244.
SANTOS, A. M. dos. Análise dos livros didáticos de Língua Portuguesa sob a
perspectiva da sociolinguística educacional. 2019. 163 f. Dissertação de
Mestrado Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, 2019.
SCHENEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da
linguagem oral. In: ROJO, R.; SALES, G. (org.). Gêneros orais e escritos na
escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 109-124.
SCHENEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos
objetos de ensino. In: ROJO, R.; SALES, G. (org.). Gêneros orais e escritos na
escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 71-91.
SILVA, T. S.; SOUZA, M. C. Os gêneros multimodais no livro didático de Língua
Portuguesa: ensino híbrido à luz dos multiletramentos. Educação & Linguagem, n.
2, p. 77-88, 2018.
TRAVAGLIA, L. C. et al. Gêneros orais: conceituação e caracterização. In: Anais do
SILEL. v. 3. n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2013, p. 1-8. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho procura investigar as propostas de produção de textos orais na coleção
Se Liga Na Língua (PNLD 2020-2023) Anos Finais do Ensino Fundamental. Tal
recorte se deu a partir de observações feitas no contexto de aulas de Língua
Portuguesa, à época da graduação em Letras, nas quais foi possível perceber uma
ênfase em atividades de produção de textos escritos. Isso nos levou, neste artigo, a
uma busca por propostas orais no livro didático de Português (LDP), tido, o livro
didático, como um dos principais instrumentos de auxílio ao professor em suas
práticas de sala de aula. Nesse sentido, o LDP deveria apresentar propostas
consistentes e diversificadas, visando a tornar os alunos competentes tanto na
modalidade escrita quanto na oral. No mais, para sustentar nossa pesquisa,
recorremos a autores como Geraldi (1995), Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2008), entre outros. E, como resultado do trabalho, que é de natureza documental (RICHARDSON et al., 2012), podemos apontar uma realidade de produção aquém da
ideal, cujas propostas recaem sobre a escrita em detrimento de um trabalho mais
amplo e equilibrado entre escrita e oralidade, por exemplo | pt_BR |