A representação discursiva do gênero feminino nas propagandas da cerveja Heineken
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Data
2021-12-09Autor
Barros, Gabriella Anchieta Silva
http://lattes.cnpq.br/7350407262359784
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O presente artigo tem por objetivo analisar contrastivamente dois anúncios
publicitários da cerveja Heineken, demonstrando os principais modos pelos
quais os participantes dos comerciais representam diferentes discursos a partir
do momento histórico em que se situam. A análise evidencia principalmente os
discursos hegemônicos de gênero, em que a mulher é representada de forma
subordinada a figura masculina. O primeiro comercial escolhido para análise foi
“Heineken shoe sale” veiculado no ano de 2014, e o segundo comercial
selecionado foi “The Cliché”, transmitido em 2016. Embasamos a nossa análise
nos construtos teóricos do Discursoa partir de Foucault (2005) e na Gramática
Visual proposta por Kress e van Leeuwen(2006) para assim analisar e refletir
sobre os diversos modos semióticos que configuram a linguagem publicitária,
entendendo o texto publicitário como um processo multimodal. Os resultados
demonstram que os produtores de marketing contemporâneo estão cada vez
mais preocupados em criar campanhas que acompanhem as práticas
discursivas atuais, revelando, nesse caso, a abertura de espaços antes
considerados apenas masculinos à participação do público feminino