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    A representação discursiva do gênero feminino nas propagandas da cerveja Heineken

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    Trabalho de Conclusão de Curso (668.3Kb)
    Data
    2021-12-09
    Autor
    Barros, Gabriella Anchieta Silva
    http://lattes.cnpq.br/7350407262359784
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente artigo tem por objetivo analisar contrastivamente dois anúncios publicitários da cerveja Heineken, demonstrando os principais modos pelos quais os participantes dos comerciais representam diferentes discursos a partir do momento histórico em que se situam. A análise evidencia principalmente os discursos hegemônicos de gênero, em que a mulher é representada de forma subordinada a figura masculina. O primeiro comercial escolhido para análise foi “Heineken shoe sale” veiculado no ano de 2014, e o segundo comercial selecionado foi “The Cliché”, transmitido em 2016. Embasamos a nossa análise nos construtos teóricos do Discursoa partir de Foucault (2005) e na Gramática Visual proposta por Kress e van Leeuwen(2006) para assim analisar e refletir sobre os diversos modos semióticos que configuram a linguagem publicitária, entendendo o texto publicitário como um processo multimodal. Os resultados demonstram que os produtores de marketing contemporâneo estão cada vez mais preocupados em criar campanhas que acompanhem as práticas discursivas atuais, revelando, nesse caso, a abertura de espaços antes considerados apenas masculinos à participação do público feminino
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/415
    Collections
    • Especialização em Linguagem e Práticas Sociais
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