dc.creator | Barros, Gabriella Anchieta Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T14:12:50Z | |
dc.date.available | 2022-03-18T14:12:50Z | |
dc.date.issued | 2021-12-09 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Gabriella Anchieta Silva. A representação discursiva do gênero feminino nas propagandas da cerveja Heineken. 2021. 23 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/415 | |
dc.description.abstract | This article aims at making a contrastive analysis between two advertisements
for Heineken beer, evidencing the main ways in which the participants in
commercials represent different discourses from the historical moment in which
they are located. The analysis shows the hegemonic gender discourses, in
which the woman is represented in a subordinate way to the male figure.
The first commercial chosen for analysis was “Heineken shoe sale” broadcast in
2014, and the second commercial selected was “The Cliché”, broadcast in 2016
We base our analysis on the theoreticalconstructs of Discourse from Foucault
(2005) and on the Visual Grammar proposed byKress and van Leeuwen (2006)
to analyze and reflect on the various semiotic modes that configure the
advertising language, understanding the advertising text as a multimodal
process. The results demonstrate that contemporary marketing producersare
increasingly concerned with creating campaigns that follow current discursive
practices, revealing, in this case, the opening of spaces previously considered
only male to the participation of the female audience | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BRITO, Regina Célia Lopes; PIMENTA, Sônia. A gramática do design visual. In.:
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Campanhas publicitárias - Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Anúncios - Cerveja - Heineken | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | | pt_BR |
dc.title | A representação discursiva do gênero feminino nas propagandas da cerveja Heineken | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7350407262359784 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leitão, André Alexandre Padilha | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1820844893559954 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leitão, André Alexandre Padilha | |
dc.contributor.referee2 | Viana Junior, Oseas Bezerra | |
dc.contributor.referee3 | Cavalcante, Thaysa Maria Braide de Moraes | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1820844893559954 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1280192032203717 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2270227753156186 | pt_BR |
dc.publisher.department | Garanhuns | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem por objetivo analisar contrastivamente dois anúncios
publicitários da cerveja Heineken, demonstrando os principais modos pelos
quais os participantes dos comerciais representam diferentes discursos a partir
do momento histórico em que se situam. A análise evidencia principalmente os
discursos hegemônicos de gênero, em que a mulher é representada de forma
subordinada a figura masculina. O primeiro comercial escolhido para análise foi
“Heineken shoe sale” veiculado no ano de 2014, e o segundo comercial
selecionado foi “The Cliché”, transmitido em 2016. Embasamos a nossa análise
nos construtos teóricos do Discursoa partir de Foucault (2005) e na Gramática
Visual proposta por Kress e van Leeuwen(2006) para assim analisar e refletir
sobre os diversos modos semióticos que configuram a linguagem publicitária,
entendendo o texto publicitário como um processo multimodal. Os resultados
demonstram que os produtores de marketing contemporâneo estão cada vez
mais preocupados em criar campanhas que acompanhem as práticas
discursivas atuais, revelando, nesse caso, a abertura de espaços antes
considerados apenas masculinos à participação do público feminino | pt_BR |