Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro
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Data
2021-12-17Autor
Viana Neto, Jaime de Queiroz
http://lattes.cnpq.br/1527998440766879
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Mostrar registro completoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as configurações de masculinidades expressas na letra da canção brasileira contemporânea "Suporto Perder", levando em conta seu aspecto literário. A investigação, que se trata de uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) de cunho bibliográfico (GIL, 2012; MARCONI; LAKATOS, 2003), mobilizou referenciais teóricos que tematizam os estudos sobre gênero (SCOTT, 1995), o conceito de masculinidade hegemônica e não hegemônica (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013), a forma como ele pode ser pensado no contexto brasileiro (HONÓRIO, 2012), as relações entre literatura e música com ênfase na canção (OLIVEIRA, 2020) e a poetização da música popular brasileira focando no aspecto literário de letras de canção, que é constituído pelo uso de recursos literários em sua composição (RENNÓ, 2003; CAVALCANTI, 2008). A análise e a discussão da letra dão conta de que uma tensão que se dá entre a forma de masculinidade não hegemônica do eu-lírico e a forma de masculinidade hegemônica do interlocutor a quem se dirige está representada nela. Esse tensionamento é construído esteticamente por meio da utilização de recursos literários que concretizam sua poetização ao passo que emulam, no plano de expressão da letra, essa tensão entre formas de masculinidades sob a qual está construída. Espera-se que este artigo contribua para as pesquisas que promovem diálogos entre os estudos sobre homens e masculinidades e a música brasileira bem como para o estudo de dinâmicas envolvendo masculinidades que estão em jogo na sociedade brasileira e ganharam mais evidência no debate público nos últimos anos