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dc.creatorBarros, Gabriella Anchieta Silva
dc.date.accessioned2022-03-18T14:12:50Z
dc.date.available2022-03-18T14:12:50Z
dc.date.issued2021-12-09
dc.identifier.citationBARROS, Gabriella Anchieta Silva. A representação discursiva do gênero feminino nas propagandas da cerveja Heineken. 2021. 23 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/415
dc.description.abstractThis article aims at making a contrastive analysis between two advertisements for Heineken beer, evidencing the main ways in which the participants in commercials represent different discourses from the historical moment in which they are located. The analysis shows the hegemonic gender discourses, in which the woman is represented in a subordinate way to the male figure. The first commercial chosen for analysis was “Heineken shoe sale” broadcast in 2014, and the second commercial selected was “The Cliché”, broadcast in 2016 We base our analysis on the theoreticalconstructs of Discourse from Foucault (2005) and on the Visual Grammar proposed byKress and van Leeuwen (2006) to analyze and reflect on the various semiotic modes that configure the advertising language, understanding the advertising text as a multimodal process. The results demonstrate that contemporary marketing producersare increasingly concerned with creating campaigns that follow current discursive practices, revealing, in this case, the opening of spaces previously considered only male to the participation of the female audiencept_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRITO, Regina Célia Lopes; PIMENTA, Sônia. A gramática do design visual. In.: LIMA, C. H.; PIMENTA, S. M. O.; AZEVEDO, A. M. T. (Orgs.) Incursões Semióticas: teoria e prática da gramática sistêmico-funcional, multimodalidade, semiótica social e análise crítica do discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009. BIASI, Rodrigues Bernadete; NOBRE, Kennedy Cabral. Sobre a função das representações conceituais simbólicas na gramática do design visual: encaixamento ou subjacência?. Linguagem em (Dis)curso,Palhoça, SC, v. 10, n. 1, p. 91-109, jan./abr. 2010. CAPITANIO AM. Mulher e esporte: a análise da auto-percepção das desigualdades. Universidade de São Paulo – USP, 2005, Dissertação de Mestrado. GASTALDO, Édison. Publicidade e Sociedade - uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina, 2013. HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988. FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-posi-ções, Campinas, v.19, n.2, p.17-23, 2008. HEINEKEN. Wieden+Kennedy. Heineken Shoe Sale. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3AeZePIKAxg&t=11s . Acesso em: 02 de out. 2021. HEINEKEN. The Cliché. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wrmKl_HV4-A&t=17s . Acesso em: 02 de out. 2021. HEINEKEN. Walk-In FridgeDisponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1hYEKXE-4d0 . Acesso em: 02 de out. 2021. KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. London: Routledge, [1996], 2006. PIMENTA, S. M. A. A semiótica social e a semiótica do discurso de Kress. In:MAGALHÃES, Célia M. (Org.). Reflexões sobre a análise crítica do discurso. Série Estudos Linguísticos, v.2. Belo Horizonte: FALE: UFMG, p. 185-205, 2001. PIMENTA, Sônia Maria Oliveira; SANTOS, Záira Bomfante dos. Da Semiótica Social à Multimodalidade: A Orquestração de Significados. Casa: Cadernos de Semiótica Aplicada, São Paulo, V12, n.2, p. 295-324, sem. 2014pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampanhas publicitárias - Mulherespt_BR
dc.subjectAnúncios - Cerveja - Heinekenpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.titleA representação discursiva do gênero feminino nas propagandas da cerveja Heinekenpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350407262359784pt_BR
dc.contributor.advisor1Leitão, André Alexandre Padilha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820844893559954pt_BR
dc.contributor.referee1Leitão, André Alexandre Padilha
dc.contributor.referee2Viana Junior, Oseas Bezerra
dc.contributor.referee3Cavalcante, Thaysa Maria Braide de Moraes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820844893559954pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1280192032203717pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2270227753156186pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo analisar contrastivamente dois anúncios publicitários da cerveja Heineken, demonstrando os principais modos pelos quais os participantes dos comerciais representam diferentes discursos a partir do momento histórico em que se situam. A análise evidencia principalmente os discursos hegemônicos de gênero, em que a mulher é representada de forma subordinada a figura masculina. O primeiro comercial escolhido para análise foi “Heineken shoe sale” veiculado no ano de 2014, e o segundo comercial selecionado foi “The Cliché”, transmitido em 2016. Embasamos a nossa análise nos construtos teóricos do Discursoa partir de Foucault (2005) e na Gramática Visual proposta por Kress e van Leeuwen(2006) para assim analisar e refletir sobre os diversos modos semióticos que configuram a linguagem publicitária, entendendo o texto publicitário como um processo multimodal. Os resultados demonstram que os produtores de marketing contemporâneo estão cada vez mais preocupados em criar campanhas que acompanhem as práticas discursivas atuais, revelando, nesse caso, a abertura de espaços antes considerados apenas masculinos à participação do público femininopt_BR


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